O Novo Ford EcoSport foi destaque em uma das corridas mais famosas da Ásia, o “China Car Performance Challenge”, também conhecido como a “Olimpíada dos Automóveis”.
Além do título geral na categoria de utilitários esportivos compactos com motor naturalmente aspirado, venceu outras sete provas de aceleração, estabilidade e performance.
A entrada na competição pela primeira vez faz parte do programa de lançamento do Novo EcoSport no maior mercado do mundo, que será feito pouco depois do seu início de vendas no Brasil.
Cerca de 100 veículos de mais de 30 marcas participaram do desafio em Karamay, na região de Xinjiang, também conhecida como “Cidade do Diabo”.
A região árida e com grandes variações de temperatura, que se tornou próspera com a exploração de petróleo, cria um cenário único para a competição, combinando trechos urbanos, estradas e trilhas de areia passando pela Cidade Fantasma na região de Urho.
Além do lado esportivo, o desafio serve como um guia de compra para os consumidores, comparando dados de consumo de combustível, eficiência de frenagem e outros parâmetros de desempenho dos veículos.
Organizada pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva e pela Administração Geral de Esportes da China, a competição tem regras rígidas. Modificações e ajustes nos carros, por exemplo, são estritamente proibidos na prova: os modelos devem ser exatamente os mesmos oferecidos no mercado.
A corrida em Karamay é conhecida pelas condições severas, com alta temperatura, vento e areia.
Para se ter uma ideia, nos dias da corrida a temperatura na pista chegou a 80 graus Celsius, dificultando a vida dos participantes.
O novo EcoSport destacou-se entre os SUVs compactos pelo comportamento dinâmico e capacidade de rodagem.
Além de ser o campeão geral da categoria, venceu as provas de aceleração em 150 e 400 metros, aceleração de 0 a 100 km/h, prova de slalom, teste do alce, volta mais rápida e capacidade de rodagem, mostrando a qualidade do seu projeto global.
Nos próximos cinco meses o EcoSport vai participar das etapas seguintes da competição, nos circuitos de Jiangsu Yancheng e de Yakeshi, desta vez enfrentando os rigores do inverno no interior da Mongólia.