O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo chega à linha 2018 ainda mais completo e com mais uma opção de motor: o Ingenium 2.0 a gasolina, ideal para aqueles que buscam um excelente desempenho no dia a dia, aliado a uma ampla economia de combustível.
Com 250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto, fabricado com extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas 1.200 rotações.
Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos, número bastante expressivo para um SUV com nesta cilindrada.
O motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro.
Desenvolvido inteiramente pela Jaguar Land Rover, a família de motores Ingenium é fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas feitos pelas marcas britânicas no desenvolvimento próprio de uma gama completa de propulsores de última geração.
A linha 2018 do Jaguar F-PACE chega ao mercado ainda mais completa.
Como item de série desde a versão Prestige – equipada com opção de motor diesel e gasolina – o modelo traz sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, uma gama ainda maior de design de rodas de 19′ ou 20′, de acordo com a versão, revestimento de bancos e volante em couro premium além de retrovisores aquecidos e a inclusão do novo sistema de entretenimento da Jaguar, o InControl Apps.
As versões R-Sport, equipadas com o novo motor 2.0 Ingenium a gasolina, ficaram com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20′ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto.
A versão R-Sport também passa a contar com o sistema de travamento de portas Activity Key como item de série.
Com ele, o motorista pode travar totalmente o veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao aproximar a pulseira da letra “J” do “JAGUAR” estampado na tampa do porta-malas.
De série, a versão também traz Head Up display a laser, volante esportivo e para-brisas com filtro de raios UV.
O Jaguar F-PACE também está disponível na versão topo de linha, S equipada com o motor V6Superchaged de 380 cv de potência, que conta com de 20′, sistema Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo.
Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento In Control Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3″ em TFT.
“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece um excelente espaço interior – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.
A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.
Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar.
Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros.
A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que do F-PACE o único de seu segmento com essa característica.
Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzir ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.
Sistema de entretenimento InControl Apps e InControl Touch Pro -A linha 2018 do Jaguar F-PACE traz como item de série o sistema de entretenimento In Control Apps.
O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones etablets.
Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo.
Além disso, o sistema conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas.
Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
Quando equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro, disponível de série na versão S e como opcional nas demais versões, o F-PACE conta com um processador quad-core e disco rígido de 60GB.
Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.
Arquitetura e estrutura – O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção.
Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.
O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade.
Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.
Chassi – Tudo que envolve o desenvolvimento do F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores.
Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no F-PACE.
Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos.
Adicionados a suspensão frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com imcomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.
Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente.
A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.
Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.
Integral Link – Suspensão traseira diferenciada Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única.
O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.
As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do F-PACE.
Sistema de Vetorização de torque – As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque.
Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal.
O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.
Adaptive Dynamics – Outra tencnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics, disponível na versão S da linha F-PACE.
O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estrátegia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
Tração Integral – O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o F-PACE.
O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics.
Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.
Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorradio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o sistema de Low Friction Launch (LFL).
O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percuso, o controle de cruseiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.