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GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2017

A General Motors Mercosul, anunciou nesta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2017, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade entregue para Concessionárias, Fornecedores e Empregados.

A cerimônia foi realizada na sede do Clube de Campo ADC GM, em Jambeiro, São Paulo.

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A premiação reconhece as melhores práticas sustentáveis – aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social e impactem as comunidades em torno das fábricas da GM no Brasil.

Foram premiadas uma concessionária, dois fornecedores e quatro empregados.

A concessionária Metronorte foi o destaque na rede de mais de 600 pontos de vendas.

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Os melhores projetos dos fornecedores foram os apresentados pela Hewlett-Packard e pela Publicis Brasil.

O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM Mercosul, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio.

“O objetivo do prêmio é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefícios para os concessionários, fornecedores e para toda a comunidade”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul e Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

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CONCESSIONÁRIA – METRONORTE – A Metronorte compartilha os mesmos valores da General Motors, um futuro sustentável passa por práticas e processos sustentáveis.

A Metronorte Joinville se conecta com os clients e as comunidades em torno com diversos projetos como:

Horta “Garantia MV (Manutenção Do Verde) GM” – Uma horta comunitária onde colaboradores, clientes e fornecedores participam no cultivo d dos canteiros dentro do espaço Metronorte.

São verduras orgânicas que saem da horta para a mesa, incentivando uma alimentação saudável.

“Óleando” Com Sustentabilidade – Produção de móveis para decoração do espaço Metronorte através da reutilização dos tambores de óleo e outras peças já utilizadas pela oficina mecânica e funilaria, despertando nos clientes, colaboradores e fornecedores o interesse na reciclagem e reaproveitamento de materiais.

FORNECEDORES – HEWLETT-PACKARD – A HP cria tecnologias que tornam melhor a vida de todos, em qualquer lugar.

Reconhecem e abraçam a oportunidade e a responsabilidade de abordar alguns dos maiores desafios compartilhados que a sociedade enfrenta hoje, incluindo a escassez de recursos, a mudança para uma energia mais limpa, acesso a educação de qualidade e oportunidades econômicas, proteção dos direitos humanos em toda a cadeia de suprimentos e a segurança de dados e privacidade.

Projeto Economia Circular: A transição de uma economia linear para uma circular exige uma inovação disruptiva, e a HP trabalhou por muito tempo sua estratégia de negócios para que hoje consiga tratar de assuntos como esse com o reconhecimento de mercado e de seus clientes por seus esforços em oferecer produtos sustentáveis.

Atualmente é possível dizer que a HP cria produtos e serviços que atendam e permitem aplicações de economia circular, visando realizar impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade.

Projeto Zero Waste: Trabalho com parceiros locais, o que torna possível a integração das operações de manufatura com o programa de logística reversa e reciclagem da HP.

Projeto Smartwaste: Nesse projeto, as impressoras fabricadas no Brasil recebem uma tag de RFID desde o início de sua produção, onde é criado o DNA do produto.

Esta impressora, quando retorna para a HP através do Programa de Reciclagem, é rastreada pela tecnologia “Smartwaste” que quantifica todos os componentes daquele produto, como vidro, metal, plástico e caracterizando o que e quanto pode ser reciclado e quais os tipos de materiais podem ser melhor reaproveitados e reinseridos em novos produtos HP ou em outros segmentos industriais.

Desde o início do projeto em 2011, foram rastreadas mais de 73,5 mil impressoras HP ao final de sua vida útil.

FORNECEDORES – PUBLICIS BRASIL – Para difundir a cultura da diversidade e da responsabilidade socioambiental que sempre esteve no DNA da Publicis, por toda a agência e em seguida para o mercado, a Publicis criou um comitê com profissionais engajados para discutir quais eram os pontos fortes e em quais quesitos ainda era preciso evoluir, além de identificar quais ações já eram desenvolvidas e quais precisavam ser iniciadas.

Publicis Plural: É o fórum onde são discutidos os projetos que queremos implementar na defesa das causas.

A partir de um primeiro desenho desses projetos, a liderança da agência e do Publicis Plural, Hugo Rodrigues, enviou um comunicado envolvendo todos os colaboradores e chamando a atenção para a importância do programa.

Foi o momento em que o Plural se tornou uma causa de todos.

Publicis Sustentável: O projeto já existia dentro da agência desde a mudança para o prédio mais sustentável da América Latina.

Mas foi reforçado com a atuação das áreas de Recursos Humanos e Administrativa nas seguintes frentes:
– Criação de campanhas internas para orientar a equipe a apagar as luzes antes de sair das salas de reunião, desligar o computador depois de terminar o trabalho, entre outras medidas para melhor utilização energética.
– Troca de luzes por modelos mais econômicos.
– Consumo de cartuchos / impressoras configurado para reduzir o uso da tinta e imprimir frente e verso.
– Distribuição de squeezes aos 400 colaboradores para substituir os copos plásticos.
– Implementação de dispositivos para a coleta seletiva de lixo.

Publicis Sêniores: Projeto de capacitação de profissionais que estão fora das agências e encontram dificuldades tecnológicas para se recolocar.

Foram dadas aulas de comunicação digital e de novas ferramentas para os profissionais interessados e identificados em pesquisa.

Publicis Por Elas: Ação de empoderamento feminino liderada por mulheres do Publicis Plural com o objetivo de incentivar alunas de publicidade a enveredar pelas áreas que desejarem dentro da carreira e não apenas por aquelas “tradicionalmente” ocupadas por mulheres.

Está sendo realizada uma pesquisa em 8 universidades para saber por que muitas estudantes acabam não optando pela área de Criação e contribuir para que essa barreira seja vencida.

Também já foram realizadas palestras de diretoras da agência para compartilhar com essas universitárias suas histórias e ajudá-las a superar percalços no caminho de construção de sua trajetória profissional.

EMPREGADOS – PREMIADOS

Ana Luiza M. S. Miguel São Caetano do Sul
Donato M Lemos São José dos Campos
Jose Aguirre Rosário
Wagner Assoni São Caetano do Sul

GM Mercosul e o compromisso com a sustentabilidade – Em 2017, a GM foi reconhecida pelo CEM (Clean Energy Ministerial), uma organização que é constituída pelos Ministérios de Energia dos 24 países participantes (dentre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Coréia, etc) com o Energy Management Insight Award, um prêmio que reconhece as fábricas certificadas com ISO 50.001 e que promovem boas práticas de eficiência energética e uso de energia limpa.

A GM inaugurou o maior sistema de aquecimento solar da indústria automotiva em 2017.

São 560 metros quadrados instalados no telhado da fábrica em São Caetano do Sul, para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.

O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros, eliminando a necessidade de uso de vapor e evitando o consumo de gás natural.

Essas e outras ações no campo da sustentabilidade e o apoio a projetos sociais sempre estiveram presentes no histórico da empresa nessas últimas nove décadas, especialmente nos últimos anos e cada vez mais no futuro.

Recentemente, sob a marca Chevrolet, a GM lançou o sistema ECO, um amplo pacote de evoluções mecânicas com foco na eficiência energética dos carros.

Esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas de seis marchas a partir de então.

Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet.

As evoluções na eficiência energética dos modelos Chevrolet chegaram em até 31% com o Chevrolet Cruze.

Além disso, a subsidiária brasileira desenvolve atualmente modelos com índice de melhoria energética de 12%, recuperabilidade superior a 99% e de reciclabilidade acima de 85% como no caso da S10.

O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir, nos últimos anos, 53% de 2003 a 2016 do consumo de energia elétrica e 73% de 2003 a 2016 de água para produzir um carro.

Além disso, 98,5% dos resíduos produzidos como borra de tinta, óleo, metal, plástico, pneus e baterias são reciclados.

No Mercosul, a GM já conta com quatro fábricas certificadas de acordo com a ISO 50.001, a norma de gestão de energia, sendo a fábrica de São Caetano do Sul a mais recente a receber a certificação em janeiro de 2017.

Entre os reconhecimentos globais, as fábricas de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí foram selecionadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos por terem reduzido o consumo de energia dentro do prêmio “Energy Star Challenge for Industry”, a única montadora a ter este reconhecimento no Brasil.

A política ambiental da companhia foi reconhecida com importantes premiações, como as recertificações do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS), Joinville (SC) e São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes (SP).

Além disso, a GM premia os melhores projetos de seus fornecedores, concessionários e empregados na área de sustentabilidade com o “Prêmio GM de Sustentabilidade”.

A GM tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo.

A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

Essas e outras tecnologias levaram a fábrica de Joinville a ser reconhecida com a certificação LEED Gold.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro).

Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Ao todo, a GM tem nove instalações zero aterro no Brasil, sendo cinco em São Caetano do Sul, duas em Gravataí, e as fábricas de Mogi das Cruzes e Joinville.

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