Com 10.608.366 veículos comercializados em todo o mundo no ano de 2017, a Renault-Nissan-Mitsubishi forma a maior aliança automobilística global.
As vendas aumentaram 6,5% em 2017, primeiro ano completo para a Mitsubishi Motors como membro da Aliança.
Estes resultados se devem principalmente ao aumento da demanda por SUVs, veículos comerciais leves e modelos 100% elétricos.
Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, comentou que:
“Com mais de 10,6 milhões de veículos de passeio e comerciais leves vendidos em 2017, a Renault-Nissan-Mitsubishi se tornou o grupo automobilístico mundial número 1. Esta evolução é resultado da extensão e abrangência de nossa gama de produtos, nossa presença internacional e a atratividade das tecnologias presentes em nossos veículos.” |
No contexto de seu plano Drive The Future, a Renault tem o objetivo de manter seu crescimento em 2018, por meio da expansão de suas operações internacionais e a renovação de sua gama de modelos.
Em 2017, a Nissan Motor Co. Ltd. vendeu 5.816.278 veículos em todo o mundo, um aumento de 4,6% em comparação com 2016.
Em comparação com o ano anterior, as vendas da marca Infiniti aumentaram 7%, totalizando 246.492 veículos em 2017.
Já a Mitsubishi Motors Corporation vendeu um total de 1.030.454 veículos em 2017, um aumento de 10% em comparação com o ano anterior.
No Japão, as vendas aumentaram 7% com a retomada do segmento kei car (mini).
Aliança se mantém no topo das vendas de veículos elétricos – Desde o lançamento do Nissan LEAF, em 2010, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vendeu 540.623 veículos elétricos.
Em vendas acumuladas, a Aliança mantém a liderança em veículos de passeio e comerciais leves 100% elétricos.
Primeiro veículo elétrico produzido para o grande público, o Nissan LEAF continua a bater recordes de vendas: 300.000 unidades foram vendidas desde seu lançamento, em dezembro de 2010.
Já o Nissan e-NV200, veículo comercial vendido principalmente na Europa e no Japão, teve sua autonomia aumentada em 100 km na Europa.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Renault mantém a liderança em vendas de veículos elétricos na Europa, com uma participação de mercado de 23,8% e um aumento de 38% em comparação com o ano anterior.
Com a revelação do Master Z.E., em 2017, a Renault oferece agora uma gama de veículos comerciais leves zero emissão única no mundo (Twizy Cargo, ZOE Société, Kangoo Z.E. e Master Z.E.).
Em 2017, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vendeu 91.000 veículos elétricos, em alta de mais de 11% em comparação com 2016.
Plano estratégico Alliance 2022 – No âmbito do plano estratégico Alliance 2022, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi prevê realizar sinergias anuais de mais de 10 bilhões de euros até o fim de 2022.
Serão lançados 12 novos veículos zero emissão e 40 novos veículos equipados com tecnologias de condução autônoma.
Ao término do plano, graças ao lançamento de novos modelos e novas tecnologias no mercado, as vendas anuais acumuladas da Aliança devem ultrapassar os 14 milhões de unidades e gerar um faturamento de US$ 240 bilhões.
Aliança: 10 principais mercados
País | Vendas | Participações de Mercado |
China | 1.719.815 | 6,2% |
Estados Unidos | 1.697.149 | 9,8% |
França | 759.598 | 29,8% |
Japão | 689.650 | 13,2% |
Rússia | 578.082 | 36,1% |
México | 412.029 | 27,0% |
Alemanha | 349.376 | 9,4% |
Reino Unido | 309.172 | 10,6% |
Itália | 293.362 | 13,6% |
Brasil | 267.835 | 12,3% |
Grupo Renault | Nissan | Mitsubishi Motors | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
* Ano calendário de 2017, sem o Twizy | *Inclui a marca Venucia **Inclui o Cazaquistão |