domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Primeiro dia da “Expedição Nissan: à procura do início do Brasil” na Bahia visita complexos arqueológicos da Toca da Figura e da Lagoa da Velha

Em seu primeiro dia, os aventureiros da quarta etapa da “Expedição Nissan: À procura do início do Brasil”, que está sendo realizada na Bahia, visitaram dois dos complexos arqueológicos mais significativos do estado, o da Toca da Figura e o da Lagoa da Velha.

Situados no município do Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, ambos preservam pinturas rupestres de animais, vegetais, formas geométricas e humanas com mais de 3 mil anos de existência, que misturam diversos tipos de tradições rupestres.

- Publicidade -

A Nissan aproveitou a visita ao local para oficializar um legado para colaborar com o fluxo de turistas na região.

A frota de 15 Nissan Frontier partiu cedo da cidade de Morro do Chapéu em direção à Toca do Figura, no Complexo do Ventura, enfrentando terrenos acidentados que colocaram à prova todas as qualidades de fora de estrada do modelo.

Os aventureiros utilizaram unidades das versões topo de linha SL e da intermediária SE, lançada em novembro, da picape mais premiada de 2017 pela imprensa especializada, com onze reconhecimentos como “Melhor Picape do Ano”.

- Publicidade -

Na Toca do Figura todos conheceram as representações ancestrais da chamada ‘Tradição Nordeste’ de arte rupestre, que é caracterizada pelas figuras de antropomorfos (forma humana ou que se assemelha à de um ser humano), zoomorfos (que se assemelham a animais) e fitomorfos (que se assemelham à vegetação) com a ideia de movimento, como se as representações estivessem numa intensa mobilidade.

O grupo está sendo acompanhado pelo arqueólogo Carlos Alberto Etchevarne, que estuda há mais de 30 anos os sítios arqueológicos da Bahia e é professor da Universidade Federal da Bahia.

Depois o grupo seguiu em direção ao complexo arqueológico da Lagoa da Velha. Antes de ver mais figuras rupestres no sítio do Abrigo do Sol, a Nissan oficializou o legado da passagem do projeto pela região aos dois Complexos. A empresa japonesa vai colaborar com o projeto de instalação de sinalização de indicação para o acesso aos locais, na área de visitação, além da colocação de corrimões, passarelas, entre outras instalações.

- Publicidade -

Dia#1: visita a dois sitios arqueológicos, a “Toca da Figura” e o “ sítio Abrigo do Sol” onde pudemos observar as “pinturas ruprestes” datadas de 3000 anos atrás. O acesso a esses sítios foram feitos por estradas de terra e por muitas vezes por sobre de Lages de pedra. Constante presença de pedras soltas e valas .
[17:48, 23/4/2018] Henrique Pereira SP: A Frontier se mostra desde os primeiros trechos off Road valente ! Os ângulos de ataque de entrada e saída são excepcionais, permitindo vencer as irregularidades do terreno com certa facilidade sem interferências com o solo. Um ponto positivo para a Nissan Frontier .

“Expedição Nissan: À procura do início do Brasil” – A expedição, que já visitou sítios arqueológicos em Minas Gerais, Piauí e Mato Grosso, segue o compromisso da Nissan de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e, assim, une os produtos da marca com ações que contribuam com o país.

No caso, contribuir com a cultura e a pesquisa científica ao divulgar o rico acervo de pinturas rupestres do Brasil, que muitas vezes é mais conhecido e admirado por estrangeiros do que pelos brasileiros.

Em 2014, a Nissan inaugurou seu Complexo Industrial brasileiro, em Resende (RJ) e, desde então, se integra cada vez mais a sociedade e apoia o desenvolvimento social e cultural do país.

A empresa japonesa acredita que existem pontos importantes da história do Brasil, e o trabalho de muitos brasileiros, que são pouco conhecidos da população. Por isso, decidiu iniciar expedições temáticas para levar convidados e jornalistas para ver de perto toda a riqueza da história do país e ajudar a divulgá-la, apoiando a cultura.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn