A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de vencer licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola.
Os veículos poderão ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o país até abril do próximo ano e deverão ampliar a participação da MAN Latin America, maior empresa no fornecimento de veículos escolares, das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil.
Os veículos disponíveis para a compra na licitação são ônibus e micro-ônibus Volkswagen configurados para atender às regiões rurais e urbanas do Brasil: ORE1 e ORE3 (Ônibus Rural Escolar para 29 e 59 alunos), atendidos respectivamente pelos modelos Volksbus 8.160 ODR, e Volksbus 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível para 30 alunos) com base no chassi Volksbus 8.160OD, todos os chassis são produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ) e as carrocerias são Marcopolo e Neobus, feitas em Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ), respectivamente.
“Desenvolver veículos que já permitiram o acesso de milhões de estudantes à educação ao longo desses onze anos é extremamente gratificante. E sem dúvida coroa a trajetória de 25 anos da família Volksbus no mês de seu aniversário, celebrando o know-how de produção brasileiro, transportando sonhos e o futuro do país”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
A MAN Latin America é parceira do programa Caminho da Escola desde sua criação, há onze anos. E não faltam marcos a se comemorar nessa trajetória: até hoje 16 mil Volksbus transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios. A montadora tem a maior frota do programa, graças ao portfólio desenvolvido especialmente, que reúne atributos como baixo custo operacional e robustez sob medida.
A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas.
Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos anti-esmagamento e ainda dispositivos de poltronas móveis (DPM) que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.
Operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.
Sob medida – São três diferentes modelos, ORE 1, ORE 3 e ONUREA Piso Alto, com carrocerias Marcopolo e Neobus, cada um com uma configuração e capacidade diferentes para melhor atender às necessidades e características dos municípios brasileiros.
O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo oferece acessibilidade, via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 29 passageiros.
O modelo ORE 3 é o de maior capacidade, 59 pessoas, e fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança para os estudantes e manutenção mais fácil e menor custo operacional para o frotista. O veículo tem tração 4×2 e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM).
Já o ORUNEA Piso Alto também tem carroceria Neobus TH Way, ar-condicionado, aquecimento, tração 4×2, acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e capacidade para transportar 30 alunos.