A Toyota do Brasil participa do 21º Festival do Japão como uma das principais incentivadoras do evento que objetiva preservar, divulgar e manter a cultura japonesa para novas gerações.
O festival acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, de 20 a 22 de julho.
Para esta edição, o tema proposto pela KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) foca nos 110 anos da Imigração Japonesa no País.
Além de homenagear a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, em 2018 a companhia também celebra 60 anos de atividade em território nacional, algo que será bastante recordado durante o evento.
Em seu estande de 513 m², a Toyota montou uma composição cenográfica com 781 luzes, em alusão à história dos primeiros tripulantes japoneses que cruzaram os mares a bordo do navio Kasato-Maru e chegaram ao Brasil para trabalhar como colonos nas fazendas de café do Estado de São Paulo, em 18 de junho de 1908.
A quantidade de luzes corresponde ao número exato de japoneses que estavam na embarcação.
No espaço reservado da Toyota, uma linha do tempo levará os visitantes para uma viagem, em uma trajetória de 60 anos atrás, data do início das operações da fabricante no País.
Na área de produtos, a marca exibirá o recém-lançado Yaris, nas versões hatchback e sedã, o compacto Etios, o sedã médio Corolla, o SUV RAV4 e o protótipo do Prius flex, que combina a tecnologia híbrida com etanol, inédita no mundo e anunciada pela Toyota em março deste ano.
A Lexus também garante presença no Festival do Japão em uma área exclusiva no estande Toyota com a exposição do utilitário RX 350.
Confira abaixo algumas atividades e atrações que a Toyota preparou para o público do Festival do Japão:
Foto com Bandeirante/60 anos de Toyota do Brasil: Como parte da celebração de 60 anos de atuação no País, a Toyota montou uma área exclusiva na entrada do Pavilhão para exibição do Bandeirante.
Os visitantes poderão tirar uma foto com vestimentas características da cultura japonesa ao lado do veículo e postar em sua conta no Instagram.
Logo após utilizar a hashtag #Toyotafestivaldojapao, em perfil aberto, a foto será impressa e poderá ser retirada gratuitamente pelo público no próprio estande da marca.
Origamis com TPS: Os visitantes do estande da Toyota serão desafiados a fazer individualmente seus origamis.
Posteriormente, receberão orientação para aplicar o método TPS na montagem do origami em uma espécie de linha de produção.
Como resultado, a Toyota demonstrará a quantidade de origamis finalizados com atividades padronizadas, ritmo de produção e trabalho em equipe.
Caricatura Digital: Um profissional estará no estande da fabricante fazendo caricaturas pelo tablet, que serão impressas e entregues aos visitantes gratuitamente.
A expectativa da organização é receber cerca de 200 mil visitantes durante os três dias Festival.
No sábado, 21 de julho, haverá uma cerimônia especial de comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa com a participação de autoridades brasileiras e do governo japonês, além da presença da Princesa Mako, do Japão.
Para acessar a programação completa do Festival do Japão, acesse http://www.festivaldojapao.com/
TPS no Festival do Japão – Pela primeira vez, o Festival do Japão conta com o suporte da metodologia de trabalho proposto pelo Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), que foca no gerenciamento e otimização de processos, industrial ou serviços, priorizando sempre a qualidade dentro do menor prazo possível e com o menor custo.
No Festival do Japão, o escopo para aplicação do TPS, orientado pela equipe de especialistas da própria fabricante, consistiu em aprimorar a experiência dos visitantes por meio de melhorias quanto à fluidez do fluxo de visitantes, tanto no pavilhão quanto na praça gastronômica.
O trabalho do TPS para o Festival teve início ainda no começo deste ano.
Parte dos representantes das províncias japonesas que atuam na praça de alimentação do Festival do Japão (kenjinkais) demonstrou interesse em conhecer mais sobre o TPS.
Estes representantes, juntamente ao comitê de organização do evento, foram convidados para um treinamento básico sobre a filosofia do sistema, realizado na fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP).
No primeiro contato, os participantes foram imersos na essência do TPS, o valor agregado que a prática do sistema reflete na operação, como identificar desperdícios nos processos e implementar kaizens (conceito de melhoria contínua).
Posteriormente, o grupo de TPS da Toyota visitou o trabalho culinário realizado por algumas dessas províncias para captar etapas onde o sistema poderia contribuir para agilizar as atividades durante o Festival do Japão.
Um exemplo prático da economia gerada pelo TPS foi a montagem e finalização de um dos pratos.
Na rotina normal, uma equipe de cinco integrantes levou aproximadamente 3,5 minutos para a conclusão da atividade.
Com melhorias simples realizadas com base no TPS, como alteração na sequência e aproximação de ingredientes e utensílios e definição do trabalho padronizado para cada voluntário, o tempo de preparo do mesmo prato caiu para 1,5 minuto, utilizando apenas dois integrantes.
A Toyota teve também a oportunidade de conduzir uma apresentação para todos os representantes das províncias envolvidas na organização do evento.
Na ocasião, o grupo de TPS apontou algumas sugestões de melhorias, como por exemplo:
– Alteração de disposição (layout e quantidade) de mesas e cadeiras com o objetivo de maximizar o fluxo contínuo de pessoas, reduzindo possíveis interferências;
– Melhor distribuição nos pontos de vendas de ingressos no perímetro entre o estacionamento e a entrada do Pavilhão durante o evento;
– Incentivo para venda antecipada a fim de reduzir filas nas bilheterias do Pavilhão;
– Aprimoramento e intensificação na comunicação visual no Pavilhão para melhor orientação aos visitantes;
TPS no Guinness World Records – O Festival do Japão é considerado o maior evento da cultura japonesa no mundo.
Por essa razão, um feito grandioso está sendo preparado pela comissão organizadora do evento.
Trata-se da tentativa de entrada noGuinness World Records a partir da preparação de mais de 500 tipos diferentes de pratos, que deverá garantir o título de “Maior Mostruário de Pratos da Culinária Japonesa”.
A avaliação será realizada pela auditoria do Guinness na manhã do dia 21 de julho.
A proposta é que cada uma das 47 províncias participantes do Festival faça, em média, dez pratos, com ao menos dois ingredientes diferentes.
A avaliação será baseada em quantidade e ingredientes, além de outros critérios.
Tudo será preparado por uma equipe de cerca de 20 voluntários do Festival que constituem a denominada Comissão Guinness, montada especialmente para o projeto.
Nove membros do grupo de TPS da Toyota do Brasil também prestarão suporte para essa atividade.
Para a conquista do recorde no Guinness, o TPS apoiará todo sistema logístico, desde o gerenciamento na entrega dos pratos, até gestão visual para identificação de possíveis anormalidades nos processos.