sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

GM divulga vencedores do Prêmio de Sustentabilidade para concessionárias e fornecedores da Chevrolet

A General Motors do Brasil, celebrando a Semana Mundial do Meio Ambiente, anunciou nesta quarta-feira, dia 03 de junho de 2015, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias e Fornecedores da Chevrolet. A cerimônia foi realizada na sede da Abrac (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet), em São Paulo.

- Publicidade -

Iniciativa pioneira no setor, o concurso reconhece as melhores práticas sustentáveis – aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social.

Ao todo, três concessionárias e três fornecedores foram premiados. As concessionárias Espacial Veículos, de Natal-RN, Uvel, de Brusque-SC e CVC, de Vitória-ES. Os melhores projetos dos fornecedores foram os apresentados pela Eaton, ARaymond e White Martins. O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio.

“O objetivo do prêmio é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefícios para os concessionários, fornecedores e para toda a comunidade”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil e Chairman do Comitê de Sustentabilidade.

CONCESSIONÁRIAS_Projetos premiados

Espacial Veículos, de Natal-RN
Projeto – Espacial Sustentável na Cidade do Natal

A Espacial preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

- Publicidade -

Uvel, de Brusque-SC
Projeto – Cuidando da Semente para Garantir o Futuro

O objetivo da Uvel é levar conceitos de sustentabilidade e cidadania a 15.000 crianças, 1009 professores, 280 funcionários de escolas e 30.000 pais, por meio de livros ilustrados de histórias infantis que contenham mensagens de sustentabilidade e cidadania.

CVC, de Vitória-ES
Projeto – CVC Vitória, uma concessionária moderna e sustentável

A CVC Vitória investiu para ser a mais moderna e sustentável concessionária Chevrolet do Espírito Santo.

FORNECEDORES_Projetos premiados

Eaton
Projeto – Novo Sistema de Aquecimento para Máquina de Lavagem

O objetivo do projeto da Eaton é desenvolver um método alternativo sustentável para reduzir a necessidade de aquecer os banhos de lavagem, que são feitos por um conjunto de resistências elétricas.

ARaymond
Projeto – Iniciativa Leed

O projeto da ARaymond está focado em cinco áreas principais: qualidade do ambiente interno, sustentabilidade de materiais, sustentabilidade ambiental, eficiência energética e redução no consumo da água

White Martins
Projeto – Soluções e Tecnologias Sustentáveis para clientes

O projeto da White Martins direciona o foco em energia, economias emergentes e meio ambiente.

- Publicidade -

GM do Brasil tem compromisso com a sustentabilidade

Ações no campo da sustentabilidade e o apoio a projetos sociais sempre estiveram presentes no histórico da GMB nessas últimas nove décadas.

A subsidiária brasileira desenvolve atualmente modelos com índice de recuperabilidade superior a 96% e de reciclabilidade acima de 85%. O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a empresa reduzir, nos últimos anos, 60% do consumo de energia elétrica e 73% de água para produzir um carro.

Na fábrica de São Caetano do Sul, por exemplo, desde 1989 foi implantado um sistema de reuso do efluente industrial, que é utilizado nos processos industriais, evitando o consumo de água potável.

Estes sistemas possibilitaram o reuso de mais de 225 milhões de litros desde 2011, sendo 22 milhões nos primeiros 6 meses de 2014.

A política ambiental da companhia no Brasil foi reconhecida com importantes premiações, como as certificações inéditas do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS) e São José dos Campos (SP). Além disso, a GM reconhece e estimula os melhores projetos de seus fornecedores e concessionários na área de sustentabilidade.

Além disso, a GM do Brasil, tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade é a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol-, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (landfill free). Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados. Ao todo, a GM tem três fábricas landfil free no Brasil.

A conquista do ENERGY STAR®

A fábrica de Gravataí (RS) e mais treze unidades da General Motors em todo mundo superaram o desafio de economia de energia elétrica para indústrias da agência de proteção ambiental norte-americana, chamado ENERGY STAR®. Com isso, passam a ser 70 unidades de fundição ou de montagem da companhia a atingir tal status, o maior do segmento.

Para alcançar o desafio, as unidades industriais precisam reduzir seu consumo de energia elétrica em, no mínimo, 10% no prazo de até cinco anos. No caso da GM, a economia média foi de 17% nas fábricas recém-certificadas.

Fazendo isso, a GM poupou US$ 33 milhões em custos que teria com energia e reduziu a emissão de 220 mil metros cúbicos de dióxido de carbono. Essa quantidade é comparável ao benefício do plantio de cinco milhões de árvores por dez anos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança