sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Unicamp e Cefet-MG vencem 15ª Fórmula SAE BRASIL- PETROBRAS

A equipe mineira Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e a paulista Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram as vencedoras da 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS, respectivamente nas categorias Combustão e Elétrica.

Encerrada neste domingo, 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), a competição foi disputada por 63 das 72 equipes inscritas este ano.
Foram quatro dias de provas estáticas e dinâmicas aplicadas e avaliadas por juízes da indústria da mobilidade, que atraíram público aproximado de 1,5 mil pessoas.
A equipe do Cefast festejou a estreia de primeira colocada na competição.
“A nossa experiência ano passado em Lincoln, nos EUA, nos obrigou a melhorar ainda mais o carro no quesito confiabilidade e deu certo, estamos muito felizes”, disse João Vítor Maciel capitão da equipe e estudante do sétimo semestre de engenharia elétrica do CEFET-MG.
Abddalla Tauil Neto, capitão e piloto da equipe Unicamp E-Racing, atribuiu o resultado às inovações aplicadas no carro, como suspensão, pacote aerodinâmico completo e redução do peso com uso de baterias cilíndricas.
“O carro ficou muito bom e agora queremos ajudar o Brasil a ser um polo de tecnologia no veículo elétrico”, disse o estudante do quarto ano de engenharia elétrica.
Na Categoria Combustão a segunda colocada foi a equipe paulista Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), seguida pela equipe V8 Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), também de São Paulo.
Na Categoria Elétrica, a vice-liderança ficou com a equipe Fórmula Tesla, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a terceira colocada foi a equipe paulista Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI.
Com o resultado em Piracicaba, a equipe Fórmula Cefast poderá representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan (em maio de 2019) e as equipes Unicamp E-Racing e a Mauá Racing poderão participar da Fórmula SAE Lincoln (em junho de 2019), nos Estados Unidos, competições mundiais promovidas pela SAE International nas quais o Brasil tem se posicionado entre as 10 primeiras equipes no certame mundial.
O Comitê Técnico da 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS elegeu ainda as melhores equipes por prova:
CATEGORIA ELÉTRICA:
Projeto – equipes Unicamp E-Racing (1º), Fórmula FEI Elétrico (2º) e Fórmula Tesla (3º).
Apresentação– equipes Ampera Racing, da Federal de Santa Catarina (1º); EESC USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2º), e Fórmula UFPB, da Federal da Paraíba (3º).
Custos e Manufatura – equipes Minerva E-Racing, da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1º), Fórmula Tesla (2º) e Facens B-Energy.
Aceleração – equipes Unicamp E-Racing (1º), da Unicamp; Fórmula FEI Elétrico (2º) e Fórmula Tesla (3º).
Skid-Pad (aceleração lateral do veículo) – equipes Unicamp E-Racing (1º), Fórmula FEI (2º) e Fórmula Tesla (3º).
Autocross – equipes Unicamp E-Racing (1º), Fórmula FEI Elétrico (2º) e Fórmula Tesla (3º).
Enduro – equipes Unicamp E-Racing (1º), Fórmula Tesla (2º) e Fórmula FEI.
CATEGORIA COMBUSTÃO:
Projeto – equipes Fórmula Cefast (1º) EESC USP (2º) e Mauá Racing (3º)
Apresentação – equipes Fórmula SAE UFMG (1º), EESC USP (2º) e EEL Racing- da Escola de Engenharia de Lorena, da USP.
Custos e Manufatura – equipes EESC USP (1º), FSAE Unicamp (2º) e UFPR Fórmula, da Federal do Paraná (3º).
Aceleração – equipes Fórmula Cefast (1º), Mauá Racing (2 º) e V8 Racing
Skid-Pad (aceleração lateral do veículo) – equipes Mauá Racing (1º), EESC USP (2º) e Fórmula FEI (3º).
Autocross – Fórmula Cefast (1º), EESC USP (2º) e Fórmula FEI (3º).
Equipe Mais Bem Preparada em Segurança – Fórmula Del-Racing, da Federal de São João Del-Rei.
Eficiência Energética – equipes Mauá Racing (1º), Fórmula Cefast (2º), e V8 Racing (3º).
Enduro – equipes Fórmula Cefast (1º), V8 Facens (2º) e Fórmula UFSM, da Federal de Santa Maria (3º).
Tecnologias – O Comitê Técnico avaliou que as equipes avançaram em vários quesitos nas provas estáticas e dinâmicas, apresentaram mais qualidade na construção dos carros Fórmula SAE e maior índice de desenvolvimento nos projetos. Mais carros conseguiram aprovação na parte de inspeção, fator que os juízes atribuíram à transferência de conhecimento entre as equipes.
No que toca à tecnologia foi observada maior presença de carros com turbo compressores e o uso intensivo de dispositivos aerodinâmicos, visando melhor desempenho nas curvas.
Na Categoria Elétrica foi destacada a substituição da bateria de lítium ferro fosfato por lítium polímero, no formato cilíndrico e o uso de estrutura monobloco.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que complementam o conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn