No início do segundo semestre de 2018, Tafarel Camargo, assistente administrativo do Departamento de Saúde de Capela do Alto (SP) esbarrou com um desafio profissional.
Ele identificou que o volume de famílias acompanhadas pelo Bolsa Família, programa social do Governo Federal, era incompatível com o número de famílias inscritas no município.
De 1857 famílias cadastradas, apenas 799 eram acompanhadas mensalmente, conforme um dos requisitos do programa.
Após uma série de pesquisas e implementação de novos procedimentos, Tafarel conseguiu que o Departamento de Saúde aumentasse seus atendimentos em 28% no segundo semestre de 2018 em relação aos primeiros seis meses do ano.
Até novembro, mais de 1358 famílias puderam ser assistidas.
Esse é um dos resultados do projeto Ambientação, que teve a sua 2ª edição na Região Metropolitana de Sorocaba.
A iniciativa desenvolvida pela Fundação Toyota do Brasil há 10 anos usa a metodologia exclusiva da montadora, o Toyota Business Practices, para resolução de problemas em qualquer área.
“Nós pretendemos atender todas as famílias padronizando todos os procedimentos bem-sucedidos que obtivemos por meio da implementação do método. Nossa previsão é que no segundo semestre de 2019 todas as famílias inscritas no programa sejam atendidas periodicamente”, reforça Tafarel Camargo.
De acordo com os profissionais, o objetivo desse acompanhamento mensal com as famílias inscritas no Bolsa Família é promover um melhor atendimento a estas famílias, como melhor o repasse municipal para investimento em melhorias da própria população.
“O projeto do Departamento de Saúde de Capela do Alto é um verdadeiro case que demonstra a capacidade da metodologia ser aplicada para resolver qualquer tipo de problema. Geralmente, nós estimulamos a aplicação do método em locais para reduzir o consumo de água e energia, para criar a consciência do consumo desses recursos naturais. Mas não podemos esquecer que o Toyota Business Practices pode e é aplicável para resolver qualquer problema. O fundamental é seguir corretamente cada etapa”, explica a coordenadora do projeto Ambientação, Elaine Marques.
O Ambientação na Região Metropolitana de Sorocaba-Nesta edição, o projeto Ambientação capacitou profissionais e representantes de cinco municípios da Região Metropolitana de Sorocaba, além da própria cidade, estão entre as demais: Capela do Alto, Porto Feliz e Salto de Pirapora.
Na cerimônia de encerramento, foram apresentados sete trabalhos desenvolvidos durante o segundo semestre de 2018.
Além do Departamento de Saúde de Capela do Alto, a equipe do Paço Municipal de Sorocaba também teve destaque com os resultados obtidos na redução do consumo de energia elétrica.
A Jussara Pereira, assistente administrativa da Secretária de Licitações e Contratos de Sorocaba, identificou por meio de uma das etapas do projeto Ambientação, que os servidores da unidade deixavam os monitores dos computadores ligados durante o horário de almoço, gerando um consumo desnecessário.
A partir de um alinhamento com a área de Tecnologia da Informação do órgão, que programou os monitores para serem suspensos após 10 minutos de inatividade, o consumo de energia caiu 80% em relação ao uso do computador.
A contramedida foi aplicada em mais de quatro mil computadores da prefeitura de Sorocaba e estima-se que a economia anual será de R$ 60.000,00 para a prefeitura na conta de energia elétrica.