A Volkswagen do Brasil inicia a exportação do modelo up!, para o Uruguai. As primeiras 342 unidades já estão chegando naquele mercado. O modelo será comercializado nas versões move up!, high up!, com 4 portas. Ainda este ano, o up! produzido no Brasil também será exportado para o México.
Lançado no início do ano passado no mercado brasileiro, o up! passou a ser exportado para a Argentina no primeiro semestre de 2014 e já superou as 14 mil unidades embarcadas. O modelo argentino segue nas versões take up!, move up!, high up!, black up! e white up!.
Assim como o modelo exportado para a Argentina, o up! tem algumas diferenças técnicas para a atender à legislação do Uruguai, como a calibração do motor, que naquele País será movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo é equipado com o motor Total Flex.
“Investimos na produção de carros globais e nossa perspectiva é de, cada vez mais, buscar nossos clientes externos. Essa alternativa é vital para o setor e ajuda a manter nossa competitividade no País”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels
Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o up! comemorou 100 mil unidades fabricadas, um ano após seu lançamento em 2014. Para sua produção em Taubaté, a Volkswagen investiu cerca de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras na fábrica, com o foco na proteção ambiental, além da qualificação profissional dos empregados.
up! é o mais inovador do segmento
O up! é o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro, conciliando desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, oferecido no Brasil em sete versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e cross up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e recursos de tecnologia, incluindo a transmissão I-Motion (SQ100) – o up! é o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País. É também o veículo equipado (ar-condicionado e direção assistida) mais econômico a oferecer esse recurso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
O up! traz em todas as suas versões o motor 1.0l de 3 cilindros total flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
O up! é o carro equipado com direção assistida e ar-condicionado mais econômico do País – o modelo com câmbio manual de cinco marchas obteve classificação “A” (verde) no PBE 2015 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.
O modelo é o único automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos – o melhor resultado da categoria. O excelente resultado foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.
No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
Além disso, a versão cross up! atingiu o melhor desempenho na história da pesquisa CAR Group, em avaliação realizada em fevereiro desde ano pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional. O modelo registrou a classificação 10, a melhor possível em uma escala de 10 a 60, no custo e no tempo de reparo do veículo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, até então o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificação 11.