sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Os grandes desafios da liderança na atualidade

Atualmente, a postura de liderança é um dos requisitos mais valorizados no mercado de trabalho. Mas como desempenhar esse papel de modo eficiente? Qual seria o verdadeiro papel de um líder? A resposta pode ser óbvia, é claro: liderar.

O consultor executivo e coach especialista em estratégia, Amauri Nóbrega, ressalta, no entanto, que a principal função de um líder é levar sua equipe a um objetivo traçado. Ele explica que em todo negócio existem três processos-chave: estratégico, operacional e pessoal.

- Publicidade -

“Cada um deles tem a sua importância, mas dou um peso maior para o ‘pessoal’, pois não adianta ter uma estratégia maravilhosa e excelente operação, se não houver pessoas para dar razão a tudo isso”, diz.

Para Amauri Nóbrega, uma das habilidades imprescindíveis para um líder é assumir e “fazer acontecer” a estratégia em conjunto com a estrutura à disposição. Um dos pontos cruciais para o líder é não delegar a montagem do próprio time. O líder precisa confiar nas pessoas com as quais irá trabalhar e contar com profissionais que estejam dispostos a batalhar pela causa. “O líder tem que criar um ambiente para que as pessoas liberem o poder de fazer e criar. Depois, vem a parte da comunicação”, explicita.

Após recrutar sua equipe, o líder precisa ter a visão do objetivo bem definida e saber comunicar a seu time, de forma adequada, onde deseja chegar e como. “O plano não pode ser engessado, tem que estar aberto para contribuições que auxiliem chegar ao objetivo de maneira inteligente”, avalia o coach estrategista.

- Publicidade -

Principais desafios do líder na atualidade

Dado o cenário cada vez mais dinâmico, o principal desafio dos líderes é manter seu time coeso e focado em seu objetivo. “Outra questão importante é a mudança cultural, que muitas vezes cria obstáculos internos que acabam gerando investimentos de energia e tempo, que podem colocar em risco os resultados desejados. Como superar isso? Através de muita conversa e negociação, e, às vezes, são necessárias algumas mudanças pelo caminho, como a troca de pessoas da equipe”, explica Amauri Nóbrega.

Uma boa liderança consiste em levar sua equipe ao objetivo até o final, mas para isso é necessário um nível de inteligência emocional elevado, pois se trata de trabalhar com outras pessoas, com diversas personalidades e desejos pessoais. “Amar trabalhar com pessoas! Se este não for o desejo do líder, é melhor nem começar. Elas logo notarão que existe algo falso e começarão a pular fora do barco”, diz Amauri Nóbrega.

- Publicidade -

O especialista diz, ainda, que o líder deve estar inteirado sobre o que é liderança, pois sem essa imagem clara na mente, não obterá sucesso. “É necessário que o líder desenvolva um plano e construa relacionamentos para criar um alinhamento de pensamentos entre ele e seu time, conseguindo o apoio necessário. Desta forma, com o time avalizando o plano, é hora de ir para a execução”, finaliza.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn