Modelo cabine dupla terá produção limitada a 1.000 unidades e traz como diferencial a relação custo-benefício. Santantônio e estribos laterais são itens de série – Nesses 15 anos de Mecânica Online que comemoramos esse ano, alguns modelos podemos afirmar que tivemos a oportunidade de acompanhar todo seu nascimento, assim foi com a picape da Volkswagen Amarok, quando estivemos em sua apresentação mundial, em 2010, em Bariloche, na Argentina.
Era um novo cenário para a Volks, vender picape em sua rede de concessionárias. Aos poucos a evolução da picape foi acontecendo e hoje é notável a percepção de um modelo robusto, estável, mas acima de tudo tecnológico.
Com o lançamento da linha 2015 fica ainda mais fácil afirmarmos que a Amarok chega ao auge de sua plenitude como picape. Ampliando ainda mais o foco no cliente, a picape combina visual esportivo com boa lista de equipamentos com o lançamento da série especial Dark Label.
Agora são sete as opções de configurações oferecidas ao mercado, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Com recursos inéditos em sua categoria, a versão topo de linha Highline – que já conta com exclusividades no segmento como a tração permanente 4MOTION e a transmissão automática de oito velocidades – pode ser equipada com faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LED.
Outras novidades são: regulagem elétrica do facho dos faróis, grade dianteira em preto brilhante com filetes duplos cromados e como opcional, novas rodas de liga leve de 19 polegadas.
A Amarok 2015 passa a ser também a única picape média à venda no mercado nacional equipada com faróis de neblina com luz estática para conversão (cornering light), recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.
Sempre que os faróis estiverem ligados (fachos alto ou baixo) e a seta for acionada ou o motorista girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente. As configurações Highline e Trendline 2015 contam com essa tecnologia de série.
Outro item de conforto e conveniência da picape Volkswagen é a câmera traseira de estacionamento, recurso que facilita o motorista durante manobras de estacionamento. Essa tecnologia está disponível para a Amarok Highline em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A linha 2015 do modelo passa a contar também com ajuste lombar para os assentos dianteiros, sempre que a picape for equipada com airbags laterais.
As demais configurações (Trendline, SE e S) também passam a ser mais equipadas na linha 2015. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Assistente de Partida em Subida (HSA), Controle Automático de Descida (HDC) e lanterna traseira de neblina agora são itens de série para todas as versões.
A regulagem elétrica de altura do facho dos faróis também passa a ser equipamento “standard” na Amarok Trendline. Entre os opcionais disponíveis para todas as versões, destaque para o engate removível para reboque.
Vamos dar um passeio nas versões oferecidas e conhecer seus diferenciais logo abaixo. Estivemos na apresentação para imprensa, realizada em São Paulo, e tivemos a oportunidade de colocar em prática toda a teoria que a Amarok apresenta. Vamos lá!
Na versão S da picape, versão de entrada – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de cabine dupla (tração 4×4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline, Dark Label e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série nas configurações Dark Label e Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Mais a principal novidade da Amarok 2015 é a série especial Dark Label, com uma imagem ainda mais esportiva, elegante e elementos visuais inéditos.
A novidade, que terá produção limitada a 1.000 unidades, apresenta design especial dominado por elementos em preto fosco: santantônio, estribos laterais, maçanetas, capa dos retrovisores e para-choque traseiro.
Completam o visual externo vidros laterais traseiros e vigia escurecidos, novo defletor dianteiro, lanternas traseiras escurecidas, iluminação da placa de licença por LEDs, além dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, exclusividade no segmento. Na lateral destaca-se uma faixa decorativa com o logotipo Dark Label nas portas traseiras.
Visualmente, a Amarok Dark Label se distingue das outras versões por seus acessórios exclusivos. Entre eles, são especialmente atraentes as rodas de liga leve “Roca”, com 17 polegadas com pneus 245/45 R17.
No interior, a Amarok Dark Label traz acabamento mais sofisticado, com forração parcial dos bancos em couro Alcantara e tapetes de veludo no assoalho com logotipos.
Manopla das alavancas de câmbio e de freio de estacionamento são revestidos de couro e a moldura do rádio e as saídas centrais de ventilação têm acabamento especial.
A Amarok Dark Label recebe a nova geração de volantes multifuncionais da Volkswagen, contando com acabamento diferenciado, detalhes em preto brilhante e revestimento de couro. Com a nova linguagem mundial de estilo, o volante oferece comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo.
Completa de série – A Amarok Dark Label chega para ficar posicionada entre as versões Trendline e Highline. Com isso, o modelo traz uma ampla lista de equipamentos de série. Entre eles, duas tomadas de 12V (uma no painel de instrumentos e uma no console), volante com regulagem de altura e distância, faróis de neblina com luz estática para conversão, faróis com luz de condução diurna e regulagem elétrica de altura, quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado, retrovisores externos com regulagem elétrica e com aquecimento e controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático).
Complementam a lista vidros com acionamento elétrico, rádio RCD320 com CD-Player, entradas SD-card e USB e Bluetooth, tampa traseira com chave e sistema de alívio de peso, terceiro apoio de cabeça no banco traseiro com cinto central de três pontos de fixação, travamento central das portas, alarme keyless, descansa braço central (porta-objetos com tampa), desembaçador do vidro traseiro, computador de bordo, bancos dianteiros com ajustes de altura e lombar e airbags laterais (motorista e passageiro) e gaveta sob o banco do motorista.
Entre os opcionais, destaque para o sistema infotainment RNS315 com navegação integrada ao painel, sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), retrovisor interno eletrocrômico e engate para reboque, além das rodas de 18 polegadas pintadas de preto.
Tecnologia e segurança – Disponível exclusivamente com a carroceria de cabine dupla e transmissão automática de oito marchas, a Amarok Dark Label é equipada com o que há de mais moderno no segmento de picapes médias.
Ela apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem. Durante a apresentação tivemos a oportunidade de sentir a segurança na frenagem quando do acionamento do freio em situação off-road.
Sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS/ASR (Controle de Tração) e EDL/EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen.
Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Amarok dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
Controle de estabilidade (ESC) – A Amarok Dark Label incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ABS off-road – Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road com distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBD). Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das picapes compactas de cabine dupla.
Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”.
BAS – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro importante recurso de segurança. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência.
Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da picape, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30 km/h. No início você até desconfia do sistema, mas logo que você ganha a segurança, não há como perceber a vantagem do recurso tecnológico na manutenção da segurança.
O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.
A Amarok Dark Label tem quatro opções de cores: a sólida Branco Cristal, as metálicas Prata Sargas e Cinza Iron e a perolizada Preto Mystic.
Mecânica Online – A Amarok Dark Label vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 180 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Essa motorização traz o conceito de “downsizing” com motores de baixa cilindrada com alta potência e torque. Com autonomia próxima de 1.000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos frequência que o normal.
A Amarok Dark Label é capaz de enfrentar as situações mais difíceis, sendo capaz de transpor trechos com muita exigência off road, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a suspensão traseira progressiva de alta resistência é composta por feixe de molas com três lâminas principais e duas secundárias, garantindo elevado conforto para os ocupantes em todas as condições, vazia ou carregada.
Funcionalidade com o conforto de automóvel – A picape média Volkswagen é referência em suas medidas tanto nas dimensões do habitáculo quanto nas medidas da caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com muito conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.
Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando em uma ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isso não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é uma das maiores oferecidas na categoria e permite transportar paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a essas medidas, à baixa altura entre o assoalho da caçamba e o solo (780 mm) e à capacidade para levar mais de 1 tonelada, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. A Amarok Dark Label pode tracionar reboques com até 2.780 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%. A Volkswagen ainda vai liberar a tabela oficial de preços, mas a série especial deve ter seu preço na faixa dos R$ 140 mil reais.