sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Protótipo da PSA Peugeot Citroën participa de road trip de 3.000 km em modo autônomo na Europa

Após ter realizado um feito inédito na França, percorrendo em modo autônomo o trajeto entre Paris e Bordeaux no último dia 2 de outubro, o protótipo da PSA Peugeot Citroën atravessou as fronteiras do país para fazer um percurso de cerca de 3.000 km entre Paris e Madri, passando por Vigo.

- Publicidade -

O protótipo foi recebido pela vice-presidente e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, que declarou na ocasião: ”Hoje não precisamos pensar no futuro, pois ele já chegou. Este veículo, antes mesmo que possamos imaginar, será o modo normal de viajar nas estradas de amanhã”.

O trajeto de volta passou por Perpignan, Marselha e Lyon antes de chegar ao Centro Tecnológico do Grupo PSA situado em Vélizy, no subúrbio de Paris.

A distância foi percorrida de maneira autônoma, sem intervenção do condutor nos trechos autorizados das rodovias. O veículo realizou sozinho as ultrapassagens dos outros veículos e os ajustes aos limites regulamentares e à infraestrutura.

O Grupo PSA foi o primeiro fabricante a obter, em julho de 2015, as autorizações necessárias para colocar em circulação quatro protótipos autônomos nas estradas da França, tendo acumulado desde então 10.000km de testes.

- Publicidade -

Em 2016, a PSA terá cerca de quinze protótipos. A autorização, estendida para as rodovias espanholas, permite que as equipes de P&D desenvolvam as funções do veículo autônomo além da malha viária francesa.

Por ocasião desta road trip, Gilles Le Borgne, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën, declarou: “Muito me orgulha ver o veículo autônomo desenvolvido por nossas equipes nos centros tecnológicos da região parisiense atravessar as fronteiras da Europa.

Esta road trip na Espanha é fruto de uma colaboração estreita entre nosso Grupo e o Centro de Tecnologia Automotiva da Galícia (CTAG), principalmente sobre questões de interfaces homem-máquina na condução automatizada. Este é um grande desafio tecnológico que contribuirá para a mobilidade do futuro.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança