sexta-feira, 21 agosto , 2026
29.2 C
Recife
Minimal Club

Protótipo da PSA Peugeot Citroën participa de road trip de 3.000 km em modo autônomo na Europa

Após ter realizado um feito inédito na França, percorrendo em modo autônomo o trajeto entre Paris e Bordeaux no último dia 2 de outubro, o protótipo da PSA Peugeot Citroën atravessou as fronteiras do país para fazer um percurso de cerca de 3.000 km entre Paris e Madri, passando por Vigo.

O protótipo foi recebido pela vice-presidente e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, que declarou na ocasião: ”Hoje não precisamos pensar no futuro, pois ele já chegou. Este veículo, antes mesmo que possamos imaginar, será o modo normal de viajar nas estradas de amanhã”.

- Publicidade -

O trajeto de volta passou por Perpignan, Marselha e Lyon antes de chegar ao Centro Tecnológico do Grupo PSA situado em Vélizy, no subúrbio de Paris.

A distância foi percorrida de maneira autônoma, sem intervenção do condutor nos trechos autorizados das rodovias. O veículo realizou sozinho as ultrapassagens dos outros veículos e os ajustes aos limites regulamentares e à infraestrutura.

O Grupo PSA foi o primeiro fabricante a obter, em julho de 2015, as autorizações necessárias para colocar em circulação quatro protótipos autônomos nas estradas da França, tendo acumulado desde então 10.000km de testes.

- Publicidade -

Em 2016, a PSA terá cerca de quinze protótipos. A autorização, estendida para as rodovias espanholas, permite que as equipes de P&D desenvolvam as funções do veículo autônomo além da malha viária francesa.

Por ocasião desta road trip, Gilles Le Borgne, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën, declarou: “Muito me orgulha ver o veículo autônomo desenvolvido por nossas equipes nos centros tecnológicos da região parisiense atravessar as fronteiras da Europa.

Esta road trip na Espanha é fruto de uma colaboração estreita entre nosso Grupo e o Centro de Tecnologia Automotiva da Galícia (CTAG), principalmente sobre questões de interfaces homem-máquina na condução automatizada. Este é um grande desafio tecnológico que contribuirá para a mobilidade do futuro.”

- Publicidade -

- Publicidade -
Minimal Club

Matérias relacionadas

Modelos Peugeot

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

AEA - SIMEA 2026

Avaliação MecOn

Mecânica Online® agora no Spotify – informação que acelera seu conhecimento

Para quem gosta de entender o mundo automotivo, o Mecânica Online® Podcast com Tarcisio Dias traz análises técnicas, entrevistas e os principais assuntos da indústria automotiva, de um jeito claro e direto.

Clique aqui para ouvir agora no Spotify!