sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Pesquisador fala da nanotecnologia em veículos robustos durante simpósio da SAE BRASIL

“Overview da Nanotecnologia Automotiva” é o título da palestra de Adriano Marim, pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia. Com lideranças da indústria, da academia e do governo, o encontro será realizado no dia 7 de junho, no IPT, em São Paulo.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Adriano Marim participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia no IPT, em SP, dia 7 de junho. [/box]

Marim dará um panorama do emprego de soluções tecnológicas da nanoescala para a entrega de inovações ao setor automotivo entre novos produtos, conceitos e aplicações de materiais.

“Existe um universo bastante amplo de contribuições da nanotecnologia para a geração de veículos mais sofisticados, inteligentes e robustos. São grandes as possibilidades em materiais plásticos, borrachosos e metálicos, além de revestimentos”, afirma.

Segundo o pesquisador do IPT, a nanotecnologia pode – por conta de seu caráter multidisciplinar e transversal nas ciências de base – levar inovação a produtos de diferentes mercados. “Entre os setores tem destaque a indústria automotiva em razão de sua frequente demanda por novos materiais, que apresentem alto desempenho, agreguem funcionalidades e ofereçam sofisticação aos seus produtos”, avalia Marim.

Adriano Marim é doutor em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) e mestre em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL).

Possui experiência em síntese de materiais poliméricos, técnicas de polimerização, mecanismos ‘vivos’ de polimerização, sistemas micro/ nanoparticulados e micro/ nanoencapsulação.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

08h – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Ferrosos no Setor Automotivo”

08h30 – Palestra “Otimização da Conformação a Quente de Aços com Nanoprecipitados a Base de Nióbio”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon.

09h – Palestra “Avançados Aços de Alta Resistência – Próxima Geração”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

09h20 – Palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, com Frederico Hirota, gerente de Desenvolvimento de Estruturas da Benteler.

09h40 – Palestra “Recentes Desenvolvimentos dos Aços AHSS e PHS para o Segmento Automotivo – Desafios e Estratégias”, com Augusto de Oliveira, coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos e Soluções Inovadoras da CSN.

Debate moderado por Mauro Paraiso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Não Ferrosos no Setor Automotivo”

10h55 – Palestra “Tecnologia em Estampagem de Alumínio para o Setor Automotivo”, com Fabio Meneghine, gerente da Área de Acabamento da Novelis.

11h15 – Palestra “FSW (Friction Stir Welding) em Aplicações Automotivas”, com Paulo Kaneji Kodama, supervisor de Contas da ALCOA.

11h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Sayuri Hattori, engenheira da Votorantim Metais.

Debate moderado por Roberto Garabosky, da Ford.

Painel “Novos Materiais na Soldagem Automotiva”

12h05 – Palestra “Sistemas de Exaustão : Soluções para Aumentar a Produtividade e Reduzir os Custos de Fabricação”, com Jay Coubrough, gerente de Produto Global da ESAB.

12h25 – Poster Session: Soldagem Automotiva.

Debate moderado por José Castillo, assessor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.

Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Poliméricos e Nanotecnologia no Setor Automotivo”

14h05 – Palestra “Overview da Nanotecnologia Automotiva”, com Adriano Marim, pesquisador do IPT.

14h35 – Palestra “Desenvolvimento de Aplicações de Materiais Poliméricos no Setor de Transporte”, com Gustavo Spina de Almeida, coordenador de Tecnologia do SENAI.

14h55 – Palestra “Estudo e Caracterização de um Compósito de Polipropileno e Pneu em Pó para Uso em Encapsulamento de Motor”, com Kelly Cristina Lixandrão, doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Debate moderado por Flavio Lemos, líder técnico da EDAG.

Painel “Materiais Avançados & Engenharia de Superfície”

15h20 – Palestra “Soldagem AHSS”, com Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento da CBMM.

15h40 – Palestra “Efeitos Tribológicos da Qualidade Superficial de Chapas na Vida Útil de Ferramentas de Estapagem”, com João Henrique Souza, supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Brunning.

16h – Palestra “Soluções em Revestimento de Matrizes para Conformações em Aços de Alta Resistência (Cold Forming/ Hot Forming)”, com Marcos Lima, gerente de Contas da Oerlikon.

16h20 – Palestra “O Laser na Manufatura Aditiva e no Tratamento Térmico”, com Diogo Corazza, engenheiro de Aplicação da Trumpf.

16h40 – Palestra “Novos Materiais para Arames”, com Vincent Vermeersch, gerente de Mercado Global da Belgo Bekaert Arames.

Debate moderado por Jesse Paegle, sócio-diretor da JWP Engineering & Consulting.

17h – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 7 de junho, das 8h às 17h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – av. Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn