quinta-feira, 12 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mauá vence SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024

Com Baja movido a hidrogênio, Instituto Mauá de Tecnologia supera desafios e lidera a competição, destacando-se no cenário acadêmico de inovação tecnológica.

A equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), conquistou o primeiro lugar na classificação geral do SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024, com um Baja movido a hidrogênio, somando 929,5 pontos de um total máximo de 1.000. A competição ocorreu entre 31 de julho e 4 de agosto no ECPA, em paralelo à Fórmula SAE.

A Mauá Racing se destacou no SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge 2024, alcançando o primeiro lugar na classificação geral da competição. Com um Baja movido a hidrogênio, a equipe acumulou 929,5 pontos, de um total máximo de 1.000, superando as outras equipes concorrentes. A competição, realizada em sua terceira edição presencial, aconteceu de 31 de julho a 4 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

- Publicidade -

A Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (SP), ficou em segundo lugar com 563,7 pontos, enquanto a UFABC Challenger Racing Team, da Universidade Federal do ABC, garantiu o terceiro lugar com 423,7 pontos, utilizando um Fórmula movido a hidrogênio.

A competição deste ano contou com a participação de nove universidades brasileiras, que apresentaram veículos movidos a hidrogênio e desenvolvidos com tecnologias de célula a combustível. Esses veículos foram submetidos a avaliações estáticas e dinâmicas, que testaram suas capacidades em diversas áreas, incluindo powertrain elétrico, softwares de controle veicular e gerenciamento de projetos.

Equipes estreantes, como a Hera E-Racing H2, da Universidade Federal Fluminense (RJ), e a UFPR H2, da Universidade Federal do Paraná (PR), também tiveram destaque. A Hera E-Racing H2 obteve 713 pontos, enquanto a UFPR H2 conquistou 382,8 pontos, demonstrando o potencial das novas gerações de engenheiros no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

- Publicidade -

Monica Saraiva Panik, mentora da Mobilidade a H2 da SAE BRASIL e coordenadora do desafio, ressaltou o avanço significativo na capacitação dos estudantes em tecnologias de hidrogênio e célula a combustível. Segundo ela, a competição contou com a contribuição de especialistas da indústria, que ajudaram a aumentar o conhecimento dos estudantes sobre inovação e a implementação de componentes nos projetos.

O SAE BRASIL & Ballard Student H2Challenge foi lançado em 2020, com o objetivo de transferir conhecimento às universidades brasileiras e oferecer aos estudantes a oportunidade de trabalhar com tecnologias de ponta, ao lado de engenheiros experientes. Desde então, mais de 250 estudantes foram treinados em cursos online sobre hidrogênio e células a combustível.

O desafio também contou com o apoio de diversas empresas, como a Ballard Power Systems, que doou dez sistemas de célula a combustível em 2020 e mais 12 em 2024, além de empresas como Air Products, SEG Automotive, WEG, Siemens Automotive, Valeo e Swagelok Tecflux, que contribuíram com componentes essenciais para o desenvolvimento dos veículos.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008