Segundo levantamento da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, feito com base em pesquisa no Banco de Dados de Recall, apenas 12,82% dos veículos chamados nas campanhas realizadas no 1º semestre deste ano compareceram as concessionárias para realizar os reparos que envolvem risco de acidentes.
Para o Procon-SP este é um dado preocupante, uma vez que os recalls somente são realizados em casos de defeitos que colocam em risco a saúde e a segurança do consumidor.
Dados anteriores a 2016 também demonstram que o brasileiro dá pouca importância ao recall devido ao baixo índice de comparecimento.
Em muitos casos os riscos são graves, entre eles incêndio do veículo, perda do freio, perda da dirigibilidade e até lançamento de fragmentos metálicos nos ocupantes do veículo podendo causar ferimentos graves e até mesmo a morte.
Dos recalls realizados desde 2002, apenas 50% dos proprietários compareceram para os reparos. No período de 2002 à 2015 foram chamadas 724 campanhas de recall, totalizando 11.302.987 veículos. Destes, praticamente a metade, 5.575.770 não responderam aos chamados.
Para o Procon-SP a baixa procura se deve tanto pelas fracas campanhas realizadas pelas montadoras quanto pela falta de informação dos consumidores em relação ao recall. Nem sempre os proprietários dos veículos associam os recalls a riscos de acidentes.
Além disso as campanhas geralmente são curtas e pouco divulgadas e mesmo com o envio de cartas pelas concessionárias aos clientes, se mostra pouco eficaz, pois muitos não são localizados por terem mudado de endereço ou vendido o carro.
Como se dá o recall –
Após a colocação do produto ou serviço no mercado de consumo, se o fornecedor detectar a existência de um defeito, deverá comunicar o fato às autoridades competentes e informar os consumidores, por meio de anúncios nos meios de comunicação (TV, rádio, jornal, entre outros), sobre os riscos envolvidos e as providências a serem tomadas.
O problema poderá ser solucionado por meio de conserto, troca do produto ou mesmo a devolução do valor pago pelo consumidor, quando o reparo do defeito não for possível.
O reparo ou troca é totalmente gratuito e não há limite de prazo para ser realizado.
As campanhas de recall de automóveis são comuns. O consumidor deve ficar atento e, caso o chassi de seu veículo tenha sido incluído no chamado, é importante seguir a recomendação do fornecedor e comparecer ao local indicado com os documentos do veículo e de identificação com foto.
A loja concessionária que efetuou o reparo deverá entregar ao consumidor um comprovamte do atendimento ao recall contendo o número da campanha, descrição do reparo ou troca, dia, hora e local do atendimento.