quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Com 262 cv de potência, Equinox esnoba esportividade com muitas tecnologias

O Equinox é equipado com o motor 2.0 turbo de duplo fluxo com injeção direta de gasolina mais poderoso de sua categoria. São 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

- Publicidade -

Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

Apesar da força extraordinária e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.

- Publicidade -

Esse balanço entre performance e eficiência energética deve-se às tecnologias aplicadas ao propulsor, que é o mesmo do Camaro Turbo norte-americano, e à transmissão automática sequencial de nove marchas “Clutch-to-Clutch”, de trocas rápidas e bastante suaves.

Inédita na linha Chevrolet, ela registra 60 novas patentes e utiliza-se de um novo conceito, o “One Axis Design”, onde todas as marchas ficam em linha sobre o mesmo eixo para otimizar dimensões e, principalmente, massa – o Equinox pesa apenas 1.693 kg.

Auxilia na eficiência energética o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível. No caso do no novo SUV da Chevrolet, esse sistema é mais avançado por ter funcionamento mais rápido e quase imperceptível. Isto se deve ao mecanismo de carregamento da bomba de óleo, que permanece pressurizada durante toda a parada.

- Publicidade -

O caráter aerodinâmico também ajuda a maximizar a performance do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.

Os engenheiros que conceberam o Equinox focaram em outro ponto importante: a dinâmica veicular. O modelo utiliza-se da moderna arquitetura D2XX da Chevrolet, suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias de controle de estabilidade e de tração.

Falando em tração, vale mencionar que sistema disponível no Equinox é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por um central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.

O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.

O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar que o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.

O Equinox começa a chegar às concessionárias Chevrolet de todo país em outubro com três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

Conectividade total para comandar funções do carro por aplicativo – Líder em tecnologias inovadoras de conectividade, a Chevrolet agrega ao Equinox o que há de mais avançado no mercado brasileiro.

O SUV vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do carro.

Além da função de telefonia, é possível interagir com determinados aplicativos através da tela do veículo ou pelo sistema de comando de voz a fim de evitar distrações. Entre os aplicativos compatíveis estão os de música, como Spotify, de mensagens de texto, como o WatsApp, e de navegação, como o Waze e Google Maps. A compatibilidade depende do modelo do telefone e do seu sistema operacional.

O veículo é equipado ainda com um compartimento no console central capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com a tecnologia neste espaço para que a bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

O Equinox traz também o exclusivo sistema de telemática avançada OnStar, que consiste num canal direto entre o automóvel e uma central de atendimento 24h que oferece serviços de comodidade, segurança, emergência, monitoramento e concierge.

Os serviços vão desde o envio automático de resgate em acidentes até o auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo. O contato com a central de atendimento pode ser feito por meio de um botão no painel.

O OnStar possibilita ainda interação com o veículo por meio de aplicativo para smartphone. Com isso é possível, por exemplo, fazer checagem dos principais sistemas mecânicos de forma remota.

Por meio deste aplicativo o usuário também consegue travar e destravar as portas, acionar luzes e buzinas, configurar alertas de segurança (como para valet, de velocidade e de movimento), monitorar remotamente o deslocamento do veículo quando utilizado por um terceiro e solicitar socorro mecânico e elétrico.

Muito conforto e silêncio a bordo – A lista de equipamentos de conforto e de conveniência do Equinox é realmente impressionante e se equipara ao dos modelos mais luxuosos do segmento.

Para os consumidores mais exigentes, porém, existe outros fatores que caracterizam um veículo como premium, como o conforto acústico proporcionado pelo elevado silêncio a bordo.

Esta aliás é uma característica marcante do SUV da Chevrolet, que traz soluções inovadoras. A mais impactante delas é o sistema ativo de cancelamento de ruído, comumente encontrado em viagens de primeira classe de aviões intercontinentais.

Quatro microfones instalados no interior do carro captam a frequência e a amplitude de ondas sonoras inerentes do motor e enviam para um módulo de controle, que processa a informação e faz com que os alto-falantes emitam uma onda contrária neutralizadora. Este sistema pode funcionar comitantemente ao de áudio e ao de comando de voz da cabine.

O veículo ainda é equipado com para-brisa laminado com sistema de isolamento acústico, vidros laterais mais espessos, vedação tripla nas portas, estrutura rígida da carroceria com solda a laser, além de espumas expansivas e defletores aerodinâmicos em pontos estratégicos para absorção de ruídos de rodagem e de turbulências.

Vale ressaltar o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas, que pode ser acionado por sensor de movimento. Para isso, basta passar o pé por debaixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. Esta funcionalidade é bastante útil, principalmente quando o usuário precisa acessar o compartimento de carga e encontra-se com as mãos ocupadas. O ângulo de abertura da tampa pode ser limitado por meio de um seletor no painel da porta do motorista.

O Equinox conta ainda com uma série de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre eles o sistema de som de alta fidelidade com (5) alto-falantes e (2) woofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semi-autônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Completam a lista:

• Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
• Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
• Controles de áudio e telefonia no volante
• Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
• Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
• Chave presencial eletrônica
• Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
• Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Direção elétrica progressiva
• Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
• Espelho retrovisor interno eletrocrômico
• Freio de estacionamento elétrico
• Partida sem chave
• Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
• Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado
• Trava elétrica das portas com acionamento na chave
• Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
• Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium.

Veja também | Equinox completa linha de SUVs da Chevrolet no Brasil

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança