terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Siemens apresenta programa de validação para desenvolver veículos autônomos

A Siemens apresentou, na primeira quinzena de maio, o ambiente de validação autônoma pré-silício PAVE360™, um programa que permite acelerar o desenvolvimento de plataformas inovadoras para veículos autônomos.

- Publicidade -

O PAVE360 oferece um ambiente abrangente para colaboração entre vários fornecedores de todo o ecossistema automotivo para o desenvolvimento de chips automotivos de próxima geração.

A solução também expande a simulação de gêmeos digitais além dos processadores e inclui subsistemas de hardware e software automotivos, modelos de veículos completos, fusão de dados de sensores, fluxos de tráfego e até a simulação de cidades inteligentes onde os carros autônomos serão usados.

- Publicidade -

“Este programa é o primeiro desenvolvimento de um processo de inovação que surgiu há dois anos como resultado da junção de funcionários, ideias e tecnologias da Mentor e da Siemens”, disse Ravi Subramanian, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Soluções de Verificação de CI da Mentor, uma empresa da Siemens.

“O PAVE360 oferece um programa abrangente para a colaboração entre ecossistemas, tão necessária para que os nossos clientes desenvolvam soluções de software e silício robustas e personalizadas e promovam a revolução dos veículos autônomos.”

A solução fornece recursos para validação completa, em circuito fechado, do paradigma de detecção/tomada de decisão/atuação no coração de todos os sistemas de condução automatizados.

- Publicidade -

Este princípio utiliza uma rigorosa validação pré-silício de abordagens determinísticas (baseadas em regras) e não determinísticas (baseadas em inteligência artificial) para condução segura no contexto do gêmeo digital completo.

Democratização do design e desenvolvimento de CI automotivo-Os avanços no processamento continuam desempenhando um papel cada vez mais importante na evolução automotiva, então as montadoras estão desenvolvendo projetos de silício personalizados para fornecer as combinações certas de custo, energia, desempenho e recursos avançados necessários para permitir um futuro autônomo.

“Veículos autônomos estão mobilizando grandes investimentos em projeto movidos por vários benefícios chaves para o futuro da mobilidade, em destaque para redução de acidentes, congestionamento, tempo de viagem e custos de transporte, emissão de CO2, melhoria do aproveitamento das faixas de trânsito. Portanto existem vários indicadores que transformarão a mobilidade urbana e a Siemens tem o portfólio completo para atender a estas novidades da indústria da mobilidade desde o desenvolvimento do produto, com soluções de gestão energética do veículo, simuladores de desempenho, manufatura e serviços “, afirma Rogerio Albuquerque, diretor de vendas do segmento automotivo da Siemens.

Com o PAVE360, o design de chips pode ser democratizado, permitindo que montadoras, fabricantes de chips, fornecedores diretos (de camada um), fabricantes de software e outros fornecedores colaborem para o desenvolvimento e a personalização de dispositivos de silício extraordinariamente complexos para veículos autônomos.

A solução oferece uma plataforma robusta para essa colaboração, ajudando a acelerar o design de chips e a validação de software, além de permitir a criação de silício específico para o modelo da primeira geração de carros autônomos.

O programa estabelece uma solução de design-simulação-emulação que deixa de usar blocos individuais de IP de um sistema em chip (SoC) e evolui para hardware e software em SoCs, subsistemas de veículos até a utilização de veículos em cidades inteligentes, uma verdadeira abordagem “chip-to-city” baseada na crescente digitalização da indústria automotiva.

“Essa solução da Siemens permite que todos da cadeia de valor automotiva desenvolvam SoCs personalizados, otimizados para atender aos requisitos de desempenho, energia, segurança, fator térmico e de forma de veículos totalmente automatizados e assistidos por motoristas em um ambiente completamente virtual”, disse Jim McGregor, analista principal da TIRIAS Research.

“O PAVE360 faz parte de uma solução de simulação total de circuito fechado da Siemens, para que os projetistas testem tudo, desde o desenvolvi mento de silício até a validação completa do veículo.”

Em exibição no Center for Practical Autonomy Lab em Novi, Michigan, nos Estados Unidos, o PAVE360 foi projetado para uso como o programa padrão de verificação e validação do setor na modelagem de soluções do ecossistema de condução automatizada.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança