domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Siemens Xcelerator é utilizado no desenvolvimento do sistema maglev

O Simcenter, do portfólio Siemens Xcelerator, ajudou a acelerar a fabricação das peças e a construção do dispositivo de fixação do teste, tornando o processo quatro vezes mais rápido e reduzindo custos de prototipagem em 90%.

A Siemens Digital Industries Software anunciou que a skyTran, desenvolvedora de um sistema de transporte rápido, está usando o software do portfólio Xcelerator da Siemens para desenvolver e fabricar um novo sistema de transporte maglev (trens de levitação magnética). Com o software Simcenter™ MAGNET™, a skyTran reduziu os custos de prototipagem física em 90%.

- Publicidade -

Fundada em 2011 e agora uma empresa da NASA Space Act, a skyTran está sediada em Huntington Beach, Califórnia. O skyTran é um sistema de transporte em massa de alta capacidade e seus veículos de ocupação sob demanda permitem o transporte de passageiros e carga acima da estrada em velocidades de autoestrada ou acima disso. Os veículos operam de forma autônoma e usam tecnologia de comutação exclusiva da empresa para movimento seguro direto para o destino utilizando redes complexas, sem as restrições dos corredores terrestres.

O sistema usa uma variante maglev modificada e melhorada chamada suspensão eletrodinâmica baseada em levitação combinada à propulsão. O sistema de propulsão da skyTran utiliza um motor de acionamento com rotor magnético e estator de alumínio. Por outro lado, o sistema de levitação usa eletroímãs no veículo e em sua interação com as guias de aço.

Para desenvolver este revolucionário sistema de transporte, a skyTran usa um banco de testes em escala real, mas cada teste tem alto custo e leva muito tempo para ser realizado. Além disso, pode ser difícil visualizar o que está acontecendo no sistema físico durante a operação.

Para obter mais informações, era necessário adicionar sensores, mas eles podem afetar os resultados do equipamento de teste. Para resolver essa questão, a equipe queria uma solução de simulação que pudesse ajudar a reduzir a escala do programa do equipamento de teste e interrogar o teste de novas formas, com mais rapidez e custo menor. A skyTran escolheu o Simcenter MAGNET do portfólio Siemens Xcelerator para ajudá-la a resolver esses problemas.

- Publicidade -

“Com o Simcenter MAGNET, a fabricação das peças e a construção do dispositivo de fixação do teste podem ser quatro vezes mais rápidas em comparação com o processo sem simulação alguma”, diz Iana Volvach, engenheira de análise de elementos finitos da skyTran. “Com relação ao custo, podemos economizar muito, pois não compramos peças nem o dispositivo de teste para cada experimento. A modelagem com o Simcenter MAGNET pode reduzir em 90% o custo de protótipos em comparação com o processo sem simulação.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança