2019 continua sendo um ano muito importante para a Audi no Brasil, momento que a marca comemora 25 anos de presença por aqui.
E o momento não poderia ser melhor para a marca trazer para nosso mercado o novo Audi Q8, que chega como uma das estrelas da marca alemã para a temporada.
O modelo, completamente novo na linha de produtos da Audi, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um Coupé de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte.
O interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração e design marcante fazem do Q8 um dos melhores SUV do mercado.
Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 220 milímetros, o SUV Coupé pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina.
Fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990,00 e já está disponível nas concessionárias.
“O Q8 chega para ser o topo de linha da família Q. É um veículo que traz o que há de mais novo em tecnologia, inovação, segurança e que representa uma nova era de design marca. O Q8 é a prova de que a Audi possui a gama de SUVs mais completa, tecnológica e moderna do mundo”, diz Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.
A nova “cara” da família Q: o design externo – Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.
Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo coupé se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto.
A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos – alusivos ao Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência atlética, conectando elegantemente nas caixas de roda.
Na traseira, um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas. Essa é uma nova característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro original.
Para os faróis, tecnologia Full LED e desenho exclusivo. As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. A lanterna tem design similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.
Simplicidade é o novo premium: o design interno – O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8.
Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade.
Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio.
O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes.
O console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo do cuidado com os detalhes da Audi.
Outra novidade introduzida pelo Q8 é a presença de dois displays de alta resolução sensíveis ao toque.
O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação.
O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto.
Um “click” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. Além de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo.
Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação.
O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica nos assentos dianteiros – o item está disponível na versão Perfomance Black.
Com 4.986 milímetros de comprimento (entre-eixos de 2.995 milímetros), 2.190 milímetros de largura, 1.705 milímetros de altura e altura do solo é de até 220 milímetros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes.
Seu grande compartimento de bagagens é ideal também para longas viagens. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos.
A tampa traseira pode ser operada eletricamente e também conta com abertura e fechamento por um gesto com o pé.
A gama de cores do Q8 tem tonalidades que destacam o design esportivo: Azul Galáxia, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Samurai, Cinza Daytona, Laranja Dragão, Marrom Argus, Prata Florete, Preto Orca, Branco Carrara e Preto Noite. Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores: preto, cinza, bege e marrom.
Modelo chega ao Brasil em duas versões: Performance e Performance Black
Preços, versões e opcionais – O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.
No entanto, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a partir R$ 471.990,00 na versão Performance e R$ 503.990,00 na versão Performance Black.
Existem também diversos opcionais para ambas as versões. O primeiro é a pintura metálica. Outro é o Pacote Tecnológico, que contempla três itens. Um deles é o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação.
Outro é o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
O terceiro é o Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.
Os consumidores podem ainda acrescentar o pacote Audi Side Assist, com várias tecnologias inovadoras: o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).
A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. É possível escolher também rodas de alumínio 22’’ e faróis Full LED Matrix HD.
Veja mais | Sofisticação mecânica é destaque no Audi Q8