sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Toyota e Suzuki mais próximas de cooperação tecnológica

A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital hoje, 28 de agosto, para estabelecer e promover uma parceria de longo prazo e fomentar a colaboração em novos segmentos, incluindo o de direção autônoma.
Propósito da Aliança

- Publicidade -

As duas empresas começaram a conversar sobre a parceria comercial em 12 de outubro de 2016 e, desde então, continuaram incluindo detalhes específicos.

Em 20 de março deste ano, as montadoras anunciaram que começariam a fazer considerações específicas para se dedicarem ao desenvolvimento de produtos e à colaboração na produção, além de promover suprimento mútuo de produtos, unindo a força da Toyota em tecnologias de eletrificação à tecnologia para compactos da Suzuki.

O setor automotivo passa atualmente por uma mudança sem precedentes tanto em escopo quanto em escala, não apenas por causa de regulamentos ambientais intensificados, mas também pela entrada de novas indústrias e negócios de mobilidade diversificados.

As duas empresas pretendem alcançar um crescimento sustentável, superando novos desafios na indústria, construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos, enquanto continuam concorrentes, além de fortalecer suas fundações de negócios existentes e as tecnologias e produtos nos quais cada empresa é especializada.

- Publicidade -

A assinatura do acordo de aliança de capital é uma confirmação e expressão do resultado de discussões sinceras e cuidadosas entre as duas empresas, e servirá para construir e promover sua futura parceria em novos campos.

Detalhes da Aliança – Para desenvolver e promover uma parceria de longo prazo, a Toyota e a Suzuki planejam adquirir as ações umas das outras com base na aliança.
A Toyota planeja adquirir 24.000.000 ações ordinárias da Suzuki (4,94% do total de ações emitidas pela Suzuki em 31 de março de 2019, excluindo ações em tesouraria, no valor total de 96 bilhões de ienes) ao subscrever a disposição de ações em tesouraria por meio de loteamento de terceiros realizado pela Suzuki.

Da mesma forma, a Suzuki planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes.

Essas aquisições de ações serão implementadas após as empresas obterem as aprovações das autoridades estrangeiras de concorrência.

Análise – Toyota e Suzuki anunciaram hoje que estão próximas de uma aliança em breve no mercado mundial para cooperação tecnológica.

- Publicidade -

Para David Leggett, editor automotivo da GlobalData, uma empresa líder em dados e análises, as pressões industriais e a necessidade de controlar os custos, especialmente no desenvolvimento de tecnologias avançadas mais caras, estão impulsionando as empresas automotivas a considerar a colaboração.

Colaborações seletivas entre as empresas são uma maneira relativamente de baixo risco e gerenciável para alcançar benefícios sinergéticos sem a turbulência política que pode vir com fusões e aquisições propostas.

O cenário industrial e competitivo é convincente. As empresas automotivas têm de investir enormes somas no desenvolvimento de novas tecnologias, como motorizações eletrificadas, sistemas de condução automatizados e serviços conectados.

Neste caso, a Suzuki não tem o tamanho e os recursos para ir sozinha, mas em trabalhar com a Toyota pode se beneficiar da força da Toyota e obter escala em tecnologias de eletrificação. A Toyota recebe o benefício da forte presença da Suzuki em segmentos e tecnologias de veículos compactos; é também líder de mercado na Índia, um importante mercado emergente para a década de 2020.

As duas empresas já anunciaram a oferta cruzada de veículos, tecnologias e powertrains selecionados na Europa e na Índia para reduzir os custos e aumentar a utilização da capacidade nas fábricas. Eles estão avançando com sua aliança.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança