quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Ford mostra como veículos conectados e big data podem evitar os acidentes de trânsito no futuro

O uso combinado de veículos conectados e big data permitirá, no futuro, evitar os acidentes de trânsito, identificando os locais onde eles são mais prováveis e adotando medidas preventivas.

Esta é a conclusão de um estudo de dois anos realizado pela Ford na Europa, por meio da sua subsidiária Ford Mobility.

Durante um ano, especialistas em mobilidade da equipe City Insights da Ford (antes chamada City Data Solutions) registraram situações de quase-acidente, como freadas e manobras bruscas, em veículos conectados rodando em Londres.

Eles também pesquisaram boletins de ocorrência para identificar os trechos das vias com maior probabilidade de acidentes.

“Usar dados para identificar onde a ocorrência de acidentes é mais provável é uma coisa – provar que o conceito funciona é outra”, diz Jon Scott, líder de projeto da Ford Mobility na Europa.

“Estamos levando um passo à frente o conceito inovador de segurança viária preditiva, envolvendo especialistas em engenharia civil para entender as razões por trás dos acidentes nesses locais e sugerir ações para evitá-los.”

Para entender melhor por que certos pontos tinham um número maior de ocorrências, a Ford trabalhou com a Traffic Watch UK, empresa líder em gerenciamento de tráfego do Reino Unido, para registrar e analisar o comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres em oito pontos considerados críticos.

Os principais problemas identificados foram:

  • Travessia de motoristas e ciclistas no sinal vermelho;
  • Sinais de trânsito encobertos por vegetação ou mal posicionados;
  • Pistas mal conservadas, incluindo tampas de bueiro rebaixadas; e
  • Ruas estreitas que geram conflito entre os usuários.

“Provavelmente, não é coincidência que onde havia frenagens e manobras bruscas também encontramos desrespeito aos semáforos e sinais de trânsito encobertos”, diz Amanda Wickens, diretora da Traffic Watch UK.

“Sem dúvida, a combinação de tecnologia conectada inteligente e análise de dados dos veículos pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito no futuro.”

Agora, a Ford está compartilhando os dados da pesquisa com as autoridades locais de trânsito, mostrando que melhorias relativamente simples nas ruas e cruzamentos podem ajudar a aumentar a segurança.

As sugestões incluem o uso de câmeras para evitar que motoristas passem no sinal vermelho, podar a vegetação para tornar a sinalização visível, o recapeamento de ruas, o nivelamento de bueiros e a revisão do projeto de cruzamentos para que as faixas de rodagem tenham a largura adequada.

A análise de dados em tempo real também permitirá que, no futuro, problemas como um semáforo apagado sejam resolvidos rapidamente.

A Ford também trabalha com outras cidades, como Valência, na Espanha, e Colônia, na Alemanha, para identificar outras oportunidades de uso desses dados.

“Com a Ford Mobility, estamos levando a experiência da Ford além dos veículos para ajudar a resolver problemas mais amplos no ambiente da mobilidade urbana. Nossa missão é ajudar as pessoas a se mover com segurança e confiança”, diz Sarah-Jayne Williams, diretora da Ford Mobility na Europa.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn