sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Dirigir sob chuva forte requer cuidados especiais

Com o início do verão, as ocorrências de chuvas fortes se tornam mais comuns, principalmente no período da tarde.

- Publicidade -

Por isso, os motoristas devem tomar cuidados redobrados ao enfrentar as consequências do mau tempo, como visibilidade prejudicada, vias mais escorregadias, obstáculos que podem surgir devido aos ventos fortes e a modificação dos padrões de condução e comportamento dos veículos, como aderência ao solo e estabilidade.

A instrutora de trânsito do SEST SENAT São Vicente, Debora Silva, traz importantes orientações para que os motoristas possam dirigir na chuva com maior segurança.

“Além da atenção redobrada e da necessidade de se reduzir a velocidade, deve-se aumentar a distância dos outros veículos, para que você possa desviar a tempo no caso de algum acidente com os veículos que estão à frente. Além disso, é fundamental observar se os vidros estão limpos e desengordurados, e se as palhetas do limpador de para-brisas estão em bom estado”, explica.

Em casos de enchentes, a especialista alerta para a importância de verificar se a altura da água ultrapassa a metade das rodas.

- Publicidade -

“Caso a água esteja nessa altura ou menos, ainda é possível seguir em frente, desde que o terreno não seja em declive. É importante manter aceleração constante para não deixar o veículo morrer”, completa Debora.

A instrutora ainda apresenta outras recomendações para que os motoristas saibam como agir em situações de chuvas fortes:

– Dirija de acordo com o limite de velocidade da via, e se houver necessidade reduza mais;

– Quando houver uma fina camada de água sobre a pista, pode ocorrer a aquaplanagem, situação em que o veículo perde a aderência ao solo. Por isso, a velocidade deverá ser diminuída;

– A manutenção e correta calibração dos pneus é imprescindível. Pneus velhos, carecas e com sulcos rasos podem tornar situações como essa ainda mais perigosas;

- Publicidade -

– Deve-se manter as mãos no volante, pois a pista molhada torna necessário manter controle maior sobre o carro;

– Evite frear bruscamente ou fazer manobras e ultrapassagens arriscadas;

– Não fale ao celular nem mexa no rádio. Lembre-se de que a atenção deve ser redobrada;

– Mesmo durante o dia, acenda os faróis baixos, pois eles focam mais no chão, ajudam a sua visibilidade e a dos outros motoristas;

– Se a chuva estiver forte demais, deve-se considerar a hipótese de estacionar o veículo em lugar seguro e voltar a dirigir quando as condições estiverem melhores.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança