quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

FCA entrega hospital de campanha para pacientes da Covid-19 em Pernambuco

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) entregou nesta quarta-feira ao Governo de Pernambuco um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19.

Montado no prédio da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) construído pela própria FCA no município, o hospital conta com 100 leitos, dos quais três de estabilização em sala vermelha, para casos mais graves, e outros 97 em enfermaria.

A operação da unidade, que ficará sob a responsabilidade do Governo do Estado, teve início hoje.

Além dos 100 leitos, o hospital também dispõe de dez consultórios, sala de triagem, postos de enfermagem, área administrativa e centro de material e esterilização.

A FCA também doou equipamentos para viabilizar o funcionamento da unidade, como raio-X, três ventiladores pulmonares – todos recuperados por funcionários do Polo Jeep que atuam numa força-tarefa nacional de manutenção desses aparelhos – e materiais médicos diversos.

A FCA também doou uma Fiat Ducato adaptada como ambulância para apoio à movimentação de pacientes.

“É primordial atuarmos de maneira solidária pelo bem da comunidade nesse momento tão desafiador”, ressalta Antonio Sergio Mello, Diretor de Relações Institucionais da FCA para América Latina.

“A viabilização do hospital de campanha de Goiana é um marco importantíssimo no amplo e abrangente programa de apoio no combate à Covid-19 que a FCA vem implementando ao longo desta crise.”

O hospital de campanha, que ocupa um edifício construído pela própria FCA com 3.874 metros quadrados de área, funcionará durante a pandemia como unidade fechada, ou seja, apenas recebendo pacientes transferidos de outras unidades de saúde do Governo, de acordo com a indicação da central de regulação de leitos da Secretaria Estadual de Saúde.

Após a superação da pandemia, o hospital continuará a serviço da população de toda a Zona da Mata Norte, sob operação do Governo, funcionando como uma UPAE.

A construção da unidade de saúde integrou as ações de contrapartida ao financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) por ocasião da instalação do Polo Automotivo Jeep no Estado.

“Desde o início, encontramos um ambiente acolhedor, produtivo e altamente colaborativo em Pernambuco, nas esferas estadual e municipal. Para nós, da FCA, contribuir ativamente para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades da Zona da Mata Norte é fundamental, além de extremamente recompensador”, conclui Mello.

Combate ao Covid-19

O hospital de campanha de Goiana é mais uma ação muito importante dentro do abrangente programa de ações implementado pela FCA para auxiliar no combate à pandemia, que inclui a produção e doação de equipamentos primordiais de segurança para profissionais da área da saúde, comodato de veículos para apoio logístico às autoridades estaduais e municipais, reparo de ventiladores pulmonares e outras iniciativas.

O programa da FCA é baseado em três frentes principais:

– Contribuições para a instalação de dois hospitais de campanha, em Betim (MG) e Goiana, totalizando uma oferta de até 300 leitos adicionais nos dois municípios onde a FCA mantém plantas automotivas no Brasil, além de doações para auxiliar o hospital de campanha do Expominas, em Belo Horizonte;

– Doações e comodato de materiais, equipamentos diversos e veículos para autoridades da área de saúde em Minas Gerais e em Pernambuco, além de doações para auxiliar comunidades em situação de extrema vulnerabilidade;

– Uso da expertise e recursos da companhia para a produção e ampliação de oferta de itens hospitalares essenciais, como equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde e ventiladores pulmonares.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn