segunda-feira, 2 dezembro , 2024
28 C
Recife

Claudio Demaria, ex-diretor de Engenharia da FCA, morre na Itália

Claudio Demaria participou do desenvolvimento de veículos como Fiat Punto, Panda, 500, Palio e Uno. Engenheiro estava aposentado e vivia na Itália

O trabalho como imprensa automotiva nos permite conhecer muitos dos atores principais que fazem parte do cenário automotivo nacional e até mesmo mundial.

Um desses se foi hoje. Nesse sábado (22), na Itália, o engenheiro Claudio Demaria, aos 68 anos, que foi diretor de Engenharia da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), atual grupo Stellantis, faleceu.

- Publicidade -

Aposentado desde o início deste ano, Demaria foi responsável pelo desenvolvimento de carros como o Fiat Punto e Fiat Argo. As causas da morte não foram divulgadas.

Uma pessoa bastante humana, com profundo conhecimento técnico e sempre muito comunicativo. Demaria sempre foi muito atencioso comigo nas coberturas dos eventos automotivos e por isso mesmo, pela facilidade do acesso, era sempre uma boa referência durante os lançamentos automotivos, para ser entrevistado, por isso mesmo, apresento logo abaixo duas entrevistas que fiz com o Demaria. Que Deus conforte sua família e que o tenha em um bom lugar. Abraços pernambucanos, do Brasil.

Vídeo abaixo mostra entrevista com Claudio Demaria, diretor de engenharia de produto da Fiat, que explica as mudanças no design, estrutura, modificações mecânicas, sistema Start&Stop e câmbio automatizado com botões, novidades que chegam com o Novo Uno 2015.

- Publicidade -

Demaria iniciou sua carreira na Fiat em 1973 teve e teve duas passagens pelo Brasil, tendo sido o chefe de Engenharia na América Latina. Demaria participou do desenvolvimento dos modelos de sucesso da Fiat na Itália, Brasil e em outros países latinos como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato.

A atuação com a Fiat brasileira foi afinada em 1995, com o desenvolvimento do Palio. Atuou no Brasil entre 2005 e 2008. A segunda passagem por aqui foi entre 2011 e 2018, período em que atuou diretamente no nascimento da fábrica de Goiana (PE), com o lançamento de produtos como Renegade, Toro e Compass.

Retornou à Itália para assumir o posto de Head de Engenharia da FCA EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Após a fusão da FCA com PSA, que gerou o Grupo Stellantis, passou a atuar como consultor técnico ligado ao CTO da empresa.

- Publicidade -

A Stellantis divulgou a mensagem de condolência ao ex-colaborador:

“Com pesar informamos o falecimento do engenheiro e colega Claudio Demaria. Dema, como era carinhosamente chamado pelos colegas da Stellantis, chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria, como Punto, Panda, Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros consagrados como Argo, Cronos e Toro. Com duas passagens pelo Brasil, chefiando a Engenharia Latam, Demaria estava aposentado e de volta ao seu país de origem, Itália. Aos parentes e amigos, estendemos nossos votos de conforto e solidariedade neste difícil momento para a Stellantis e toda indústria automotiva mundial.”

Em 27 de abril de 2018, Ricardo Dilser, atual Head Product Communication Latam na Stellantis, postou uma bonita mensagem sobre o Claudio Demaria.

O Engenheiro de Pessoas – Essa semana me emocionei escrevendo um release. Aliás, não escrevia release há muito tempo, mas este fiz questão de fazê-lo. Claudio Demaria retorna à Itália para assumir toda engenharia Europa, Africa e Oriente Médio, exatamente num momento onde se rediscutem novas alternativas de energia, eficiência energética e autônomos. Ele é (e nem poderia ser diferente) a pessoa mais indicada para dar forma ao carro do futuro. Demaria é um mito e ouso dizer que está entre os top10 de pessoas que mais conhece automóvel neste planeta. De para-choque a para-choque, passando por motor, plataforma, manufatura… Agora, cá entre nós, Demaria entende mesmo é de pessoas. Poucos executivos, com poder e responsabilidades gigantes, conseguem ser queridos. E Claudio é uma unanimidade neste assunto. Ele é engenheiro de pessoas: sabe dar bronca (e como sabe!), sabe exigir, sabe cobrar. Mas sabe como ninguém empurrar pra frente todo o time e todos aqueles que estão a sua volta. Ouvi muito pelo telefone: “Rick, está na fábrica? Já andou no protótipo XPTO? Come no?” Acompanhar o nascimento de um produto desde a primeira “mula”, faz toda a diferença para o assessor de imprensa. Demaria sabe disso e sempre me orientou a participar de todo projeto de um novo carro, antes mesmo deles serem carros de fato. Enfim… a FCA se renova, se reinventa. Claudio, espero o convite para um bom vinho italiano.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno