A Mecânica Online abre espaço para uma matéria interessante que circula nos meios de comunicação.
Você já ouviu falar na coisa?
Dizem que um aparelho revolucionário apoiado por Steve Jobs e Jeff Bezos será mais revolucionário que a internet. A coisa, como é chamada, pelo menos tem gente de gabarito por trás.
O projeto de um livro sobre uma misteriosa invenção que seria mais importante que a internet e capaz de gerar riquezas fantásticas está cativando a indústria da tecnologia (que bem gostaria de um milagre).
Especula-se que a Harvard Business School Press tenha pago US$ 250 mil dólares por um livro sobre o IT, ou a coisa, um aparelho também chamado de Ginger, que será revelado no ano que vem pelo milionário inventor Dean Kamen.
Em nota divulgada, Kamen, de 49 anos, não revela muito sobre a invenção, ainda em fase de desenvolvimento e confidencial.
Detalhes da máquina estão contidos na proposta de um livro do jornalista Steve Kemper, escritor que colabora para publicações como a Smithsonian, uma popular revista científica americana.
Muito do que se sabe sobre o Ginger é o que ele não é. Segundo as fontes de notícias, a invenção pode ser montada em 10 minutos com o uso de simples ferramentas. Cada Ginger custará menos de US$ 2 mil a unidade quando for lançado, em 2002.
Com as entrelinhas recheadas de notícias sobre o fim da era dos computadores pessoais e a destruição de muitas empresas ponto.com, a indústria da tecnologia redobrou sua irrepreensível busca pela próxima grande novidade.
Líderes da tecnologia, como o co-fundador da Apple Computer, Steve Jobs, e o fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, e o aventureiro capitalista John Doerr, disseram estar fascinados pela demonstração de um protótipo da máquina e estão investindo milhões de dólares no Ginger.
O banco de investimentos Credit Suisse First Boston espera que o produto possa gerar mais em seu primeiro ano do que qualquer outro lançamento, o que faria de Kamen mais rico que Bill Gates em menos de cinco anos, de acordo com os detalhes apresentados.
Jobs prevê que as cidades serão construídas ao redor das máquinas. Bezos denomina o produto como “revolucionário”. Kamen proclama que o Ginger como algo que transformará as instituições sociais e irá balançar as empresas de bilhões de dólares. Nenhuma destas pessoas, incluindo os editores e os agentes literários, comentaram as declarações.
Kamen, que vive em uma casa criada por ele mesmo em um bairro fora de Manchester, inventou a primeira bomba de insulina portátil na década dos 70. Por 20 anos, Kamen tem trabalhado na criação de produtos inovadores de tecnologia e saúde no DEKA Research and Development, em Manchester.
“Estamos orgulhosos de nosso recorde em introduzir tantos produtos revolucionários e continuaremos nosso trabalho em diversos produtos durante muito tempo”, disse Kamen em resposta à atenção gerada pelo Ginger.
Entre as recentes invenções de Kamen, está uma cadeira de rodas capaz de subir escadas. Ele também organiza um concurso de invenção de robôs que atrai mais de 10 mil participantes anualmente, no parque Epcot Center.