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Evolução deixa Novo Uno Way 2015 mais atrativo para consumidor

As mudanças que para muitos foram sutis no Novo Uno deixaram o modelo ainda mais eficiente em sua proposta. Rodamos com a versão Way nas ruas recifenses e comprovamos que a Fiat realizou os ajustes corretos para tornar ainda mais competitivo seu conceito “round square”, ou “quadrado redondo”.

As melhorias ficam claras quando observamos com calma o modelo. São novos os faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. O modelo também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, aumentando a segurança e praticidade.

Até mesmo os limpadores de para-brisa foram modificados, agora com a tecnologia flat blade, que além do ganho estético, são muito mais eficientes e silenciosos.

Para completar esta evolução feita pelo Centro de Design da Fiat Automóveis, rodas de liga leve e calotas agora têm desenhos ainda mais exclusivos, com motivos diretamente derivados do round square.

A verdade é que o Novo Uno melhorou o que faltava e ficou ainda mais interessante para o consumidor. Os novos faróis podem vir equipados com máscara negra, como acontece com a nossa versão avaliada Way que tornam o visual ainda mais agressivo e exclusivo.

Com o mesmo conceito visual dos piscas dianteiros, as lanternas traseiras trazem o efeito fractal no seu novo conjunto de lentes. Além de beleza, sinalizam com maior eficiência.

E as boas novas não param por aí. Ao entrar no veículo o consumidor encontra um interior trabalhado, que considerando seu segmento, a Fiat oferece boas opções de personalização.
Um dos detalhes interessante que mostra o quanto a equipe de desenvolvimento do modelo é antenada, é a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.

O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.

Observamos que o modelo ganhou um estilo na qualidade similar ao do Punto, o que eleva a percepção. Não há como não achar bonito, robusto e moderno o interior do Novo Uno. A sensação de evolução e que o modelo é mais que representa é rapidamente observada.

O quadro de instrumentos é totalmente novoe na versão Way como item de série vem o novo display de LCD de 3,5” em alta resolução, que facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura.

Ele oferece várias indicações no display. Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

Aqui um ponto que não gostamos, apesar de facilitar o acesso, era melhor quando a entrada de USB ficava no interior do porta-luvas. A marca preferiu colocar as entradas auxiliar, USB e tomada 12V no novíssimo console central. A Fiat dessa forma adota um estilo que já figura em outros modelos, mas que não nos agrada, pois antes a entrada USB ficava no porta-luvas, mais discreto. Agora, o pen drive quando colocado na entrada USB fica muito exposto.

O novo volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradável. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®. Também pode ser regulável em altura.

Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço.

O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.

E tem mais: o banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

Display de 3,5 polegadas no novo painel. De LCD e com iluminação branca, ele é bem completo, mostrando várias informações para auxiliar o motorista. Entre as informações temos: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas… são dezenas de dados, inclusive o número de horas de funcionamento do motor.

Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth®.

Durante o trânsito, principalmente no uso urbano, uma função bastante útil foi incorporada na alavanca de seta no momento de sinalizar a mudança de faixa, o Lane Change. Ele permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes.

Outra tecnologia que chega ao modelo é o Emergency Stop Signaling (ESS), quando de uma freada mais brusca as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio, oferecendo maior segurança.

Os retrovisores externos elétricos agora trazem uma tecnologia muito útil nas manobras de estacionamento, o Tilt-Down. Basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis.

A melhoria anunciada durante o lançamento de cerca de 20% no índice de articulação no interior do veículo é notável no dia-a-dia. O andar com o modelo é silencioso e permite a boa comunicação dentro do carro, sem ter que alterar o tom da voz numa conversa, por exemplo.

Esse ganho foi resultado do aperfeiçoamento para isolar melhor o habitáculo dos ruídos e vibrações do conjunto motor/câmbio através de pequenas mudanças na estrutura frontal da carroceria, com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apoia o coxim, que é totalmente novo, passando de um coxim radial para um coxim prismático.

Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo.

A nossa versão avaliada vem com um bom pacote de equipamentos de série. Direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way, apoia pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura.

O Novo Uno Way agradou bastante durante o período de nossa avaliação. Sua robustez passa maior sensação de segurança para enfrentar as esburacadas ruas brasileiras, seu design ficou mais moderno, jovem.

O interior segue característica da Fiat em oferecer personalização que muitas vezes, outras marcas só oferecem em veículos de segmento superiores. Falta direção elétrica para tornar a condução mais leve, ainda assim, o motor tem bom desempenho, como também o conjunto da suspensão.

Na verdade é um modelo justo e que com a nova atualização ficou ainda melhor, mais moderno para seu cliente em tecnologia e design.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
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