A Ford lança este mês a linha 2004 da Ranger, com uma série de novidades que aprimoram ainda mais o estilo e o conforto da pick-up.
Uma das principais novidades é a versão XLS, catálogo básico equipado com ar-condicionado e trio elétrico de série, destinado ao consumidor picapeiro.
“Todas as mudanças foram feitas com base em pesquisas com os consumidores e ampliam os atrativos da pick-up média da Ford, que além de oferecer os motores mais potentes da categoria – incluindo o Power Stroke Turbo Diesel 2.8 L, com o exclusivo turbo de geometria variável, atingindo 135cv de potência e o 2.3 L 16V a gasolina com 145cv de potência – tem também o conjunto mais completo e afinado de versões e equipamentos.
A robustez e dirigibilidade são outros pontos fortes da pick-up, que possui freios traseiros ABS em toda a linha”, diz Herivelto Sousa, gerente de Marketing de Pick-Ups da Ford.
As mudanças feitas na Ranger 2004 têm como objetivo aumentar o conforto e a satisfação dos clientes.
“Ouvimos as sugestões dos consumidores e simplificamos a oferta, concentrando o foco no aprimoramento dos modelos mais procurados.
A inclusão do ar-condicionado e do trio elétrico como itens de série são um exemplo.
Ideal para o trabalho e fãs de esportes e aventura, que gostam de trilhar caminhos fora-de-estrada sem abrir mão do conforto, a linha Ranger oferece hoje as pick-ups mais modernas e completas da categoria”, diz Herivelto Sousa.
Versões
A Ford Ranger 2004 ganhou também nova nomenclatura de versões, alinhando-se à denominação já adotada nas demais linhas de pick-ups e utilitários da Ford: XLS, XLT e Limited.
A XLS, novidade da linha, oferece as opções de cabine simples ou dupla, com motor Turbo Diesel Power Stroke 2.8 L, tração 4×2 ou 4×4, ou motor 2.3 L 16V a gasolina, 4×2.
A versão XLT tem cabine dupla e motor Turbo Diesel 2.8 L, com tração 4×2 ou 4×4, e vem equipada com uma série de itens adicionais, como pára-choques cromados, rodas de alumínio, air-bag duplo e CD player.
A “top” Ranger Limited, cabine dupla com motor Turbo Diesel Power Stroke 2.8 L e tração 4×4, traz ainda bancos, painéis e volante revestidos em couro, santo antônio, estribos e maçanetas cromados e CD player com viva-voz, entre outros equipamentos.
Os modelos SuperCab e com motorização 4.0 L V6 a gasolina deixam de ser comercializados na linha 2004.
Mais equipamentos
A Ford Ranger 2004 está mais equipada. Todos os modelos agora trazem ar-condicionado e trio elétrico como itens de série, sendo a versão XLS disponível como entrada de linha ao consumidor.
Dentre as novidades do novo modelo estão: novos bancos dianteiros e traseiros, mais confortáveis e anatômicos, portas-luvas iluminado e controles elétricos iluminados.
As versões cabine dupla ganharam também vidros elétricos traseiros, com controles de porta iluminados, e portas traseiras com maior ângulo de abertura.
Faróis dianteiros com novas lâmpadas azuis, mais brilhantes, espelho de cortesia para motorista e passageiro, faróis de neblina com acionamento independente dos faróis, inserto na grade do radiador, molduras laterais e alarme perimetral são outras novidades das versões XLT e Limited.
A topo de linha Limited traz ainda alargador de pára-lamas e novo santo antônio.
As versões 4×4 apresentam novos ganchos de reboque dianteiros, instalados acima do pára-choque, o que facilita o manuseio e confere uma aparência mais robusta ao veículo.
Externamente, os modelos XLT e Limited da Ranger trazem um design ainda mais robusto, com uma grade adicional no radiador e molduras laterais de borracha na carroceria, que servem como proteção adicional.
Na versão XLT as molduras são de cor preta e, na Limited, pintadas na cor do veículo.
Os faróis vêm equipados com novas lâmpadas azuis, de luz mais intensa e branca, que aumentam a visibilidade e segurança na condução noturna.
As duas versões mais equipadas da Ranger incorporam também faróis de neblina com novo controle independente, que podem ser acionados sem a necessidade de ligar os faróis normais, e espelhos de cortesia no pára-sol do motorista e passageiro, além de um sistema de alarme sonoro acionado no mesmo controle remoto das travas elétricas, que protege o veículo em caso de abertura das portas ou do capô sem a chave original do veículo.
A Ranger Limited inclui outras mudanças visuais externas que tornam seu estilo ainda mais luxuoso e imponente: o alargador de pára-lamas, exclusivo dessa versão, e santo antônio com novo desenho, de maior diâmetro.
Conforto ampliado
Os bancos da Ford Ranger 2004 foram totalmente redesenhados, com revestimento em tecidos de padrão geométrico, que dão um toque mais moderno ao interior da pick-up.
Além disso, são confeccionados com espuma de maior densidade e suportes laterais e lombares maiores, que tornam a posição de dirigir mais ergonômica e ampliam o conforto.
O banco traseiro teve o ângulo do encosto modificado para proporcionar melhor acomodação aos passageiros, principalmente em viagens longas.
O modelo cabine dupla ganhou também um ângulo de abertura maior nas portas traseiras, para facilitar a entrada e saída dos passageiros, e vidros elétricos nas quatro portas, que aumentam o conforto, segurança e conveniência do veículo.
Os controles dos vidros e da trava elétrica nas portas agora são iluminados, para facilitar a visualização.
Potência e tecnologia
A Ford Ranger possui os motores a Diesel e a gasolina mais potentes da categoria. O avançado motor Power Stroke Turbo Diesel 2.8 L, com cabeçote, pistões e anéis de liga de alumínio, se caracteriza pelo peso reduzido e elevada resistência estrutural, com um sistema que garante o fluxo uniforme dos líquidos de arrefecimento e pistões refrigerados por jatos de óleo.
Ela é a primeira pickup no Brasil a oferecer, além do turbo convencional, a tecnologia inovadora do turbocompressor de geometria variável (TGV), com palhetas móveis que alteram o comportamento da turbina, liberando maior ou menor vazão de ar para o motor de acordo com a rotação.
Esse sistema garante total aproveitamento da energia gerada pelos gases de escape, com ampla faixa de torque disponível a partir de 1.000 rotações (com 26 kgfm), o que acentua a eficiência da pick-up principalmente em solicitações rigorosas, como o arranque em rampas com o veículo carregado.
O motor 2.8 L Power Stroke com turbo de geometria variável, que equipa a Ford Ranger nas versões XLT e Limited, fornece 135 cv (a 3.800 rpm) e torque de 38,2 kgfm (a 1.400 rpm).
O motor Power Stroke Turbo Diesel 2.8 L convencional, disponível na Ford Ranger versão XLS, desenvolve 132 cv (a 3.800 rpm) e torque de 36,2 kgfm (a 1. 600 rpm), e tem preço mais acessível, que aumenta a competitividade da pick-up na faixa de entrada do segmento a diesel.
O motor 2.3 L 16V a gasolina da Ford Ranger é o primeiro do segmento de pick-ups médias no País com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e 16 válvulas.
É também o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento, com potência de 145 cv (a 5.250 rpm) e torque de 21,3 kgfm.
Segurança e dirigibilidade
O ajuste refinado dos sistemas de transmissão, suspensão e freios são outros fatores que garantem a excelente dirigibilidade e rodagem macia da Ford Ranger.
A suspensão inclui barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.
O sistema de freios, com ABS nas rodas traseiras, evita o travamento das rodas traseiras mesmo em frenagens bruscas, com esforço mínimo de acionamento do pedal.
Os modelos a diesel têm eixo traseiro com dispositivo diferencial antiderrapante, que distribui igualmente a força do motor às rodas em qualquer tipo de terreno.
O acionamento da tração integral nas versões 4×4 é muito simples. Basta girar um botão no painel para selecionar a tração 4×2 ou 4×4, que pode ser mudada com o veículo em movimento a até 90 km/h, na posição “high”.
Além disso, a tecnologia empregada para a redução de ruídos, vibrações e asperezas garante à Ford Ranger o melhor nível de silêncio entre as pick-ups da categoria.
Cores
A Ford Ranger 2004 é disponível nas cores branco Ártico e preto Ebony (sólidas), prata Geada e prata Atenas (metálicas) e vermelho Paris, azul Mônaco, cinza Nassau e verde Sauípe (perolizadas).