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Conheça o turbo “Ball Bearing”, disponível também para o mercado de reposição

Com rolamentos para os rotores, turbo amplia a eficiência dos motores, reduz consumo de combustível e amplia padrão de conforto e de segurança

Para atender à crescente demanda do mercado brasileiro pela turboalimentação de motores, a Honeywell Turbo Technologies, fabricante do turbo Garrett, lança no País o seu turbocompressor com a tecnologia Ball Bearing.

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A avançada novidade reforça a liderança da marca no mercado de reposição nacional e na adoção dos mais modernos produtos.

A tecnologia de turbo Ball Bearing foi desenvolvida nos centros de pesquisas da empresa e consiste na utilização de rolamentos em vez do sistema de mancais, o que reduz o atrito e a inércia do conjunto.

O resultado é uma aceleração mais eficiente, auxiliada pela rápida reação das aletas dos rotores ao receber a pressão do ar expelido pelo motor do veículo.

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Essa maior sensibilidade contribui para mais rápida alimentação da mistura ar/combustível ao motor e, como conseqüência, melhor desempenho.

As perspectivas da crescente utilização do sistema Ball Bearing, pelos benefícios técnicos e também ambientais que proporciona, foram mostradas no dia 20 de fevereiro pelo criador dessa tecnológica, o engenheiro Haneishi Masao, da Garrett, dos Estados Unidos, em palestra que realizou em São Paulo.

De acordo com o engenheiro, a aplicação do Ball Bearing é irreversível e as características e vantagens que apresenta o transformam no instrumento ideal para a tendência de redução de tamanho dos motores que ajudará a indústria automobilística a baixar mais rapidamente o nível de emissões de CO2 perseguido pela indústria automobilística.

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Em sua apresentação, Masao explicou que a turbolimentação é também o principal recurso que a indústria dispõe para tornar mais agradável e segura a dirigibilidade dos veículos, por intermédio da elevação do torque em baixas rotações e manutenção da curva de potência.

Além da atração que exerce aos consumidores do segmento voltado a veículos personalizados e de ser muito utilizada em competições, a turboalimentação ganha novos adeptos que utilizam os seus veículos para o transporte pessoal do dia-a-dia e também para viagens com a família em fins de semana e almejam desempenho superior para garantir mais segurança e conforto.

Blindados e SUV – De acordo com levantamento junto a distribuidores e profissionais de preparação de motores esse segmento é formado por consumidores que buscam melhor performance para carros blindados; para pick-ups e utilitários-esportivos (SUV) ou, mesmo, os que, simplesmente, apreciam desempenho mais positivo, para garantir ultrapassagens seguras ou buscar maior satisfação ao dirigir.

Os registros indicam um mercado formado por consumidores da classe média-alta e pertencentes a uma ampla faixa de consumidores com idade acima de 30 anos.

Para essa parcela de público, que os especialistas em preparação de motores consideram um nicho em crescente evolução, a Garrett decidiu lançar no Brasil a nova tecnologia e estabelecer parcerias com empresas especializadas no desenvolvimento de motores, como a Ancona, Belquip, Blower e Herrera Motors.

Segundo Ricardo Rampaso, gerente de vendas da Garrett, o turbo Ball Bearing é considerado ideal para consumidores interessados em desempenho com segurança e conforto e que valorizam os benefícios do equipamento.

Melhor performance e dirigibilidade – A tecnologia Ball Bearing da Garrett foi desenvolvida em meados da década de 1990, sendo aplicada no automóvel Nissan Silvia 240 SX e, posteriormente, no Falcon, da Ford Austrália, e no Mazda Protegé, nos Estados Unidos.

A partir de 1994 foi adotada também nos Estados Unidos, em carros que disputam provas de aceleração, como os Funny Cars e Dragsters. Nesses tipos de veículos, os turbos Ball Bearing alimentam motores com potência superior a 1.000 cv.

Em 1997 começou a ser usada em automóveis participantes da 24 Horas de Le Mans, consolidando-se como um dos principais fatores para o domínio dos Audi R-8 e R-10 e, mais recentemente, também do Peugeot 908, ambos com motor diesel, que dominaram ao longo dos últimos anos as provas da Le Mans Series.

O Peugeot 908 que ganhou a corrida Mil Milhas Brasileiras, em dezembro último, no autódromo de Interlagos contou com a tecnologia Ball Bearing, que também é utilizada em carros que disputam o Campeonato Mundial de Rali.

Outro Ford australiano a receber a turboalimentação Ball Bearing é o Territory, utilitário-esportivo com aparência semelhante à do EcoSport brasileiro.

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