Por Fernando Calmon*
Mais consolidações do que mudanças nas primeiras posições foram observadas nas 15 segmentações do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, organizadas pela coluna, com referência a 2009.
Na realidade, só um modelo conquistou a liderança no ano passado. O Corolla conseguiu desbancar a posição do Civic, perdida em 2007, conforme o previsto, pois o novo City acabou tomando compradores do médio-compacto da Honda em típica canibalização.
Ainda na mesma faixa, a boa aceitação do Hyundai i30 só não o colocou em posição superior porque as vendas se iniciaram no último trimestre.
Entre os compactos, principal segmento, o C3 apenas com a versão hatch superou o Polo hatch/sedã.
Alguns modelos encolheram sua vantagem na liderança em relação a 2008: Omega, Mercedes S/CL, Palio Weekend e Mercedes SLK.
Outros, como a Mégane Grand Tour e a Strada, aumentaram. Entre picapes pequenas, a nova Saveiro nem ao menos passou a Montana.
O ranking de Alta Roda é diferente daqueles criados pelas fábricas apenas para fins publicitários.
Um exemplo é a Hilux que a Toyota trombeteia como líder “absoluta” na sua categoria. Subsegmentar (tipo de motor ou cabine) tornou-se truque bem conhecido.
Nos dados a seguir, compilados por Paulo Garbossa, da ADK, estão apenas os principais competidores de cada segmento.
A fonte de pesquisa são os emplacamentos (Renavam). Por falta de representatividade de volume e/ou modelos suprimiram-se stations e picapes grandes, além de multivans.
Compactos: Gol/Voyage, 20,7%; Palio/Siena, 17%; Celta/Prisma, 10,7%; Corsa hatch/sedã/Classic, 9,2%; Uno, 8,9%; Fox, 6,9%; Fiesta hatch/sedã, 6,1%; Ka, 4,5%; Logan/Sandero, 4,2%; 206/207 hatch/sedã, 2,9%; Punto/Linea, 2,2%; C3, 1,8%; Polo hatch/sedã, 1,7%. Gol/Voyage continuam a avançar.
Médios-compactos: Corolla, 17%; Civic, 16%; Vectra hatch/sedã, 11%; Astra hatch/sedã, 11%; Golf/Bora/Jetta, 10%; Focus hatch/sedã, 8%; C4 hatch/sedã, 7%; 307 hatch/sedã, 4,6%; i30, 4,3%. Corolla, finalmente, líder.
Médios-grandes: Fusion, 36%; Azera, 27%; Mercedes C/CLC, 10%; BMW3, 8%; Passat, 4,3%; Accord, 4,1%. Novo Fusion reagiu bem.
Grandes: Omega, 33%; Classe E, 21%; BMW5/6, 14%. Novo Classe E apertou o Omega.
Topo: Mercedes S/CL, 27%; BMW 7, 24%; Jaguar XJ, 21. BMW ameaça Mercedes.
Stations pequenas: Palio, 47%; SpaceFox, 35%; 207 SW, 9%. Palio Weekend já esteve mais folgada.
Stations médias: Mégane, 51%; Jetta, 23%; Passat, 12%. Mégane Grand Tour tranquila.
Monovolumes pequenos: Fit, 41%; Meriva, 28%; Idea, 24%. Fit ainda bem firme.
Monovolumes médios: Picasso/C4, 44%; Zafira, 34%; Scénic, 9%. Líder aumenta vantagem.
Picapes pequenas: Strada, 55%; Montana, 21%; Saveiro, 18%. Strada sem ameaças.
Picapes médias: S10, 35%; Hilux, 27%; L200/Triton, 18%. S10, como sempre.
Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 39%; Tucson, 26%; CR-V, 10%. Tucson incomoda o líder.
Utilitários esporte médios: Captiva, 31%; Santa Fe, 18%; Pajero Sport 13%. Captiva se firma.
Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 31%; Veracruz, 21%; Range Rover, 8%. Líder consolidado.
Esporte: Mercedes SLK, 39%; Boxster/Cayman, 13,3%; 911, 12,8%. Porsches ganharam espaço.
RODA VIVA
DENTRO da nova estratégia mundial da Ford, a unidade da filial brasileira em Camaçari (BA) será a principal responsável por desenvolver o utilitário esporte compacto que sucederá o Escape, nos EUA e o Fusion europeu (nada a ver com o sedã mexicano).
Aqui continuará se chamando EcoSport e, talvez, lá fora também. Lançamento previsto para não antes do final de 2012.
AUDIÊNCIA pública, semana passada na Câmara Municipal de Piracicaba (SP), demonstrou que os sul-coreanos da Hyundai estão andando rápido para aprovar relatórios ambientais.
Último passo antes de iniciar as obras da fábrica, independente da de Anápolis (GO), do Grupo Caoa.
O modelo será derivado do i20, novo compacto da marca. Previsão de chegada ao mercado no início de 2013.
ENQUANTO isso continua em Sorocaba (SP) a terraplenagem da segunda fábrica da Toyota, de onde sairá o primeiro compacto baseado no exibido no Salão de Nova Déli, há 15 dias.
Não se sabe o ritmo que a matriz no Japão vai impor. Desconfia-se que será lento, sinalizado pela recuperação financeira. Sorocaba fica a 90 km de São Paulo; Piracicaba, a 180.
DIVULGADO pela consultoria Jato o ranking dos 10 mais vendidos no mercado europeu em 2009.
Alguns países subsidiaram a substituição de carros antigos e poluentes, atraindo compradores que optaram por modelos mais baratos.
Ainda assim o Golf sustentou a liderança, seguido por Fiesta, 207/206plus, Corsa, Punto, Clio, Focus, Panda, Polo e Astra.
VISANDO estimular a criação do Plano Nacional de Segurança Viária (PNSV), o Cesvi Brasil lançou a campanha “Chega de Acidentes” em site específico, com relógio virtual sobre mortos e feridos em expansão contínua.
Propõe também abaixo-assinado eletrônico de apoio à campanha. Quem desejar participar bastar ir a www.chegadeacidentes.com.br.