“Produzido em São Bernardo do Campo, SP, New Fiesta hatchback 2014 inova com opção de transmissão automática de dupla embreagem e seis velocidades.”
A Ford apresenta o New Fiesta Hatch 2014 produzido em São Bernardo do Campo, São Paulo, que mantém o objetivo de globalização da marca no mercado brasileiro e pretende “incomodar” a concorrência com a combinação de elementos de mecânica, tecnologia, segurança e preços competitivos.
Rodando com o modelo na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o design e suas opções de cores despertaram a atenção não apenas das pessoas nas ruas, mas principalmente dos demais motoristas.
Incorporando a nova linguagem de design da Ford, chamada Kinetic 2.0, cujos traços podem ser vistos também no Novo Fusion e no Novo EcoSport, o modelo tem a ampla grade trapezoidal cromada na dianteira como um dos seus elementos mais marcantes, junto com o para-choque envolvente, o capô esculpido e as linhas que procuram transmitir a sensação de movimento.
A carroceria é disponível em seis cores supermodernas, aplicadas com uma tecnologia chamada “High Solids” que realça o brilho e a profundidade de tons. O azul Califórnia é a cor global de lançamento do veículo. O vermelho Arizona, sólido, é vivo e impactante. O vermelho Vermont, um pouco mais escuro, é sofisticado. O branco Ártico, atual cor de tendência, caiu muito bem no modelo. O preto Bristol, perolizado, tem um brilho especial, e o prata Dublin destaca os contornos do carro.
Interior primoroso – O estilo moderno encontrado no exterior do veículo também faz parte dos traços internos. O painel em estilo “cockpit”, com os comandos mais direcionados para o motorista. Os mostradores, de visual moderno, são claros e iluminados na cor “Ice Blue”, presente nos novos carros globais da marca.
Mecânica Online – Muitas são as novidades que o New Fiesta Hatch destaca no aspecto mecânico. Ele tem a opção de dois novos motores da família Sigma – o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, e o 1.5 DOHC, ambos flex e com bloco, cabeçote e cárter de alumínio. Além da versão manual, o modelo 1.6 oferece a transmissão automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, única no segmento.
Eles são produzidos na fábrica da Ford em Taubaté, no interior paulista, e trazem várias inovações para aperfeiçoar a performance tanto com etanol como com gasolina.
Uma das estratégias usadas para isso foi o aumento da taxa de compressão para 12:1. O duplo comando de válvulas variável (TiVCT) também contribui para aumentar a eficiência do motor. Ele funciona tanto na admissão como na exaustão, por meio de atuadores hidráulicos, para alterar o sincronismo da abertura das válvulas em relação ao pistão. Além de melhorar a potência e o consumo, o duplo comando reduz as emissões e melhora a partida a frio, com uma ação mais rápida do catalisador.
O motor 1.5 é o mais novo representante da família Sigma. Com bloco e cárter em alumínio, tem um desempenho eficiente com etanol e a gasolina, além de baixa manutenção. Ele é um motor 16V DOHC Flex, projetado para mais de 240.000 km de vida últil.
Outras novidades dos dois motores que contribuem para reduzir o consumo de combustível fazem parte do pacote chamado “Ecopack”. Elas incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade (5W20), bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.
Partida inteligente – O Ford Easy Start, sistema de partida a frio que elimina a necessidade do tanquinho auxiliar de gasolina, conta com aquecedores na linha de combustível que são ativados automaticamente quando se abre a porta do veículo, por meio de sensores.
Porém, eles só entram em operação quando necessário, dependendo da temperatura ambiente (abaixo de 20°C) e do combustível presente no tanque, o que é informado ao motorista por uma luz no painel.
O carro tem também um sistema de partida inteligente, chamado OTIS (“One Turn Integrated Start”), de três estágios. O primeiro movimento da chave liga os acessórios e, se a lâmpada de aquecimento do combustível estiver acesa, deve-se esperar ela apagar. Então, pressiona-se o pedal da embreagem antes de levar a chave ao estágio 3 e dar a partida. Basta um leve toque para acionar o sistema eletrônico.
“O acionamento do pedal de embreagem para dar a partida é um recurso de segurança já usado em alguns modelos da Ford que agora está sendo estendido para os demais. É um sistema simples, que evita acidentes devido à partida do carro com uma marcha engatada”, diz Guilherme Campos, supervisor de Projetos da Ford. A versão automática traz a mesma segurança e só permite a partida com a alavanca na posição P (Park).
Transmissão PowerShift – A transmissão automática PowerShift de seis velocidades do New Fiesta é a mais moderna do segmento e uma das responsáveis pela sua economia de combustível, com padrão A de classificação do INMETRO/CONPET. Para a motorização 1.6 litro.
A tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade. E também permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista.
No modo SelectShift é possível fazer trocas sequenciais, agregando o conforto do câmbio automático à esportividade de um manual. Há ainda o recurso “Live Drive”, que pode ser usado mesmo no modo D para se fazer uma redução e ultrapassagem.
“A transmissão PowerShift é muito superior a qualquer outra automática ou automatizada existente no mercado. O seu tempo de engate ocorre em milésimos de segundo e as seis marchas permitem um escalonamento eficiente, com a primeira mais curta e a última mais longa para combinar força e economia”, afirma Campos.
Desempenho técnico – A motorização 1.6 litro 16V TiVCT do New Fiesta desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina (@ 6.500 rpm) e tem uma curva de torque plana, com pico de 157 Nm com etanol (@ 5.000 rpm) e de 151 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm). Acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol e atinge a velocidade máxima de 190 km/h.
No consumo, é o único automático da categoria com classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. E também tem nível reduzido de emissões, de 107 g/km de CO2 com gasolina na versão PowerShift.
O motor Sigma 1.5 tem potência de 111 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 107 cv com gasolina (@ 6.500 rpm), e torque de 147/145 Nm com etanol e gasolina, respectivamente (@ 4.250 rpm).
O sistema eletrônico de assistência da direção ajusta automaticamente o esforço em função da velocidade. Conta também com um sistema que compensa desníveis na pista e reduz as vibrações no volante por desbalanceamento e deformações. Além disso, não utiliza óleo e por ter maior eficiência energética também contribui para a economia de combustível.
Melhorar o silêncio interno também foi uma das missões da área de engenharia com o New Fiesta. Isso se deve ao trabalho realizado na isolação, com a aplicação de dupla vedação nas portas, vidros encapsulados, isoladores acústicos na carroceria e retrovisor externo aerodinâmico.
Desenvolvimento brasileiro – Foram mais de 2 milhões de quilômetros de testes dinâmicos e de laboratório em diferentes países, incluindo rodagem em temperaturas variando de 40°C negativos a mais de 80°C. Os testes de durabilidade para o Brasil foram desenvolvidos no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, um dos únicos e mais completos do País. A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, é uma das mais modernas do País e recebeu um investimento de R$800 milhões para o projeto do New Fiesta no Brasil.
Segurança e tecnologias – O modelo já foi submetido a testes de impacto em diferentes regiões do mundo – incluindo avaliações do Euro NCAP e Latin NCAP – e considerado um dos mais seguros da categoria. Além de vir equipado com freio ABS de série, é o único do segmento a oferecer sete airbags.
A linha vem com duplo airbag de série e oferece, na versão Titanium, um conjunto de sete airbags: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta também com sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis. O New Fiesta atingiu um alto nível de segurança na categoria – quatro estrelas – no recente teste realizado pelo Latin NCAP com carros no mercado brasileiro.
Assistência ativa – Para a segurança ativa o New Fiesta conta com o sistema AdvanceTrac, formado pelo controle eletrônico de estabilidade e tração que atua junto com o freio ABS. Para isso, dispõe de uma série de sensores: nas rodas, carroceria, volante e barra de direção.
O sistema entra em ação tanto em situações de sub ou sobre-esterçamento, corrigindo a trajetória do veículo para garantir o seu controle e tração. O assistente de partida em rampa é outro recurso de segurança que impede o carro de deslizar para frente ou para trás nas saídas em pista inclinada.
Caso ocorra uma frenagem brusca, o sistema também ativa automaticamente as luzes de emergência para alertar os motoristas que vêm atrás.
Conectividade de série – O New Fiesta vem equipado nas versões SE e Titanium com o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft. Ele permite acesso ao telefone celular por conexão Bluetooth para a realização de chamadas, sem a necessidade de usar as mãos. Além disso, transforma mensagens de texto em áudio, realiza transferência automática de agenda e toca músicas do celular. Além de tocador de CD/MP3, seu sistema de som tem conexão para iPod, USB e seis alto-falantes.
O New Fiesta 2014 lança também a chave de segurança MyKey – item até então só disponível em veículos do segmento de luxo. Com ela, é possível programar a velocidade máxima do veículo, o volume do som, avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa. A sua programação é feita através da tela do SYNC.
Ar-condicionado digital, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, travas e vidros elétricos com fechamento global e alarme volumétrico são outras novidades que o veículo oferece para ampliar o conforto a bordo.
New Fiesta S e SE 1.5 – O New Fiesta S 1.5, modelo de entrada da linha, é a principal opção do segmento de compactos em sua faixa de preço. Além de ser mais avançado e equipado, ainda traz uma considerável redução de preço em comparação com o modelo anterior, que era importado do México. Ele tem transmissão manual e os mesmos itens de aparência externa dos demais modelos da linha. Seu motor Sigma 1.5 16V, de 111/107 cv, conta com sistema de partida Ford Easy Start.
O modelo já vem equipado com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990.
O New Fiesta 1.5 conta também com a versão SE, que inclui rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.
New Fiesta SE 1.6 – O New Fiesta SE 1.6 é um modelo que agrega um conjunto de tecnologias. Ele traz o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, com duplo comando variável e independente de válvulas, de 130/125 cv, e a opção de transmissão manual ou automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.
Além disso, vem com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, duplo airbag, freio ABS com EBD, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas.
Com transmissão manual, o New Fiesta SE 1.6 sai por R$45.490. Por mais R$3.500 (ou R$48.990), é possível levar a versão com transmissão PowerShift.
“Depois de migrar para um motor acima de 1.0, o próximo passo do consumidor é a transmissão automática. Com o New Fiesta, a Ford torna esse desejo mais acessível, por uma diferença de R$3.500”, diz Andre Leite.
New Fiesta Titanium 1.6 – O New Fiesta Titanium 1.6 é a versão topo de linha. Completo, ele oferece o máximo em tecnologia, conforto, desempenho e segurança na categoria, além de acabamento exclusivo. Muitos de seus itens só são encontrados em veículos de segmentos superiores.
Ele tem motor Sigma 1.6 16V TiVCT, de 130/125 cv, e transmissão PowerShift opcional. Além dos equipamentos encontrados no modelo SE, vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas.
Ele chega com preço de R$51.490, na versão manual, e R$54.990 na versão PowerShift.
Manutenção econômica – O New Fiesta é mais econômico também na hora da manutenção. Segundo levantamentos feitos pelo Cesvi Brasil e pelas publicações que hoje são usadas como referência nessa área, a cesta de peças de reposição do modelo da Ford chega a ser quase 60% mais barata que as da concorrência.
As revisões contam com o sistema de preço fixo da Ford, até os 60.000 km, e têm os mesmos valores da linha Fiesta Rocam. Além disso, a marca oferece um programa de fidelidade que dá descontos progressivos para os clientes que fazem todas as revisões.
Para completar, a Ford oferece um plano de seguro diferenciado para o New Fiesta, com preço médio de R$1.855 em São Paulo. A cobertura, oferecida pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre, inclui indenização integral pelo valor do carro 0 km nos 12 meses iniciais, sem perfil do condutor e com garantia de serviços com peças originais Ford.