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A evolução dos novos J3 e J3 Turin

Cerca de dois anos após inaugurar suas atividades no mercado brasileiro, quando abriu 50 concessionárias ao mesmo tempo no dia 18 de março de 2011 e lançar os modelos J3 e J3 Turin, a JAC Motors oferece aos seus clientes uma restilização profunda, assim denominada pela marca, surpreendendo os clientes que esperavam uma simples modificação em seus dois modelos.

A modificação revela o avanço da JAC Motors em oferecer produtos com melhor qualidade aos seus clientes, destacando a evolução no tratamento de materiais e encaixes.

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A nova concepção estética dos modelos mantém o perfil jovial e dinâmico anterior, com linhas mais fluidas, que foram traçadas no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, na Itália.

Na dianteira encontramos o novo conjunto ótico que exibe lanternas maiores, delineadas por filetes internos de contornos orgânicos. A grade também cresceu, bem como o logotipo da JAC. Frisos cromados foram adicionados, o que torna o modelo mais “chique”.

As linhas fluidas continuam no para-choque, menos volumosas, intensificando suas características de design. A grade inferior agora é bem maior, bem como são novos os alojamentos dos faróis de neblina. Capô e para-lamas também foram redesenhados.

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“O novo J3 e o novo J3 Turin ficaram mais bonitos, atraentes e modernos, além de assegurarem a ótima relação custo/benefício e a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem”, opina Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

“Estimamos que os novos modelos auxiliem no cumprimento de nossa cota de 24 mil unidades vendidas da JAC Motors para 2013, que é o limite acordado pelo programa Inovar Auto”.

No J3 Turin, a versão sedã do J3, a nova proposta estética é repetida na traseira. O modelo perdeu aquele grupo ótico delgado, que se delineava em um desenho vertical, e recebeu um visual mais elegante.

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Com um conjunto “horizontal”, cada lanterna se divide entre o para-lama e a tampa traseira, projetando sobriedade e, simultaneamente, elevando a impressão de tamanho do sedã. Tem-se a impressão de que a traseira “cresceu”. No novo para-choque, a base ganhou contornos em alto-relevo e a adição de uma luz-espia. Ambos ganham novas rodas de liga leve.

Mas é no ambiente interno, onde o motorista passa todo o tempo conduzindo o veículo que a JAC Motors acertou bem na nova proposta e mostra sua evolução. Todo o painel de instrumentos foi redesenhado.

O volante tem três raios e é caracterizado por um elemento vazado em sua base, além de trazer apliques em Black piano, melhor empunhadura com o inédito revestimento em couro e comandos de áudio ao alcance da mão direita.

O quadro de instrumentos, por sua vez, perdeu aquele conjunto combinado de velocímetro e conta-giros. A nova proposta é caracterizada por mostradores individuais, emoldurados por filetes cromados.

São amplos, com melhor leitura. Nível de combustível e indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor ficam acondicionados “dentro” dos instrumentos maiores.

Os hodômetros parcial e totalizador agora se apresentam em uma tela de LCD, que também contém um indicativo de qual porta do veículo está eventualmente aberta.

Também são diferentes as alavancas presas à coluna de direção, onde se acionam setas direcionais e luzes (esquerda) e limpador de para-brisa (direita). As aletas de ventilação, por sua vez, não são mais redondas.

Ganharam um desenho quadrado e filetado, facilitando o ajuste de direcionamento do ar dentro do veículo.

À esquerda do volante, o painel exibe os comandos dos retrovisores de acionamento elétrico, que ficavam anteriormente no puxador da porta do motorista, e a regulagem elétrica de altura de facho dos faróis.

O novo J3 e o novo J3 Turin recebem, também, o reostato de iluminação do quadro de instrumentos, que permite ajustar a intensidade de iluminação do painel, e a chave de ignição tipo “canivete”, onde a haste metálica fica escondida no miolo e é destravada por um botão.

Do mesmo modo, o console central é inteiramente novo, a começar pelo acabamento em Black piano. Na parte superior, ele recebeu um equipamento de áudio integrado ao conjunto, enquanto os controles de climatização foram deslocados para baixo. Até a alavanca do freio de estacionamento é nova.

Nas portas, além do design reformulado, incluindo novas teclas de acionamento dos vidros elétricos, os novos modelos receberam o comando de travamento central das portas. No porta-trecos, o vão disponível foi elaborado para acondicionar um porta-copos, o que se repete na porta do passageiro.

Um terceiro porta-copos está instalado no console central, ao lado do cinzeiro/acendedor de cigarros.

A garantia de seis anos permanece para os modelos, assim como a motorização 1.4 litro que produz 108 cavalos de potência unicamente com gasolina. A marca trabalha no desenvolvimento de uma versão flex.

Os encaixes no câmbio não possuem uma precisão muito boa, mas no dia-a-dia o motorista pega a manha e acerta seu posicionamento.

Durante os cerca de 200 quilômetros de teste que realizamos com o modelo entre as cidades de São Paulo e Campinas percebemos a evolução que a JAC Motors introduz no J3 e J3 Turin.

O ganho nos detalhes do interior dos modelos demonstram que os chineses estão acertando cada vez mais a mão, juntamente com o apoio de engenheiros brasileiros.

O pacote de itens de série, garantia e manutenção que a JAC Motors oferece, além da evolução no design externo tornam o J3 e J3 Turin modelos interessantes a serem considerados cada vez mais pelos clientes. É sempre importante destacar que os investimentos na fábrica da marca continuam firme e em andamento na Bahia.

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Modelo – Respectivamente:

J3

J3 Turin

Vidros elétricos dianteiros e traseiros

Sim;

Sim;

Desembaçador traseiro

Sim;

Sim;

rovisores elétricos

Sim;

Sim;

Faróis com regulagem elétrica de altura

Sim;

Sim;

Luzes de neblina dianteiras

Sim;

Sim;

Brake light

Sim;

Sim;

Protetor de cárter

Sim;

Sim;

Luzes de leitura

Sim;

Sim;

Luzes de segurança nas portas

Sim;

Sim;

Alças de segurança dianteiras e traseiras

Sim;

Sim;

Para-sol com espelho de cortesia

(Somente passageiro)

(Somente passageiro)

Acendedor de cigarros

Sim;

Sim;

Retrovisor interno antiofuscante

Sim;

Sim;

Limpador traseiro com temporizador

Sim;

Não;

Luzes de neblina traseira

Sim;

Sim;

Iluminação do porta malas

Sim;

Sim;

Luzes de segurança nas portas

Sim;

Sim;

Porta revistas

Sim;

Sim;

Banco traseiro bipartido 60/40

Sim;

Sim;

Bancos em veludo

Sim;

Sim;

Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura

Sim;

Sim;

Airbag duplo

Sim;

Sim;

Portas com barras de proteção lateral

Sim;

Sim;

Cintos traseiros laterais de 3 pontos

Sim;

Sim;

Cintos dianteiros com pré-tensionador

Sim;

Sim;

Chave-canivete com destravamento das portas

Sim;

Sim;

Alarme anti-furto

Sim;

Sim;

Travamento automático das portas à 15 km/h

Sim;

Sim;

Travamento central das portas

Sim;

Sim;

Freio ABS com EBD

Sim;

Sim;

Sensor de estacionamento traseiro

Sim;

Sim;

Porta copos central e nas portas

Sim;

Sim;

Acendedor de cigarros

Sim;

Sim;

Antena impressa no para-brisa

Sim;

Sim;

Tomada de energia (12V)

Sim;

Sim;

Iluminação azul no painel de instrumentos

Sim;

Sim;

Volante com regulagem de altura

Sim;

Sim;

Comandos de áudio no volante

Sim;

Sim;

Direção hidráulica

Sim;

Sim;

Ar-condicionado

Sim;

Sim;

CD player com entrada mini-USB

Sim;

Sim;

Abertura interna da tampa do tanque de combustível

Sim;

Sim;

Rodas de liga leve

Sim;

Sim;

Seis alto-falantes

Sim;

Sim.

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