Cerca de dois anos após inaugurar suas atividades no mercado brasileiro, quando abriu 50 concessionárias ao mesmo tempo no dia 18 de março de 2011 e lançar os modelos J3 e J3 Turin, a JAC Motors oferece aos seus clientes uma restilização profunda, assim denominada pela marca, surpreendendo os clientes que esperavam uma simples modificação em seus dois modelos.
A modificação revela o avanço da JAC Motors em oferecer produtos com melhor qualidade aos seus clientes, destacando a evolução no tratamento de materiais e encaixes.
A nova concepção estética dos modelos mantém o perfil jovial e dinâmico anterior, com linhas mais fluidas, que foram traçadas no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, na Itália.
Na dianteira encontramos o novo conjunto ótico que exibe lanternas maiores, delineadas por filetes internos de contornos orgânicos. A grade também cresceu, bem como o logotipo da JAC. Frisos cromados foram adicionados, o que torna o modelo mais “chique”.
As linhas fluidas continuam no para-choque, menos volumosas, intensificando suas características de design. A grade inferior agora é bem maior, bem como são novos os alojamentos dos faróis de neblina. Capô e para-lamas também foram redesenhados.
“O novo J3 e o novo J3 Turin ficaram mais bonitos, atraentes e modernos, além de assegurarem a ótima relação custo/benefício e a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem”, opina Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
“Estimamos que os novos modelos auxiliem no cumprimento de nossa cota de 24 mil unidades vendidas da JAC Motors para 2013, que é o limite acordado pelo programa Inovar Auto”.
No J3 Turin, a versão sedã do J3, a nova proposta estética é repetida na traseira. O modelo perdeu aquele grupo ótico delgado, que se delineava em um desenho vertical, e recebeu um visual mais elegante.
Com um conjunto “horizontal”, cada lanterna se divide entre o para-lama e a tampa traseira, projetando sobriedade e, simultaneamente, elevando a impressão de tamanho do sedã. Tem-se a impressão de que a traseira “cresceu”. No novo para-choque, a base ganhou contornos em alto-relevo e a adição de uma luz-espia. Ambos ganham novas rodas de liga leve.
Mas é no ambiente interno, onde o motorista passa todo o tempo conduzindo o veículo que a JAC Motors acertou bem na nova proposta e mostra sua evolução. Todo o painel de instrumentos foi redesenhado.
O volante tem três raios e é caracterizado por um elemento vazado em sua base, além de trazer apliques em Black piano, melhor empunhadura com o inédito revestimento em couro e comandos de áudio ao alcance da mão direita.
O quadro de instrumentos, por sua vez, perdeu aquele conjunto combinado de velocímetro e conta-giros. A nova proposta é caracterizada por mostradores individuais, emoldurados por filetes cromados.
São amplos, com melhor leitura. Nível de combustível e indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor ficam acondicionados “dentro” dos instrumentos maiores.
Os hodômetros parcial e totalizador agora se apresentam em uma tela de LCD, que também contém um indicativo de qual porta do veículo está eventualmente aberta.
Também são diferentes as alavancas presas à coluna de direção, onde se acionam setas direcionais e luzes (esquerda) e limpador de para-brisa (direita). As aletas de ventilação, por sua vez, não são mais redondas.
Ganharam um desenho quadrado e filetado, facilitando o ajuste de direcionamento do ar dentro do veículo.
À esquerda do volante, o painel exibe os comandos dos retrovisores de acionamento elétrico, que ficavam anteriormente no puxador da porta do motorista, e a regulagem elétrica de altura de facho dos faróis.
O novo J3 e o novo J3 Turin recebem, também, o reostato de iluminação do quadro de instrumentos, que permite ajustar a intensidade de iluminação do painel, e a chave de ignição tipo “canivete”, onde a haste metálica fica escondida no miolo e é destravada por um botão.
Do mesmo modo, o console central é inteiramente novo, a começar pelo acabamento em Black piano. Na parte superior, ele recebeu um equipamento de áudio integrado ao conjunto, enquanto os controles de climatização foram deslocados para baixo. Até a alavanca do freio de estacionamento é nova.
Nas portas, além do design reformulado, incluindo novas teclas de acionamento dos vidros elétricos, os novos modelos receberam o comando de travamento central das portas. No porta-trecos, o vão disponível foi elaborado para acondicionar um porta-copos, o que se repete na porta do passageiro.
Um terceiro porta-copos está instalado no console central, ao lado do cinzeiro/acendedor de cigarros.
A garantia de seis anos permanece para os modelos, assim como a motorização 1.4 litro que produz 108 cavalos de potência unicamente com gasolina. A marca trabalha no desenvolvimento de uma versão flex.
Os encaixes no câmbio não possuem uma precisão muito boa, mas no dia-a-dia o motorista pega a manha e acerta seu posicionamento.
Durante os cerca de 200 quilômetros de teste que realizamos com o modelo entre as cidades de São Paulo e Campinas percebemos a evolução que a JAC Motors introduz no J3 e J3 Turin.
O ganho nos detalhes do interior dos modelos demonstram que os chineses estão acertando cada vez mais a mão, juntamente com o apoio de engenheiros brasileiros.
O pacote de itens de série, garantia e manutenção que a JAC Motors oferece, além da evolução no design externo tornam o J3 e J3 Turin modelos interessantes a serem considerados cada vez mais pelos clientes. É sempre importante destacar que os investimentos na fábrica da marca continuam firme e em andamento na Bahia.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Modelo – Respectivamente:
J3
J3 Turin
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Sim;
Sim;
Desembaçador traseiro
Sim;
Sim;
rovisores elétricos
Sim;
Sim;
Faróis com regulagem elétrica de altura
Sim;
Sim;
Luzes de neblina dianteiras
Sim;
Sim;
Brake light
Sim;
Sim;
Protetor de cárter
Sim;
Sim;
Luzes de leitura
Sim;
Sim;
Luzes de segurança nas portas
Sim;
Sim;
Alças de segurança dianteiras e traseiras
Sim;
Sim;
Para-sol com espelho de cortesia
(Somente passageiro)
(Somente passageiro)
Acendedor de cigarros
Sim;
Sim;
Retrovisor interno antiofuscante
Sim;
Sim;
Limpador traseiro com temporizador
Sim;
Não;
Luzes de neblina traseira
Sim;
Sim;
Iluminação do porta malas
Sim;
Sim;
Luzes de segurança nas portas
Sim;
Sim;
Porta revistas
Sim;
Sim;
Banco traseiro bipartido 60/40
Sim;
Sim;
Bancos em veludo
Sim;
Sim;
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Sim;
Sim;
Airbag duplo
Sim;
Sim;
Portas com barras de proteção lateral
Sim;
Sim;
Cintos traseiros laterais de 3 pontos
Sim;
Sim;
Cintos dianteiros com pré-tensionador
Sim;
Sim;
Chave-canivete com destravamento das portas
Sim;
Sim;
Alarme anti-furto
Sim;
Sim;
Travamento automático das portas à 15 km/h
Sim;
Sim;
Travamento central das portas
Sim;
Sim;
Freio ABS com EBD
Sim;
Sim;
Sensor de estacionamento traseiro
Sim;
Sim;
Porta copos central e nas portas
Sim;
Sim;
Acendedor de cigarros
Sim;
Sim;
Antena impressa no para-brisa
Sim;
Sim;
Tomada de energia (12V)
Sim;
Sim;
Iluminação azul no painel de instrumentos
Sim;
Sim;
Volante com regulagem de altura
Sim;
Sim;
Comandos de áudio no volante
Sim;
Sim;
Direção hidráulica
Sim;
Sim;
Ar-condicionado
Sim;
Sim;
CD player com entrada mini-USB
Sim;
Sim;
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Sim;
Sim;
Rodas de liga leve
Sim;
Sim;
Seis alto-falantes
Sim;
Sim.