domingo, 7 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Tração integral na segurança

O que modelos como o Ford Edge, Volkswagen CC V6, Novo Fusion, Novo EcoSport 4WD, Audi A8, entre outros têm em comum? A opção de utilização da tração integral. Um item que se torna cada vez mais comum aos veículos à venda no Brasil, que anteriormente era mais direcionado aos modelos off-road.

Atualmente já é possível encontrar hatches e sedãs com esse importante item como equipamento de série. Com a função de controlar o torque e distribuí-lo na dose e no momento certos para cada uma das rodas, evitando que elas patinem.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Basicamente temos duas opções de tração integral:

A temporária – Só entra em ação quando as situações de terrenos e pavimentação exigirem e é ligada por meio de alavanca ou botão diretamente no painel do veículo;

Já a permanente, conforme sua própria definição está acionada por todo o tempo, com os dois eixos sempre tracionando o veículo.

- Publicidade -

A distribuição desigual do torque é feita pelo diferencial central ou por um sistema de acoplamento viscoso que permita deslizamento relativo, na qual a pressão gerada por uma das rodas girando em falso o aciona.

Os veículos com tração integral possuem um diferencial por eixo e alguns têm o diferencial central. Eles são responsáveis por distribuir o torque entre as rodas de cada eixo.

No caso do sistema de tração integral 4MOTION, utilizada no Volkswagen CC V6, normalmente, o eixo dianteiro é responsável pela maior parte da tração, com o traseiro recebendo apenas 10% da força propulsiva. Isto economiza combustível.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O eixo traseiro só entra em ação, passo a passo, quando necessário, dependendo da situação enfrentada. O acionamento é feito por uma embreagem eletro hidráulica intermediária. A vantagem do controle ser eletrônico é que não há necessidade de haver diferença de velocidade entre os eixos para ativar a embreagem, já que a pressão é aplicada por uma bomba elétrica.

Na Audi temos a tecnologia quatro, que significa tração permanente nas quatro rodas, distribuindo a força motriz entre a frente e a traseira do veículo. Se as rodas em um dos eixos perderem a aderência e ameaçarem girar, o torque é redirecionado no diferencial central para o outro eixo, de forma automática e contínua.

A tecnologia quattro leva em consideração a influência da velocidade das rodas e aceleração para frente e lateral. O Audi 80 foi o modelo que adotou pela primeira vez o sistema de tração quatro. O resultado: melhor aceleração, maior estabilidade lateral, tração melhorada, mais segurança e até mais prazer em dirigir.

MECÂNICA ONLINE Yamaha de 150 cc – Até o final desse mês de agosto, a Yamaha arranca para mais um importante lançamento: a sua primeira motocicleta de 150 cilindradas no Brasil. O novo modelo, que será produzido na fábrica de Manaus (AM), tem projeto desenvolvido em parceria pelas engenharias do Japão e do Brasil, especialmente para o mercado brasileiro.

Com design arrojado e robusto, motor Blueflex de quatro tempos SOHC, partida elétrica, injeção eletrônica (com mapeamento), câmbio de 5 velocidades e outras novidades.

Start-stop – A Bosch comemora a marca de 10 milhões de motores de partida start-stop produzidos em sua fábrica em Hildesheim, na Alemanha. Desde o início da produção em série, em 2007, a Bosch tem recebido cada vez mais pedidos desse sistema que auxilia na economia de combustível e na redução de emissões.

No Novo Ciclo Europeu de Condução (New European Driving Cycle – NEDC), a tecnologia start-stop reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO², em até 5%. Especificamente quando considerado o percurso urbano da NEDC, as reduções são de até 8%.

SIMEA 2013 – A 21ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – SIMEA 2013 -, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a ser realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no WTC São Paulo Events Center, em São Paulo (SP), será um grande palco de debates sobre o Inovar-Auto e de exibição tecnológica.

Além de contar com o tema principal “Inovação e Competitividade no Novo Regime Automotivo”, extremamente atualizado, o 21º SIMEA terá a parceria da Automaker Media Group, empresa de eventos, que realiza a exposição e o ciclo de palestra “Testing Show”.

 

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil