“Com mudanças sutis no exterior, interior completamente renovado e preço inicial de 34.990 modelo investe na tecnologia, mas deixa de fora ar condicionado e central multimídia de série.”
Quebrar paradigmas, ser flexíveis. Talvez essa seja hoje uma das virtudes mais procuradas nas pessoas. Imagina quando falamos de automóvel.
O trabalho desenvolvido pela Fiat, mostra que sua equipe é pra lá de dinâmica e atualizada para tornar o que já era bastante jovem e funcional, num modelo ainda mais interessante, com tecnologias e inovações para manter e trazer novos clientes na versão 2015 do Novo Uno.
O Mecânica Online® foi até a cidade de Buenos Aires, na Argentina, para conhecer na convenção de imprensa os diferenciais da atualização, que por muito pouco, não chegou a ser a de uma nova geração.
E o interessante disso tudo é que você pode olhar de relance e achar que o carro não mudou. Mas não é bem assim. O design do Novo Uno reflete a nova fase do modelo: a evolução. Palavrinha mágica que vai acompanhar nosso texto.
Ele mudou, mas sem perder o revolucionário conceito round square, o “quadrado redondo”, seu design único e diferenciado. Mantendo sua juventude, entrou na maturidade com novos elementos visuais — como a presença de fractais nas lanternas traseiras e faróis — que ressaltam linhas e contornos, transmitindo robustez e mais esportividade.
O Novo Uno 2015 ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, aumentando a segurança e praticidade.
Até mesmo os limpadores de para-brisa trazem a tecnologia flat blade, que além do ganho estético, são muito mais eficientes e silenciosos. Para completar esta evolução feita pelo Centro de Design da Fiat Automóveis, rodas de liga leve e calotas agora têm desenhos ainda mais exclusivos, com motivos diretamente derivados do round square.
Confira as principais mudanças externas do Novo Uno 2015: Novos faróis – Maiores e com maior impacto visual, trazem o novo conceito de fractais nos piscas laterais dianteiros, formando um objeto único, extremamente tridimensional.
Os novos faróis também podem vir equipados com máscara negra (Way, Sporting ou no Kit de personalização), deixando o carro com visual ainda mais agressivo e exclusivo. Novo capô – Com laterais mais elevadas, as linhas do novo capô dão ao carro um visual mais alto, forte, mais marcante.
Novo para-choque dianteiro – Mais robusto e com novos apliques, reforça o visual do modelo, aumentando a sensação de modernidade e beleza. A versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo que ressalta ainda mais seu espírito esportivo.
Novas grades dianteiras – Separada agora do para-choque, a nova grade superior passa mais imponência ao design frontal do Novo Uno 2015, além de possibilitar também personalidade às versões. Já a nova grade inferior e as novas tomadas de ar laterais dão suporte e completam o conjunto frontal.
Novas lanternas traseiras – Com o mesmo conceito visual dos piscas dianteiros, as lanternas traseiras trazem o efeito fractal no seu novo conjunto de lentes. Além de beleza, sinalizam com maior eficiência.
Novo para-choque traseiro – Sua parte inferior mais marcada confere solidez e esportividade ao carro. Novamente a versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo, com saída dupla central de escape e difusores.
Novas maçanetas com fechadura integrada – A fechadura saiu da porta e agora está integrada à própria maçaneta do carro, tornando-se mais prática e de fácil localização e uso. Repetidor de seta integrado aos retrovisores externos – Este novo recurso de segurança chega, em algumas versões, acompanhado de retrovisores pintados na cor da carroceria.
Novas rodas e calotas – As rodas de aço nos aros 13” e 14” trazem calotas com novos desenhos, assim como as rodas de liga leve aro 14”, com dois visuais diferentes. Para o Novo Uno Sporting existem rodas de liga leve de série com aro maior, de 15”.
Cada uma das rodas com seu design exclusivo, mas todas baseadas no conceito round square. O novo visual externo ainda pode ser complementado com o kit de personalização, que inclui desde faróis com máscara negra, retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta.
Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade e personalidade ao Novo Uno 2015. Para quem achou que não existiam mudanças na parte externa e listamos tudo isso, imagine agora no interior, onde a evolução foi positivamente significativa.
Um dos detalhes interessante que mostra o quanto a equipe de desenvolvimento do modelo é antenada, é a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.
O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.
Observamos que o modelo ganhou um estilo na qualidade similar ao do Punto, o que eleva a percepção. O quadro de instrumentos é totalmente novo, existe a opção de um novo display de LCD de 3,5” em alta resolução que facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura.
Ele oferece várias indicações no display. Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.
Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novíssimo console central, tudo muito mais acessível e prático. A Fiat dessa forma adota um estilo que já figura em outros modelos, mas que não nos agrada, pois antes a entrada USB ficava no porta-luvas, mais discreto.
Agora, o pen drive quando colocado na entrada USB fica muito exposto. O novo volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradável.
Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®. Também pode ser regulável em altura. Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas.
Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço.
O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.
E tem mais: o banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
Tecnologia pontual – É evidente a evolução que estamos mostrando no Novo Uno, mas o pacote tecnológico atinge a gama dos modelos de forma pontual. O objetivo dos recursos em sofisticação, conforto, segurança e, principalmente, mais economia de combustível e menor emissão de poluentes, tem um apelo muito positivo, mas há um custo para isso que deve ser considerado.
Start&Stop: inédito nos carros nacionais – Mais uma vez pioneira, a Fiat é a primeira fabricante a equipar um automóvel nacional com o Start&Stop. Também traz o primeiro motor Flex com esta tecnologia, atuando tanto com gasolina quanto com etanol.
Este recurso “verde” de última geração desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades.
Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. E ainda melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído característico do motor na marcha lenta. O Start&Stop (S&S) vem de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015.
Ele tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente, e o Novo Uno Evolution está pronto para arrancar.
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria.
O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive). Por trás desta simplicidade de operação existe muito trabalho de engenharia da Fiat, que também acrescentou novas tecnologias para chegar a este excelente resultado.
Todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento. A bateria de 60 Ah, que traz Mix Acid Element (misturador do eletrólito), além de células de energia com tecnologia Heavy Duty, garante partidas e recargas mais rápidas.
Existe também o Sensor Inteligente de Bateria (IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S.
Este sensor IBS trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga. Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah.
E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas. Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna.
Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado.
Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo. Todo este gerenciamento é muito eficiente uma vez que a linha 2015 do Novo Uno traz a arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits.
Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.
Novo Câmbio Dualogic® Plus: esportividade ao volante – Em mais uma demonstração de tecnologia e de pioneirismo no mercado brasileiro, a Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic® Plus no Novo Uno, com botões no console, uma das grandes novidades da linha 2015 do modelo.
Esta transmissão automatizada e inteligente garante o conforto de um câmbio automático com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual. Lançado em 2008 no Fiat Stilo, passou a se chamar Dualogic® Plus quando ganhou novas funções em 2012 com o Fiat Bravo.
Agora chega com um grande diferencial no Novo Uno 2015, trazendo o inédito e sofisticado comando por botões no console central e a troca de marchas manual feita por borboletas localizadas atrás do volante.
O novo câmbio Dualogic® Plus pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno. Agora ele é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca.
Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus. No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva.
Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática. De novo um recurso só encontrado em carros de categoria superior.
Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”.
Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
E tem mais, o sistema do Dualogic® Plus foi reprogramado para o Novo Uno, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping e Auto-Up Shift Abort, que garantem maior conforto ao dirigir, além de maior segurança nas manobras.
Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.
Outra grande vantagem do Dualogic® Plus é o Auto-up Shift Abort, um sistema inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada.
Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa. Pacote tecnológico – Além do Start&Stop e do câmbio Dualogic® comandado por botões, o Novo Uno 2015 foi equipado com várias tecnologias que facilitam sua condução, além de aumentar o conforto e a segurança dos ocupantes.
Graças à arquitetura eletrônica CANbus com velocidade ampliada de 11 Bits para 29 Bits, este novo lançamento da Fiat ultrapassa as fronteiras de sua categoria e incorpora novidades de carros mais luxuosos.
Elas vão de chave de seta com a função Lane Change até display LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, que conta com inúmeras funções e novas informações. Confira abaixo: Display de 3,5 polegadas no novo painel. De LCD e com iluminação branca, ele é bem completo, mostrando várias informações para auxiliar o motorista.
Nas versões mais básicas ele traz indicações como, por exemplo, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) apresenta várias outras informações.
Entre elas: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas… são dezenas de dados, inclusive o número de horas de funcionamento do motor.
Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth®. Novo rádio com dimensão de 2DIN, integrado ao painel frontal, traz display maior e muito mais informações e conectividade.
Ele conta com tomada USB/AUX no console central. Como alterna funções de rádio mais USB / iPod / AUX / Áudio Bluetooth, ele permite ser sincronizado com celulares para receber e fazer chamadas.
O sistema de áudio do Novo Uno também apresenta uma melhora acústica devido à adoção de novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora e melhorar a reprodução de graves, adequando o som mais ao gosto do consumidor brasileiro.
Nova alavanca de seta incorpora uma função bastante útil para mudança de faixa de rolamento: o Lane Change. Ele permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Emergency Stop Signaling (ESS) – Em uma freada mais brusca as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio, oferecendo maior segurança.
Os retrovisores externos elétricos agora trazem uma tecnologia muito útil nas manobras de estacionamento, o Tilt-Down. Basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis.
Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0. O novo modelo conta agora com vidros elétricos também para as portas traseiras, trazendo one-touch, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.
Números da evolução Redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado; Melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo.
Isso significa que melhorou muito a facilidade de comunicação dentro do carro. Ou seja, o Novo Uno 2015 passa a ter um ambiente com conforto sonoro de carro de categoria superior.
Todo o aperfeiçoamento para isolar melhor o habitáculo dos ruídos e vibrações do conjunto motor/câmbio acontece com pequenas mudanças na estrutura frontal da carroceria, com reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde se apoia o coxim, que é totalmente novo, passando de um coxim radial para um coxim prismático.
Agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo. Gama mais completa: são sete versões e muito mais equipamentos.
O Novo Uno apresenta uma gama ainda mais completa para 2015. Agora são sete versões. Vamos começar com as duas novas que acabaram de entrar, a Attractive 1.0 e a Evolution 1.4 com o exclusivo Start&Stop, depois vamos para as versões Way (1.0 e 1.4), e chegando na versão top do modelo, a Sporting 1.4.
Todas com quatro portas e motorização flexível. A estas cinco somam-se as duas versões Uno Vivace 1.0 Flex (de duas e quatro portas), que mantêm a carroceria atual, mas também já são linha 2015. Entre os equipamentos, de série ou opcionais, vários são inéditos e exclusivos na categoria.
Caso dos três diferentes volantes (que incluem vários e importantes comandos), passando pelas tecnologias Start&Stop, câmbio Dualogic®, sensor de estacionamento, até o banco traseiro, que recebeu requintes exclusivos: quando o encosto é bipartido, vem com três encostos de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio.
Além disso, as versões ainda podem ser equipadas com dois kits de personalização. Veja como ficou a nova linha 2015 do Novo Uno e seus equipamentos: Preços & versões – O novo Uno 2015 parte de R$ 30.990 (sem ar-condicionado), na versão Attractive 1.0, ou R$ 1.570 a mais que o ano-modelo 2014, compatível com as melhorias adicionadas (quase sem aumento real).
A Evolution (1.4), grande novidade, custa R$ 34.990 e a Sporting, R$ 36.560. Esses preços se combinam com opcionais de fábrica e acessórios (instalados nas concessionárias). Pela primeira vez, para quem desejar, o carro pode ultrapassar os R$ 50.000, quase o dobro da versão Vivace 2-portas de R$ 26.370.
Novo Uno Attractive 1.0 – Mesmo a versão mais acessível vem já com muitos equipamentos de série. Entre eles, direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.
Esta versão chega com uma vasta lista de equipamentos opcionais. Conheça alguns: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.
Novo Uno Way 1.0 – Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.
Os opcionais são os mesmos da versão Attractive. Novo Uno Way 1.4 – Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura.
Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Novo Uno Evolution 1.4 – Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3.
Chega equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada. Novo Uno Sporting 1.4 – A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada.
Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas. Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização: Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
O Novo Uno 2015 traz uma gama de versões muito completa, com muitos equipamentos e kits de personalização, tudo muito exclusivo e sofisticado, além disso, traz uma gama de cores bem variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).
O Novo Uno 2015 conta ainda com a garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.
São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do Novo Uno.