sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

Bardahl completou 60 anos de Brasil e aposta em know-how para continuar líder

O slogan “Tudo anda bem com Bardahl”, os produtos de qualidade e uma campanha publicitária que ficou marcada na história da propaganda brasileira, e mundial, consolidaram a marca Bardahl no Brasil. Há 60 anos, a Bardahl foi a responsável pela introdução dos aditivos de óleo, combustível e radiador no Brasil. Os produtos da marca chegaram ao país em 1954, aproveitando a instalação das primeiras montadoras de veículos no país.

- Publicidade -

Os produtos Bardahl não tinham concorrentes e trouxeram uma nova tendência mundial, que era a questão do tratamento dos combustíveis, da melhora da performance dos óleos lubrificantes, e do fluido de arrefecimento com propriedades antifervura, anticongelante e anticorrosiva.

“Aos poucos, a indústria automobilística e o próprio segmento de lubrificantes e aditivos foram incorporando as ideias de Ole Bardahl (o fundador da marca, em 1939, nos EUA).

É o que se vê com a indicação dos aditivos de radiador pelas montadoras, o aumento dos níveis de desempenho API, isto é, aditivação do óleo lubrificante, e com os combustíveis aditivados. Todas estas mudanças, que entendemos como evolução, só vêm atestar a funcionalidade dos aditivos”, afirma o químico Sérgio Ambrus, coordenador técnico e industrial da Bardahl Brasil, que está à frente da formulação de novos produtos automotivos, que serão lançados no início desse ano.

A marca Bardahl é conhecida pela propaganda e pelos produtos, mas a história da empresa vai muito além disso. Além de ter introduzido os aditivos no Brasil, a Bardahl lançou o primeiro lubrificante com o conceito long life no Salão do Automóvel de 1968, o Maxoil Long Life; foi a primeira empresa do segmento de lubrificantes e aditivos a envasar seus produtos em embalagens plásticas, na década de 1980; também foi a primeira empresa a lançar o aditivo para carros Flex e, na década de 1970, lançou o primeiro aditivo para o etanol.

- Publicidade -

“É uma história de pioneirismo que precisa ser celebrada, porque meu pai Antônio Leme Nunes Galvão e meus tios Evânio Galvão e Mario Galvão começaram um pequeno negócio, experimental, em 1954. A frota brasileira era muito pequena e, por força de contrato, a Bardahl Lubrificantes de São Paulo só podia revender os produtos Bardahl na cidade de São Paulo”, lembra Roberto Andrade Galvão, hoje diretor presidente da Promax, única empresa que tem a licença para fabricar e comercializar os produtos Bardahl no Brasil.

Sob a sua gestão, a empresa ampliou muito o seu portifólio de produtos, principalmente no segmento industrial, modernizou e padronizou suas embalagens, passou a importar a linha industrial para a América do Sul e tornou-se distribuidora de matérias-primas de alta tecnologia da ExxonMobil, Petronas, Lubrizol e UCM.

A Promax está localizada em Cajamar, interior de São Paulo, e graças à rede de distribuidores e revendedores constituída ao longo destes 60 anos é possível encontrar os produtos Bardahl em todo o Brasil.

Automobilismo – O automobilismo está no DNA da Bardahl – o marketing esportivo foi uma das estratégias usadas por Ole Bardahl para disseminar a sua marca pelo mundo. No Brasil, os empresários paulistanos usaram a mesma estratégia, sem saber que estavam ajudando a escrever a história do automobilismo nacional. Em 1956, patrocinaram o projeto do barão Wilson Fittipaldi, as Mil Milhas Brasileiras, que se tornou a prova mais importante do automobilismo nacional nas décadas de 1950 e 1960; na década de 1960 patrocinou o início da carreira do “rato”, apelido de Emerson Fittipaldi, que se tornaria bicampeão mundial de Fórmula 1; a Bardahl ainda patrocinou o início da Stock Car, na década de 1980, categoria que patrocina atualmente.

Empreendedorismo – A história da marca é, sobretudo, uma história de empreendedorismo. Ole Bardahl era um imigrante norueguês que chegou aos EUA sem dinheiro e viu em uma fórmula revolucionária para lubrificantes a chance de um novo negócio. O aditivo para óleo de motor, que comprovadamente contribui para reduzir o atrito, foi o primeiro produto da Bardahl, em 1939. Mas foi em 1946 que Ole Bardahl decidiu expandir seu negócio e, mais uma vez, de modo incomum para a época, por meio de licenças.

- Publicidade -

Os produtos Bardahl chegaram ao Brasil por meio de empresários italianos licenciados para vender na América do Sul. Em sua busca por revendedores no Brasil, os italianos “seduziram” o empresário paulistano Antônio Leme Nunes Galvão mostrando todos os benefícios revolucionários do aditivo para lubrificantes – nascia a Bardahl Lubrificantes de São Paulo, em 1954. Em 1957, foi montada a primeira fábrica de Bardahl, em São Paulo, e, em 1978, a fábrica mudou para Cajamar, onde permanece até hoje, atendendo todo o território nacional.

Para preservar toda esta história, a empresa mantém na fábrica, em Cajamar (SP), um Centro de Memória, onde podem ser vistas embalagens da década de 1950, a única máquina de envase da primeira fábrica (no Morumbi), a taça das Mil Milhas Brasileiras e muitas das peças publicitárias mais famosas da história da empresa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais