A Renault encerrou 2014 com o market share histórico de 7,1%, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação a 2013 (6,6%), enquanto os emplacamentos alcançaram 237.187 unidades, um aumento de 0,3% no mesmo comparativo. Em um mercado em baixa de 7,1%, a Renault foi uma das únicas montadoras a incrementar as suas vendas em 2014.
Esses resultados fazem da Renault uma das marcas que mais crescem no País e firma a sua posição entre principais montadoras brasileiras. Esse desempenho foi alcançado graças à renovação da gama e ao novo design mundial da marca.
Os Novos Sandero e Sandero Stepway, por seu design marcante, alto nível de equipamentos e conectividade, foram muito bem recebidos pelo mercado e firmaram a posição entre os 10 mais vendidos do País. Ao todo, foram 95.388 emplacamentos dos dois modelos em 2014. O Sandero Stepway já no primeiro mês depois de seu lançamento (outubro) obteve a liderança com 57% de participação no segmento.
Reconhecido como o verdadeiro SUV do mercado brasileiro, o Duster obteve a liderança na categoria durante os últimos três meses de 2014, conquistando 48.880 emplacamentos no ano. O Novo Logan, lançado no final de 2013, foi outro destaque, registrando o dobro de emplacamentos na comparação com 2013, com 46.463 unidades. Completando o sucesso do time, o novo Master, reconhecido pela sua robustez, tecnologia e baixo consumo, foi o veículo mais vendido do seu segmento em 2014, com um crescimento de 22% comparativamente a 2013, acumulando 12.340 emplacamentos.
RECONHECIMENTOS EM 2014 – Além do reconhecimento do mercado, as qualidades dos veículos da marca obtiveram destaque também da mídia especializada. O novo Logan, com a nova identidade mundial da marca, sofisticação, inovação acessível e mais conforto, foi escolhido o grande campeão do prêmio “Melhor Compra” da revista Quatro Rodas na edição 2014, vencendo também na categoria até R$ 40.000 com a versão Expression 1.6. O modelo também foi eleito o melhor sedã compacto de entrada no ‘Voss Brasil 2014’ da J.D. Power.
O Duster também mereceu reconhecimento e foi eleito como a “melhor compra” entre os utilitários-esportivos que custam até R$ 80.000, com a versão Tech Road II equipada com motor 2.0 e tração 4×2, pela revista Quatro Rodas. No final de 2014 o modelo registrou a marca histórica de 150 mil unidades vendidas no Brasil, sendo que em abril de 2014 já havia registrado mais de 1 milhão de unidades produzidas em todo o mundo.
Além disso, os modelos Clio, Novo Sandero 1.0 e Novo Logan 1.0, já destacados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com nota “A” (menor consumo de combustível), foram contemplados também com a certificação do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), por atender aos critérios de melhor eficiência energética.
“A Renault vive em seu melhor momento no País onde alcançou, neste ano, a marca de 2 milhões de veículos produzidos. Nossos emplacamentos aumentaram 50% nos últimos 4 anos e nosso market share saltou de 4,8% para mais de 7%” destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, lembrando ainda que a empresa foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das melhores para se trabalhar no Brasil. “Estamos iniciando 2015 com a gama de produtos renovada e já preparando futuros lançamentos para continuar crescendo”, completou.
REDE COMERCIAL – Parte fundamental no plano estratégico de crescimento da Renault, em 2014 a rede de serviços da marca ganhou 19 novas lojas no País, totalizando 294 pontos de vendas e abrangendo mais de 85% de cobertura do mercado nacional. No balanço geral, foram alcançadas 14 novas cidades, 13 pontos nas regiões Sul e Sudeste e outros seis nas regiões Norte e Nordeste. Até 2016 serão mais 72 novas lojas, um crescimento de mais 26%.
A rede de serviços registrou avanços importantes também com o Renault Minuto, que ganhou 4 novas unidades em 2014 e já totaliza 16 unidades, número que deve chegar a 51 até 2016. No caso do Renault Pro+ (um sistema de atendimento dirigido à frotistas e prestadores de serviços), no ano passado foram instalados 10 novos pontos, totalizando 58 unidades em operação – 55 integradas às concessionárias e 3 com atendimento dedicado – em Goiânia, Canoas e Santa Maria – RS). Também em 2014 foram remodeladas 11 Renault Store, que são showroons móveis.
O AVANÇO DOS VEÍCULOS ZERO EMISSÕES – No âmbito dos veículos zero emissões, o ano de 2014 teve como uma das principais novidades no Brasil o início da montagem de 32 Renault Twizy pelo Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Esta operação, pioneira, é resultado de um acordo de cooperação tecnológica com a Renault e realizada através do Programa Veículo Elétrico (VE), de iniciativa da Itaipu com a suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO.
Assim, desde outubro de 2013, quando foi firmado o primeiro contrato, Itaipu já adquiriu 54 veículos Renault Zoe e Twizy. “Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão e esse tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
Em 2014 a Renault comercializou 28 veículos elétricos da sua gama no Brasil (20 modelos Zoe, 2 Fluence e 6 Kangoo Z.E.). Com isso, desde 2013 já são cerca de 70 unidades vendidas junto a empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia no País, entre elas, além de Itaipu Binacional, o Grupo TCP e CPFL. Isso faz da Renault a marca que até hoje mais vendeu carros 100% elétricos no Brasil. A Renault participa ainda de parcerias em projetos de mobilidade urbana como o Curitiba Ecoelétrico (10 veículos) e Brasília Ecomóvel (7 veículos), os quais visam avaliar as vantagens econômicas e ecológicas no uso dessa tecnologia em centros urbanos.
MARCA CADA VEZ MAIS PRÓXIMA – O ano de 2014 foi marcado também por importantes ações de proximidade com a sociedade, o que contribuiu para que a Renault se tornasse a marca de veículos mais lembrada do Paraná, segundo pesquisa Top Of Mind da revista Amanhã. Entre outras iniciativas de cunho social, cultural e esportivo, está o patrocínio, em 2014, pelo segundo ano consecutivo, do Festival de Teatro de Curitiba, um dos mais importantes do gênero na América Latina.
Em São Paulo, destaque para o Teatro Renault, uma das mais importantes casas de teatro do Brasil (a Renault detém o naming rights do teatro desde 2011) que recebeu um público de mais de 650.000 pessoas para assistir ao espetáculo O Rei Leão. Inúmeras ações foram desenvolvidas ao longo de 2014 também pelo Instituto Renault, que trabalha voltado ao desenvolvimento social, educação, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental.
Entre as iniciativas destaca-se o apoio à restauração do Teatro Guaíra, o mais tradicional do Paraná e um dos mais importantes do Brasil, com investimentos de R$ 2,8 milhões através de uma parceria com o Governo do Estado. Também em 2014 o Instituto lançou, ao lado de outras instituições, o projeto Organizações do Futuro, para desenvolver e potencializar o trabalho de 12 organizações do terceiro setor (ONGs) na região de São José dos Pinhais (PR), que, juntas, atingem quase 1,2 mil beneficiários, especialmente populações em situação de vulnerabilidade social.
O projeto “O Transito e Eu”, lançado em 2012, foi ampliado em 2014 para todas as escolas municipais de São José dos Pinhais e Quatro Barras, formando cerca de 7 mil crianças. Criado há quatro anos, o Instituto Renault já promoveu e apoiou ações em que foram investidos mais de R$ 20 milhões e beneficiadas mais de 300 mil pessoas.