Mercedes-Benz

New March aposta na tecnologia para conquistar consumidor

- Scania 65 anos

Avaliamos o primeiro modelo fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) que surpreende por itens de tecnologia e qualidade do acabamento – A Nissan vem correndo por fora oferecendo ao mercado brasileiro bons produtos que cada vez mais conquistam novos consumidores.

Ao chegar numa concessionária da marca nota-se logo a atenção dos vendedores em permitir uma maior proximidade ao produto, pois eles sabem que não faltam qualidade e boa impressão aos modelos.E com o New March não é diferente. Carrinho compacto, de entrada, probrezinho? Nada disso! O modelo passa a melhor das impressões combinando design com acabamentos em cromado, tecnologia como central multimídia e até facebook e para completar, motorização com destaque em economia.

Avaliamos por alguns dias a versão 1.6 SL do New March que tem como principal destaque ser um dos mais completos – já vem com rodas de 16 polegadas e câmera de ré -, cobrando para isso um preço bastante competitivo em relação aos rivais diretos.

Quando o assunto é mecânica online a motorização 1.6 litro foi apenas recalibrada em relação ao projeto anterior, mas não falta disposição com seus 111 cavalos de potência (a 5.600 rpm) e 15,1 kgfm (aos 4.000 giros), seja com etanol ou gasolina. As soluções adotadas na plataforma e estrutura colaboram para o modelo da Nissan ter peso reduzido, entre 956 kg e 982 kg, de acordo com a versão.

O novo design conta com uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de ‘V’, que refletem ainda a assinatura atual do design mundial da Nissan. Ressaltado pelo parachoque dianteiro encorpado é robusto e elegante. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. O frontal do veículo é todo novo, da coluna A até o fim do para-choque.

O entreeixos é de 2,45 m para um carro com 3,83 m de comprimento (4,7 cm a mais em relação ao March), 1,68 m de largura (+1 cm) e 1,53 m de altura. Dessa forma, o Nissan New March surpreende no espaço interno mesmo sendo um veículo compacto.

No teto há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram bumerangues e não são meros detalhes estéticos. Eles têm a importante função de conferir maior robustez à carroceria e ganho acústico, pois o nível de ruídos do impacto do vento baixou sensivelmente.

Com o objetivo de criar no interior a mesma sensação de modernidade do exterior, a Nissan também mudou o New March por dentro, incluindo novos materiais, painel e volante, seguindo estilo sofisticado, mas sem se esquecer da ergonomia.

A amplitude do interior é obtida pela altura do teto e pelo excelente ângulo de abertura das quatro portas, de quase 90º, que facilitam o acesso e a saída dos ocupantes, e por ideias simples, como ter a base da porta abaulada, que permite entrar e sair do modelo sem raspar os pés na região como em outros modelos. Os ocupantes contam com 820 mm entre os limites internos das portas para dar acesso ao interior, medida superior a dos principais concorrentes.

O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros tem instrumentos claros e brilhantes, que contribuem para a boa visibilidade. Além disso, desde a versão de entrada o Nissan New March, conta com computador de bordo com funções importantes como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível.

Ainda em relação à busca da melhor ergonomia para o motorista, os comandos mais acessados, como o do ar-condicionado, do aquecimento, do sistema de som, do acionamento elétrico dos vidros, entre outros, estão posicionados de forma a evitar o deslocamento do corpo do motorista e são fáceis de operar.

O Nissan New March traz detalhes prateados no painel central, nas saídas de ar-condicionado, na alavanca do freio de estacionamento e no apoio de braço da porta dianteira; revestimento dos bancos em tecido nas cores preto cinza e o novo volante de três raios, que dispõe de regulagem de altura e é exclusivo para o modelo brasileiro. Esse item, por sinal, confere ao modelo mais sofisticação com seu acabamento nas cores preto e prata. A versão topo de linha 1.6 SL, avaliada por nossa equipe,  tem ainda, acabamento Piano Black com detalhes prateados no painel central.

Os bancos contam com costura dupla, que aumenta a qualidade do acabamento e amplia a percepção de cuidado com o produto para o cliente. Outro ponto importante dos bancos é o sistema Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção deste equipamento. Assim, os bancos dianteiros contam com suportes laterais nos encostos, que ajudam a aumentar o conforto e a manter a posição estável, e tecido que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens.

Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento. Além disso, a espuma utilizada é de alta densidade para manter a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O motorista dispõe, ainda, de ajuste de altura, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. Todos estes recursos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas contínuas, tornando o compacto da Nissan ainda mais confortável.

Itens de série –  O New March é o primeiro entre os hatches compactos a oferecer itens disponíveis apenas em veículos de segmentos superiores: câmera de ré, navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 SL) e cintos de segurança com pré-tensionadores e exclusivo limitador de carga.

A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil. Afinal, a inovação tecnológica só tem razão de ser quando se traduz em facilidade e conforto para os consumidores.

O que você poderia imaginar como uma pergunta a não fazer, pode fazer sim. Como tem câmera de ré e deixa de fora o sensor de estacionamento. Muita gente logo imagina que os dois andam juntos, mas não no New March. Apesar da câmera de ré ser de série, sensor de estacionamento só é oferecido como opcional. Faltam também vidros elétricos com acionamento só por um toque.

Para acompanhar o ritmo da cidade e do mundo sem fios para se comunicar, o Nissan New March traz muita conectividade a bordo. Além das imagens captadas pela câmera de ré, o sistema multimídia (disponível na versão 1.6 SL) com tela de 5.8 polegadas conta com sistema de navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português, mostra todas as informações de áudio e do telefone celular e, ainda, permite se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.

O Nissan New March também traz diferenciais para o segmento, como o ar-condicionado digital automático. Inteligente, permite a escolha da temperatura desejada para que o sistema se adapte. Com 22 graus selecionados, por exemplo, o ambiente interno ficará assim mesmo se o carro estiver passando por locais com variações sensíveis de calor e frio, pois sensores identificam a temperatura e fazem a troca de ar para deixar do jeito desejado.

O novo volante multifuncional, exclusividade mundial do Nissan New March brasileiro, concentra os controles de áudio e da função viva voz para o telefone. Já com o Bluetooth Streaming é possível sincronizar a agenda telefônica e os arquivos de música digital com o sistema para ampliar as opções de diversão durante a condução, sem a necessidade de cabos para conexão.

Na segurança passiva, o modelo conta com cintos de segurança dianteiros equipados com pré-tensionadores e o exclusivo sistema limitador de carga. Com esses recursos, em caso de colisão, os cintos se retraem instantaneamente, restringindo rapidamente o movimento dos corpos dos passageiros e, quase que simultaneamente, liberando gradualmente a correia, amortecendo a força aplicada ao peito, reduzindo a possibilidade de lesões.

Com o novo carro, a Nissan introduz no Brasil o sistema NissanConnect™. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, a novidade é a plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones. Com ela, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O funcionamento é simples: após a compra da versão do New March equipada com o NissanConnect™ (1.6 SL), o proprietário se cadastra e registra o veículo no sistema, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com os aplicativos mais populares, como Facebook e Google.

No Facebook, a plataforma permite acessar funções como feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Se, por exemplo, chegar convites para eventos, isso será mostrado no sistema. A partir daí, com um clique na tela touch screen, é possível dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer ocheck in quando chegar.

No Google Search é possível buscar pontos de interesse. O pacote de serviço do NissanConnect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com pacote de dados e do cadastro no app.

Rodando – O Nissan New March possui tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 reconhecidos com a nota máxima (“A”) na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

Assim como o próprio Nissan New March, o motor HR 1.6 16V também é produzido no Complexo Industrial da marca em Resende (RJ). Com 1.598 cm³, ele desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm, com qualquer um dos combustíveis, e faz o Nissan New March sair da imobilidade aos 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol). Essa agilidade é proveniente da modernidade do projeto, excelente relação peso-potência (8,8 kg/cv) e do torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm – 90% já estão disponível a 2.400 rpm.

Além disso, a Nissan utiliza no motor HR o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes.

O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km. Sinal de maior durabilidade e menor manutenção. E, com a produção no Brasil, o consumidor tem ainda mais tranquilidade em relação à manutenção.

Duas características fundamentais para um veículo rodar no trânsito cada vez mais pesado das cidades. Equipado com direção elétrica progressiva de série desde a primeira opção de acabamento, o modelo ainda tem o menor diâmetro de giro do segmento, apenas 4,5 m. O modelo só oferece ajuste de profundidade do volante, permitindo apenas a regulagem da altura.

O New March é equipado com freios antitravamento ABS de 9ª geração, da Bosch, com controle eletrônico de frenagem (EBD) e sistema de assistência de frenagem (BAS), que tornam a condução e parada do carro muito mais segura, pois ajuda a calcular a velocidade e a força que o motorista impõe no pedal em frenagens de emergência para reduzir a distância da parada.

O EBD do Nissan New March pode variar o esforço de frenagem até 50% por eixo, no máximo. Sistemas sem esse recurso são calibrados normalmente 30% atrás e 70% na frente. Dessa forma, evita-se o efeito “mergulho” da dianteira. Para apoiar de forma correta esses sistemas no momento das frenagens mais fortes, o carro conta com disco de freios de 260 mm na frente – mesmo tamanho utilizado no hatch médio Tiida – e tambores com 203 mm atrás.

A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha. É uma combinação que oferece condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações, além de um bom desempenho sem esforços. A suspensão traseira foi desenhada também para minimizar a intrusão no porta-malas, de maneira a oferecer mais espaço no compartimento e na cabine. Essas configurações da suspensão do Nissan New March oferecem condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações provocadas por pisos irregulares.

Outra novidade, que está ligada ao novo aro das rodas, cujo diâmetro não foi alterado mesmo com o perfil mais baixo, é a calibração da direção elétrica progressiva. O motor elétrico do sistema foi redimensionado para melhorar a sensação de segurança em altas velocidades, aperfeiçoando a progressividade para se obter a melhor resposta em todas as situações de uso. A direção elétrica também traz vantagens para o proprietário por demandar menor manutenção e dispensar uso de fluídos em relação aos sistemas hidráulicos.

Apesar do forte trabalho de engenharia da Nissan em oferecer uma melhora na acústica e melhor interagibilidade, ainda incomoda um pouco o barulho gerado por motor, rolagem dos pneus e suspensão. O câmbio é impreciso nas marchas iniciais (1,2 e 3) e também na ré, com dificuldades no engates. Durante nossa avaliação viajamos com o modelo e rodando na faixa dos 135 km/h observamos um maior ruído no interior e também como se o carro estivesse pedindo marcha, ou seja, o motor 1.6 litro é muito bom, rende bem, mas o câmbio dá a impressão que segura o modelo, aumentando o giro, mas sem permitir ganho significativo de velocidade.

Para quem busca impressionar o New March é o carro. A aplicação de cromados, cores oferecidas e qualidade do acabamento interno tão uma impressão muito boa do modelo. Você chega com um compacto, mas parece mesmo que você está num carro superior, até mesmo pelas tecnologias oferecidas.

ITENS DE SÉRIE E PREÇOS – Um dos diferenciais do Nissan New March é vir de série muito bem equipado, com itens considerados importantes para o consumidor deste segmento. Entre eles, o ar-condicionado; direção elétrica progressiva; assistente de frenagem para os freios ABS (BA); rodas aro 16; banco do motorista com ajuste de altura e tecnologia Comfort Seat; volante com ajuste de altura; retrovisores externos na cor da carroceria; entre outros.

São seis versões – a três para cada motor – cada uma integrando equipamentos e itens de acabamento adequados ao seu posicionamento de mercado. Confira a seguir o que cada versão do Nissan New March traz de série. As denominações das versões estão alinhadas com as adotadas pelas outras linhas de veículos da Nissan oferecidas no Brasil.
A seguir os equipamentos de série e os preços sugeridos de cada versão:

1.0 Conforto

  • Câmbio manual de 5 marchas
  • Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm
  • Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
  • Ar-condicionado
  • Ar quente
  • Airbags frontais para motorista e passageiro
  • Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
  • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
  • Acabamento preto da coluna central (B)
  • Antena de teto
  • Botão cromado da alavanca do freio de mão
  • Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
  • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
  • Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
  • Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
  • Console central com três porta-copos e porta-objetos
  • Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
  • Calotas integrais
  • Detalhe da grade superior em V cromado
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica progressiva
  • Display digital de quilometragem total e parcial
  • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
  • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
  • Porta-luvas com tampa
  • Porta-malas com iluminação
  • Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
  • Preparação para sistema de áudio
  • Retrovisores externos rebatíveis
  • Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
  • Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
  • Tampa de combustível com abertura interna
  • Tomada de 12V integrada ao console central
  • Volante de três raios com regulagem de altura

1.0 S

Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:

  • Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
  • Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
  • Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica
  • Revestimento das portas dianteiras em tecido
  • Travas elétricas das portas e do porta-malas
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista

1.0 SV

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

  • Aerofólio com brake light e lâmpada de LED
  • Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
  • Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
  • Comandos de áudio no volante e Bluetooth
  • Maçanetas externas na cor da carroceria
  • Moldura da grade inferior cromada
  • Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
  • Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e quatro alto-falantes
  • Revestimento dos bancos com acabamento SV
  • Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15

1.6 S

Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

  • Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SV

Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:

  • Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

1.6 SL- Avaliada pelo Mecânica Online

Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:

  • Ar-condicionado digital automático
  • Acabamento Piano Black no painel central
  • Alarme perimétrico com acionamento na chave
  • Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador
  • Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
  • Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
  • Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
  • Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
  • Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
  • Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
  • Sistema de navegação por GPS integrado ao painel

Opões de cores (1.0 e 1.6)

  • Sólidas: Preto Premium e Vermelho Alert
  • Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
  • Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond
Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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