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Robustez e versatilidade marcam o Novíssimo Cross Up em nossa avaliação

Oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas, cross up! tem opção de transmissão manual ou automatizada – Um dos melhores lançamentos no mercado brasileiro em 2014, o Volkswagen Up! ganha mais robustez para enfrentar as esburacadas vias brasileiras, com a versão cross up!. Com essa novidade, a linha up! se torna ainda mais completa e abrangente.

O visual off-road destaca a robustez do hatchback, que é feito em Taubaté (SP), e atende plenamente o consumidor que busca um veículo aventureiro para utilizar nas cidades e na estrada. Equipado com o consagrado motor 1.0l de três cilindros da família EA211 e com opção de transmissão manual (MQ200) ou automatizada (SQ100), ambas de cinco marchas, o cross up! é oferecido exclusivamente com carroceria quatro portas. O cross up! integra a família up!, que já conta com as versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up! e opções de carroceria de duas e de quatro portas.

Além disso, o cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. O cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo.

Visual que traduz robustez e força – O nome “Cross” identifica modelos Volkswagen que exibem marcante aparência off-road. A versão aventureira do up! deu ao modelo um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch, que já nasceu como um ícone e cheio de traços fortes e de presença. O visual esportivo e imponente do cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função.

Na dianteira, o cross up! traz apliques em “chrome effect” na seção central do para-choque – esse elemento marcante, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina, já ressalta a aparência mais robusta do modelo. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados. A parte inferior do para-choque traz outro aplique, também em “chrome effect”, reforçando o caráter aventureiro do modelo.

Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! e conferem ao modelo proteção extra no uso diário. As faixas laterais, também em plástico preto, protegem as portas e trazem o emblema da versão com grafia exclusiva “cross up!”. É exclusivo da versão o rack de teto em “chrome effect”, que torna o modelo mais versátil – esse acabamento é dado também aos retrovisores externos.

O visual forte do cross up! é complementado pelo elemento central do para-choque traseiro em “chrome effect”, com a parte inferior do para-choque também com esse acabamento.

No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção – que é revestido em “native” e tem a base reta, como nas demais versões do up! – e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.

Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.

O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão. O desenho das rodas é destacado pelo aspecto diamantado. O modelo tem dez opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho flash e preto ninja), seis metálicas (prata sirius, prata egito, prata lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo) e uma especial (amarelo saturno).

Equipamentos de série – A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”.

Segurança – O cross up! oferece o máximo em segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

A segurança é reforçada pela oferta de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).

Os materiais da estrutura do cross up! têm 7,8% de aço conformado a quente, que possui altíssima resistência, o que aumenta a segurança. E graças à utilização desse tipo de aço o peso da estrutura do carro foi reduzido em 14 kg.

Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, o cross up! mantém o baixo peso: são 960 kg com o câmbio manual MQ200 e 959 kg quando equipado com a transmissão automatizada SQ100.

O cross up! mede 3.628 milímetros de comprimento (acréscimo de 23 milímetros sobre o up!), 1.649 milímetros de largura e 1.506 milímetros de altura. Seu entre-eixos tem 2.421 milímetros de comprimento.

A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. Nesta, o miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.

Padrões de conforto de classes superiores – A estrutura especialmente rígida permite ao cross up! atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, sendo os coxins de alumínio-borracha e um de metal-borracha, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.

O pacote de isolação acústica do cross up! é aplicado desde o painel frontal até o assoalho traseiro. O vão do motor também recebe isolação acústica no painel frontal.

O modelo também define novos padrões em sua classe com rigidez torcional estática de 17.800 Nm/°. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do cross up! é também excelente, em 48 Hz – e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

Em seu menor modelo, a Volkswagen claramente estabelece os mesmos princípios de segurança, qualidade e conforto que segue em qualquer outro segmento.

Todas essas características combinadas resultaram na conquista das cinco estrelas no Latin NCAP. Trata-se da melhor classificação possível na organização, que avalia a segurança dos veículos.

Para proteger os passageiros do cross up!, a estrutura da carroceria é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto (early crash sensor) – diretamente atrás da grade frontal – pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real. O que acontece, então, em apenas alguns milissegundos, pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, de forma a envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível.

Limitadores de força nos cintos reduzem as cargas no peito dos ocupantes. Airbags dianteiros restringem o movimento da parte superior do corpo durante o impacto. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Motor do Ano 2014 – O cross up! é equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

O motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com duplo comando de válvulas no cabeçote (com variação na admissão) e quatro válvulas por cilindro, o motor e dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (referência janeiro/2014).

Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Câmbio I-Motion – O cross up! oferece como opcional a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”. Caso o motorista deseje mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança.

As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.

Transmissão MQ200 – Com comando a cabos e feita de alumínio, a caixa de câmbio manual é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package do up! e desenhada para se adequar ao motor EA211 1.0l.

O motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.

O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.

Desempenho – O cross up! oferece o mesmo bom desempenho das demais versões do hatch. Na versão equipada com transmissão manual, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,2 segundos quando abastecido com gasolina e em 13 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 160 km/h (gasolina) e 161 km/h (etanol).

Com a transmissão automatizada, o cross up! acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos (gasolina) e em 13,6 segundos (etanol). Com gasolina no tanque, o modelo atinge 163 km/h. Com etanol, a velocidade máxima é de 164 km/h.

A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

“s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço – O porta-malas do cross up! tem 285 litros de capacidade, o que o torna é um dos maiores da categoria. Quando o encosto do banco traseiro é totalmente rebatido, o compartimento pode carregar 976 litros de carga.

De série é oferecido o “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples, prática e inteligente.

Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido (operação que se completa em apenas alguns segundos), a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que se aloquem pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas.

Tecnologia inédita de infotainment – O cross up! oferece como opcional o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia, o melhor da categoria, é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento e visualização de fotos. O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

Preços – Observando o site da Volkswagen nesse início de janeiro de 2015, a versão com transmissão manual tem preço inicial de R$ 40.790, enquanto a versão com câmbio automatizado parte de R$ 43.480.

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