O superesportivo híbrido NSX fez sua estreia mundial hoje (12/1), durante a coletiva de imprensa da Acura, marca de luxo da Honda, como um dos grandes destaques do North American International Auto Show (NAIAS), em Detroit (Michigan, Estados Unidos). O modelo de produção foi apresentado na cor vermelho metálico e subiu ao palco ao som do ronco de seu motor biturbo.
“Nossa equipe global abraçou o desafio de criar uma nova experiência em carros esportivos, introduzindo novas tecnologias para proporcionar um desempenho incrivelmente vigoroso em um veículo que responde de forma intuitiva e imediata ao comando do motorista”, comenta Ted Klaus, engenheiro-chefe e líder global de projeto do novo NSX. “O NSX representa o ápice do desempenho de um superesportivo, com respostas rápidas e uma condução emocionante e dinâmica, que inspira confiança ao motorista.”
A Honda tem se dedicado, desde a sua fundação, a criar um modelo esportivo que proporcione o máximo prazer de dirigir. Representando todo esse esforço e entusiasmo, a próxima geração do NSX é a última palavra em condução, aliada ao desempenho ambiental com baixa emissão de poluentes.
Com a inovadora tecnologia de propulsão Sport Hybrid SH-AWD (Super Handling All Wheel Drive), o modelo oferecerá uma experiência inédita no segmento, fiel ao conceito de superesportivo que deu origem ao nome NSX.
O veículo é equipado com um novo motor V6 biturbo de injeção direta, transmissão de dupla embreagem (DCT) de nove velocidades e três unidades elétricas do sistema Sport Hybrid. Tudo isso integrado a uma carroceria ultra-rígida de baixo peso construída com materiais e processos de fabricação de alta qualidade.
A produção do NSX começará em 2015, no novo Centro de Performance e Produção em Ohio, Estados Unidos, e o modelo será lançado no mercado americano ainda este ano.
Design inovador – “O novo NSX tem um design que representa a combinação ideal das formas de um esportivo exótico e a funcionalidade de um supercarro”, explica Michelle Christensen, líder do projeto de design exterior do NSX.
A carroceria do modelo apresenta as clássicas proporções largas e baixas, aliadas aos detalhes modernos e atraentes do design. Para acomodar o novo motor V6 biturbo longitudinal e a transmissão de dupla embreagem, o veículo de produção teve o comprimento ampliado em 45 mm (4.470 mm), a largura em 130 mm (1.940 mm) e a altura aumentada em 45 mm (1.215 mm).
Cada elemento da carroceria foi cuidadosamente ajustado para permitir um uso estratégico do fluxo de ar tanto para estabilidade, aumentando a pressão aerodinâmica, quanto para os sistemas de arrefecimento do veículo. O NSX foi submetido a inúmeros testes no moderno túnel de vento da marca em Raymond, Ohio, resultando em diversas e significativas modificações do design conceito ao formato final da carroceria, incluindo alterações nas entradas de ar do capô, do para-choque dianteiro e laterais, além de uma base otimizada para o aerofólio.
Cockpit para o motorista – “Dentro do conceito de desenvolvimento de ‘supercarro voltado para o homem’, o NSX foi projetado de dentro para fora, com foco total no motorista, a começar pelo cockpit”, afirma Johnathan Norman, líder de projeto de design interior do NSX. “O interior foi meticulosamente concebido para oferecer o suporte ideal ao condutor e proporcionar uma experiência precisa ao volante.”
O cockpit do NSX oferece uma visibilidade dianteira excepcional, controles simples e intuitivos, e uma ergonomia sem igual na categoria, especialmente dos bancos, com estrutura firme e ao mesmo tempo confortável, além de permitir fácil acesso ao veículo.
Powertrain híbrido – Mantendo a filosofia original do NSX, a próxima geração do modelo foi projetada para oferecer uma nova experiência em carros esportivos, que maximiza as habilidades do condutor, entregando uma resposta excepcionalmente intuitiva e que inspira confiança ao motorista.
O powertrain do NSX representa uma evolução da tecnologia Honda, tanto na alta performance do motor quanto nos sistemas híbridos elétricos, incluindo a tração integral SH-AWD. O novo propulsor 75º DOHC V6 com dois turbocompressores possui lubrificação por cárter seco para auxiliar na redução do centro de gravidade. A nova transmissão de dupla embreagem de nove velocidades proporciona trocas rápidas em todas as situações, seja para cima ou para baixo.
O motor elétrico traseiro tipo direct drive, alojado entre o propulsor a combustão e a transmissão, auxilia na aceleração, frenagens e trocas de marcha. As rodas dianteiras do NSX são movimentadas por dois motores elétricos independentes de alta potência, localizados entre os eixos dianteiros, que são responsáveis pela distribuição do torque nas rodas de forma instantânea.
O NSX usa seus motores elétricos dianteiros para vetorização de torque, além de melhorar o desempenho de aceleração, controle do veículo e frenagem. O resultado é o “zero atraso” no desempenho em partida e resposta de direção, que parece antecipar os desejos do motorista. O NSX passou por testes intensos em algumas das mais desafiantes pistas de corrida, incluindo a famosa Nurburgring, na Alemanha.
Esportividade avançada – O NSX apresenta um pacote esportivo avançado, com a localização otimizada de componentes do powertrain para concentrar a massa do veículo na parte de baixo e em direção ao centro, aumentando ainda mais a resposta dinâmica. A combinação do conceito deste pacote com a carroceria leve proporciona ao modelo o mais baixo centro de gravidade da categoria.
O conjunto de suspensão é totalmente independente e construído em alumínio. As rodas são de liga de leve nas medidas 19×8,5” (dianteira) e 20×11” (traseira), com pneus de alta performance 245/35Z R19 e 295/30Z R20, respectivamente. Para garantir uma frenagem eficiente foram adotadas pinças de freio com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, pressionando os discos de cerâmica de alta performance.
A dirigibilidade foi aperfeiçoada pelo sistema de tração integral Sport Hybrid SH-AWD, com respostas rápidas aos comandos do motorista, mantendo alto desempenho na aceleração, estabilidade e controle da tração nas quatro rodas.
O Sistema de Dinâmica Integrada (IDS) do NSX oferece os modos Quiet (tranquilo), Sport, Sport+ e Track (pista), alterando as respostas do veículo, que se tornam cada vez mais rápidas e dinâmicas. O modo Quiet é utilizado para velocidades mais baixas e pequenas distâncias, pois é acionado apenas o sistema elétrico de propulsão. O NSX também apresenta um dispositivo que permite respostas imediatas de aceleração, auxiliado pelo motor central e pelos três motores elétricos.
Fábrica inovadora – O NSX será produzido no inovador Centro de Performance e Produção (Performance Manufacturing Center – PMC), em Marysville, Ohio (EUA), onde aproximadamente 100 colaboradores altamente qualificados conduzirão a construção completa da carroceria, pintura e montagem final, com fornecimento de componentes locais e globais.
A unidade fabril e seus processos foram desenvolvidos para combinar com perfeição a perícia do colaborador e a tecnologia, em uma nova abordagem de produção, com foco na qualidade total do veículo, da construção inicial até a montagem final.