sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz é a primeira fabricante de automóveis a realizar crash test utilizando Raio-X

Projeto inovador foi desenvolvido em conjunto com o EMI (Instituto Ernst Mach). Todas as estruturas do veículo e dos bonecos de teste são visíveis pela primeira vez. Até 1.000 imagens nítidas são criadas por segundo

Em colaboração com o Instituto Fraunhofer de Dinâmica de Alta Velocidade, o EMI (Instituto Ernst Mach), localizado em Freiburg, na Alemanha, a Mercedes-Benz alcançou um marco ao realizar o primeiro crash test de Raio-X do mundo com um veículo real. A tecnologia de alta velocidade proporciona uma visão interna detalhada dos processos de deformação durante impactos, revelando informações anteriormente invisíveis. Esse avanço reforça o compromisso da Mercedes-Benz com a inovação e a segurança veicular.

- Publicidade -

A Mercedes-Benz, em parceria com o Instituto Fraunhofer, conduziu o primeiro crash test de Raio-X utilizando um Dummy SID II com anatomia feminina. O teste ocorreu nas instalações de pesquisa de colisão da EMI em Freiburg, demonstrando a capacidade da tecnologia de visualizar processos internos altamente dinâmicos e anteriormente invisíveis.

A tecnologia de Raio-X de alta velocidade foi aprimorada com o uso de um acelerador linear de 1 kHz como fonte de radiação, tornando-o mais poderoso do que os flashes de Raio-X convencionais. Com pulsos de Raio-X de apenas alguns microssegundos de duração, até 1.000 imagens por segundo podem ser registradas, proporcionando uma análise precisa e detalhada.

Durante o teste de colisão, feixes de Raio-X atravessam o veículo e os dummies. Um detector plano sob o veículo serve como receptor de imagem digital, gerando sinais elétricos que revelam a absorção da radiação pela estrutura do veículo e do dummy. Cerca de 100 imagens estáticas são capturadas em milissegundos, oferecendo insights emocionantes sobre os impactos durante um acidente.

O conceito abrangente de proteção contra radiação elaborado pela EMI inclui dosímetros para monitoramento da exposição dos funcionários. A operação foi aprovada pela autoridade governamental, garantindo conformidade com os requisitos legais. Medidas físicas de proteção, como uma parede adicional de concreto de 40 centímetros e uma porta de proteção de 45 toneladas, foram implementadas.

- Publicidade -

A Mercedes-Benz, reconhecida por sua filosofia “Real Life Safety”, continua a liderar em pesquisa de segurança. Com até 900 testes de colisão e 1.700 testes de trenó anualmente em Sindelfingen, a marca reafirma seu compromisso com a segurança veicular. O teste de colisão público, realizado em 2023, envolvendo dois veículos elétricos, evidenciou a alta proteção dos ocupantes, consolidando a Mercedes-Benz como referência em segurança automotiva.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança