Aliança mantém a posição de líder mundial em veículos zero emissão; vendas de modelos elétricos avançaram 24% – A Aliança Renault-Nissan vendeu um recorde de 8,470.610 veículos em 2014, graças ao aumento das vendas nos Estados Unidos e Europa Ocidental.
As vendas aumentaram pelo quinto ano consecutivo, subindo 2,5% em comparação com o ano anterior. Juntas, Renault, Nissan e AVTOVAZ – a maior montadora da Rússia –, totalizam um a cada 10 carros vendidos em todo o mundo.
“A forte demanda nos Estados Unidos, a recuperação da Europa Ocidental e uma série de novos modelos atraentes contribuíram para mais um ano de aumento das vendas da Aliança em 2014,” afirmou Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Aliança. “Continuamos bem posicionados e otimistas a respeito das perspectivas de longo prazo nos mercados mundiais em crescimento, apesar das recentes desacelerações na Rússia e no Brasil”.
A Renault SAS, terceira maior montadora da Europa, vendeu 2,712.432 veículos em todo o mundo em 2014, uma alta de 3,2% em comparação com 2013. Na Europa Ocidental, as vendas da Renault acumularam 1,464.611, em alta de 12,5%, mais do que o dobro do que o registrado pelo mercado total.
A participação de mercado da Renault na Europa chegou a 10%, em alta de 0,6 pp. A Dacia foi a marca da Renault que mais cresceu, com um ganho de 0,4 pp (ponto percentual) de participação de mercado.
As vendas da Renault fora da Europa Ocidental caíram 5,9%, com 1.247.821 veículos, devido à desaceleração econômica de muitos de seus mercados. Apesar da desaceleração, a Renault apresentou recorde de participação de mercado no Brasil e na Rússia, países classificados como segundo e terceiro maior mercado da montadora depois da França.
A Nissan Motor Co., Ltd. vendeu um recorde de 5.310.064 carros e caminhões em todo o mundo, uma alta de 4,1% em relação a 2013. A Nissan mais uma vez comercializou mais de 1 milhão de veículos em seus dois maiores mercados, os Estados Unidos e a China.
A AVTOVAZ vendeu 448.114 veículos, um recuo de 16,3% devido à desaceleração do mercado como um todo na Rússia. A Aliança Renault-Nissan é acionista majoritária da AVTOVAZ, que vende modelos sob a marca LADA, através de uma joint venture com a estatal russa Rostec. Juntas, a Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ vendem aproximadamente um a cada três carros comercializados na Rússia.
Destaques de mercado da Renault-Nissan
Os 10 maiores mercados da Aliança em 2014 foram os Estados Unidos, China, Rússia, Japão, França, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Itália.
Na China, maior mercado de automóveis do mundo, a Nissan, através de seu parceiro local Dongfeng Motor, vendeu 1.221.598 veículos, um aumento de 0,5%. A Nissan é a maior montadora japonesa na China, com 5,5% de participação de mercado.
Em 2016, a Renault começará a produzir veículos na China, com o parceiro de longa data da Nissan, a Dongfeng Motor. A nova fábrica da joint venturelocalizada na cidade de Wuhan terá uma capacidade inicial de produção de 150.000 veículos ao ano, com potencial para dobrar este volume no futuro.
Nos Estados Unidos, a Nissan vendeu um recorde de 1.386.895 veículos, em alta de 11,1%, o que resultou no recorde de participação de mercado de 8,4%. A Nissan também atingiu um recorde anual de vendas para seus modelos Altima, Rogue, Versa, Juke, NV200 e o Nissan LEAF, seu modelo 100% elétrico.
Apesar da desaceleração econômica na Rússia, a Aliança apresentou uma participação de mercado de 30,7%, um ganho de 1.1 pp. A AVTOVAZ vendeu 387.307 veículos na Rússia, uma queda de 15%. A participação de mercado da AVTOVAZ ficou em 15,5%, uma queda de 0.9 pp.
A Renault vendeu 194.531 veículos, um recuo de 7,4%, mas sua participação de mercado aumentou e atingiu um recorde de 7,9%, um ganho de 0.3 pp, graças ao sucesso do Duster SUV e um lançamento bem-sucedido de 3 novos modelos: Novo Logan, Novo Sandero e Sandero Stepway. A Nissan vendeu 182.412 veículos, o que representou um ganho de 17.7%. A Nissan ficou com uma participação de mercado de 7,3%, que subiu 1.8 pp.
No Japão, a Nissan vendeu 670.263 veículos, um recuo de 1,3%. A participação de mercado da ficou em 12%.
Na França, a Renault vendeu 577.601 veículos, uma alta de 5,5%. Sua participação de mercado atingiu 26,6%, um ganho de 1,3 pp. O Clio foi o veículo mais vendido do mercado, enquanto que o Captur foi o crossover mais vendido.
No México, a Nissan apresentou um recorde de vendas de 293.204 veículos, uma alta de 10,9%, ultrapassando o mercado total. A Nissan é a marca número um no México, com uma participação de mercado de 25,8%.
No Brasil, a Renault vendeu 237.187 veículos, em alta de 0,3%. A participação de mercado da Renault atingiu o recorde de 7,1%.
Destaques do segmento zero emissão
A Aliança Renault-Nissan vendeu 82,602 veículos elétricos em 2014, em alta de 24% em comparação com o ano anterior, perfazendo uma participação de mercado global de 56%. O Nissan LEAF foi o mais vendido em todo o mundo, com 61.507 unidades comercializadas, enquanto que a Renault é líder na Europa, com 17.813 unidades vendidas.
A Aliança vendeu um total de 217.365 VE em todo o mundo desde dezembro de 2010, quando o Nissan LEAF – o primeiro VE da Aliança a ser comercializado em larga escala – começou a ser vendido. Os principais mercados para o Nissan LEAF são os Estados Unidos, com 72.322 unidades vendidas desde o lançamento, o Japão, com 48.641 unidades, e a Europa, com 33.481 unidades.
Já a Renault vendeu um total acumulado de 56.499 em todo o mundo desde que seu primeiro modelo a propulsão elétrica, o Kangoo Z.E., começou a ser comercializado, em outubro de 2011.
A Aliança vende aproximadamente um a cada dois veículos elétricos comercializados em todo o mundo, incluindo o Twizy, o veículo urbano de dois lugares da Renault, e o furgão Nissan e-NV200, que é comercializado na Europa e no Japão desde 2014.
10 Maiores Mercados da Aliança
País |
Total de Vendas |
Participação de mercado |
EUA |
1,386.895 |
8,4% |
China |
1,255.665 |
5,7% |
Rússia* |
764.245 |
30,7% |
Japão |
674.922 |
12,1% |
França |
653.326 |
30,2% |
México |
318.093 |
28% |
Brasil |
309.547 |
9,3% |
Reino Unido |
259.762 |
9,3% |
Alemanha |
240.181 |
7,4% |
Itália |
184.416 |
12,5% |
*Incluindo a AVTOVAZ
10 Maiores Mercados da Renault
País |
Total de Vendas |
Participação de mercado |
França |
577.601 |
26,6% |
Brasil |
237.187 |
7,1% |
Rússia |
194.531 |
7,9% |
Alemanha |
173.479 |
5,3% |
Turquia |
133.212 |
17,4% |
Itália |
130.996 |
8,9% |
Espanha |
127.666 |
13,2% |
Reino Unido |
109.014 |
3,9% |
Argélia |
91.800 |
26,9% |
Argentina |
84.946 |
12,9% |
10 Maiores Mercados da Nissan
País |
Total de Vendas |
Participação de mercado |
Estados Unidos |
1,386.895 |
8,4% |
China* |
1,221.598 |
5,5% |
Japão |
670.263 |
12,0% |
México |
293.204 |
25,8% |
Rússia |
182.412 |
7,3% |
Reino Unido |
150.748 |
5,4% |
Canadá |
115.445 |
6,2% |
França |
75.725 |
3,6% |
Brasil |
72.360 |
2,2% |
Alemanha |
66.702 |
2,1% |
*Incluindo a marca Venucia
Aliança Renault-Nissan – A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a Renault, que tem sua sede em Paris (França), e a Nissan, cuja sede fica em Yokohama (Japão). Juntas, as empresas vendem 1 em cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, as duas empresas venderam 8,5 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2014. Além da AVTOVAZ, a Aliança mantém acordos estratégicos com outras montadoras, como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland.