O dito popular entre os proprietários de veículos diz que o inverno é a estação em que as baterias tendem a render mais transtornos. Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Johnson Controls, fabricante das baterias Heliar, desfaz esse mito. “Durante o verão, as baterias sofrem uma maior autodescarga e evaporação de eletrólito, além de desagregação da massa ativa e acentuado processo de corrosão, tornando o período do ano o mais subversivo ao produto“, explica.
Para minimizar os danos à bateria automotiva no verão, orienta-se manter a capa térmica do produto e ficar atendo a revisão do sistema de carga e partida. “É importante ter atenção especial com veículos utilizados com poucos intervalos de parada, como aqueles para fins profissionais. Para esses, o ideal é o uso de baterias específicas, que suportem uma demanda maior de energia”, ressalta Adelmo Leite.
Com relação aos demais cuidados, o coordenador da Johnson Controls lembra que os principais erros no uso da bateria referem-se ao excesso de itens eletrônicos instalados, à utilização desses acessórios com o veículo desligado ou ainda a má fixação das baterias e retirada de capa térmica original de fábrica. Outros mitos, segundo Adelmo, também devem ser desfeitos, como: deixar a bateria no chão não causa descarga; baterias automotivas e estacionárias não são iguais; e visor indicando carga com a cor verde não é garantia de que a bateria está boa.
“A bateria é a principal peça fornecedora de energia para o veículo e, independente de agentes climáticos, a manutenção preventiva ainda é a maior aliada do motorista contra danos ao produto”, alerta Adelmo Leite.