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Qual o combustível sustentável perfeito para atender à demanda global

O Instituto de Energia e Recursos (TERI – The Energy and Resources Institute) e a Tata Motors organizaram hoje a Conferência Internacional sobre ‘Combustível sustentável para motores de combustão interna em nações emergentes’.

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A conferência, com duração de dois dias, é a primeira de uma série de conferências bienais, que se concentrarão na identificação de combustíveis sustentáveis alternativos que podem ajudar no controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Inaugurando o evento, o Dr. R K Pachauri, Diretor Geral do TERI, disse: “O crescimento do transporte rodoviário na Índia e a maciça proliferação dos motores de combustão interna nas economias emergentes do mundo, requerem uma análise completa das opções de combustíveis a serem usados no setor dos transportes para assegurar proteção e sustentabilidade ambiental.

A poluição do ar nas cidades e rodovias da Índia necessita de uma análise da situação atual e as opções que a Índia, bem como outras economias emergentes, tem para estabelecer orientações para o futuro. Esta conferência será um grande passo para a definição do futuro dos combustíveis sustentáveis e para fornecer uma base para políticas e estratégias para apoiar a qualidade ambiental, seguran& ccedil;a do fornecimento e sustentabilidade no setor de transportes”.

Discursando no evento, o Sr. Nitin Gadkari, Ministro de Gabinete da União para Transportes Terrestres, Rodoviários e Marítimos, disse: “A poluição é um grande problema para todas as cidades indianas. Além disso, estamos importando produtos petrolíferos, carvão e gás e estamos gastando muito com isso. Nosso governo está trabalhando de perto na avaliação do alcance dos biocombustíveis e de outros combustíveis sustentáveis. O primeiro ônibus movido a etanol vem operando em Nagpur durante os três últimos meses, e tem sido um sucesso até o presente. Estamos também no processo de experiências com biodiesel e gás natural comprimido biometano (bio-GNC). Chegou a hora para a economia e o país, na qual devemos dar a mais alta prioridade para os combustí veis alt ernativos e sustentáveis. Além disso, também queremos promover nossa campanha ‘Make in India (Faça na Índia)’ e utilizar o conhecimento técnico nacional para atender nossas demandas”.

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É geralmente reconhecido que é necessário limitar os níveis equivalentes de GEE para menos de 450 ppm para evitar que as temperaturas globais aumentem mais do que 2°C.

Níveis mais altos causarão temperaturas mais altas e consequências potencialmente catastróficas. Para reverter esta tendência, calcula-se que os níveis gerais de GEE precisarão ser reduzidos em 80 por cento até 2050.

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