domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Troca do amortecedor deve respeitar a tabela de aplicação

Instalação de componente errado gera riscos à segurança – Todo veículo possui seu próprio amortecedor, desenvolvido conforme especificações técnicas da montadora e características de cada modelo. Mesmo peças novas, de alta qualidade e tecnologia, podem apresentar problemas em seu desempenho se instaladas em um carro para o qual não foram projetadas.

Segundo Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe, maior fabricante mundial de amortecedores, esta falta de atenção gera diversos riscos à segurança, como o aumento da distância de frenagem, perda de estabilidade provocada pela falta do contato dos pneus com o solo, além de balanços e trepidações excessivas.

- Publicidade -

“Como a suspensão é um sistema que trabalha em conjunto, quando o amortecedor é inadequado, sobrecarrega os outros componentes, anulando sua eficiência e reduzindo sua vida útil.”

Sinais de alerta – Um carro equipado com amortecedores errados apresenta sinais perceptíveis ao motorista. A diferença na altura é o mais evidente. Outra forma de identificar o problema é durante a condução, quando é possível notar que a suspensão fica mais macia, ou rígida, se comparada a original. Batidas, solavancos e balanços excessivos na suspensão também podem indicar irregularidades no trabalho dos amortecedores.

“Recebemos o relato do proprietário de um modelo esportivo na versão cross, sobre o comportamento direcional impróprio do carro após ter trocado os amortecedores. Após algumas análises, constatamos que foram instalados os amortecedores do mesmo modelo, porém na versão passeio”, conta Caretta.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn