Diante das chuvas que estão atingindo as cidades brasileiras nos últimos meses, é cada vez maior o número de danos causados aos veículos, decorrentes de enchentes, quedas de árvores ou problemas no sistema elétrico ocasionados por queda de raios.
Dessa maneira, as dúvidas dos motoristas sobre a cobertura das seguradoras automotivas nesses casos também aumentam. A Bidu.com.br, plataforma on-line para cotação e contratação de seguros, forneceu algumas informações necessárias sobre o assunto.
As dicas são de Maurício Antunes, diretor de marketing da empresa.
– Danos causados por chuvas, como alagamentos e quedas de objetos, por exemplo, são cobertos totalmente pelas apólices de seguro compreensivo, que é o plano mais comum entre os que as seguradoras oferecem. Antes de contratar o seguro, porém, é indicado prestar atenção a todos os termos da apólice, para saber se o que está sendo contratado está de acordo com as suas necessidades.
– Nessas épocas de fortes chuvas, é aconselhável ficar atento se os locais por onde irá transitar estão sujeitos a alagamentos. Caso encontre um alagamento pelo caminho, o segurado deve tentar recuar pelo caminho por onde veio. Se o motorista passar por uma inundação de forma intencional, o seguro não cobre, já que as seguradoras consideram uma exposição indevida ao risco. Caso o veículo esteja estacionado em um local com risco de enchente, é necessário que o segurado avise de imediato a seguradora, indicando o local e as condições em que se encontra.
– Caso uma árvore caia em cima do carro, o segurado está coberto, apesar de haver algumas variáveis envolvidas. Se a árvore caiu pois estava velha, por exemplo, a seguradora irá cobrar o custo do sinistro da prefeitura.
– Já no caso de danos causados por raios, o seguro compreensivo também oferece cobertura, apesar de não registrarem muitas ocorrências. Nessas situações, o seguro não fará uso de franquia para conserto.
– Morar em áreas com maior índice de alagamentos aumentam o valor do seguro? Tudo o que agrava o risco de um veículo é considerado para o cálculo dos planos das seguradoras. O peso dessa informação no cálculo, contudo, varia de acordo com a estratégia e a experiência de cada seguradora. É importante pesquisar bastante antes de contratar.