Fabricante alemão de carros esportivos reforça sua presença no mercado emergente do Brasil – A empresa alemã Porsche AG pretende fortalecer sua organização de vendas com a abertura de uma subsidiária no Brasil. Com esta decisão estratégica, a Porsche vai entrar em seu primeiro mercado latino-americano com sua própria organização de importação, ampliando sua rede mundial de subsidiárias para 18 localidades.
A empresa “Porsche Brasil” estará sediada em São Paulo e a expectativa é que comece a operar em meados de 2015. Ao formar uma joint-venture, o fabricante de carros sediado na Alemanha firmou um acordo de colaboração estratégico com seu parceiro de longa data, a Stuttgart Sportcar SP Veículos Ltda.
A operação contemplada já recebeu autorização do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), autarquia federal responsável por assegurar a livre concorrência no mercado brasileiro.
“Um elemento importante ao estabelecer uma subsidiária é o conhecimento do mercado e a rede de concessionárias existente. Estamos muito gratos pelo fato de termos ao nosso lado um parceiro de longa data, que já estabeleceu a marca Porsche de maneira muito sólida no Brasil”, reconhece Bernhard Maier, Diretor Executivo de Vendas e Marketing da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, sobre a parceria com a Stuttgart Sportcar. “Queremos garantir o sucesso futuro da Porsche no Brasil ao nos aproximarmos do mercado e ao atender ainda melhor a necessidades especiais com a ajuda da experiência de nosso parceiro”.
“Desde nossa indicação como importador oficial da Porsche em 1997, temos comprovado que a marca pode contar conosco com uma base de clientes muito fiel aqui no Brasil”, declara Marcel Visconde, Presidente da Stuttgart Sportcar. “Estou muito feliz em ver que a Porsche AG quer ampliar essas conquistas tendo nossa empresa ao seu lado. Continuaremos a proporcionar uma experiência de primeira categoria aos nossos clientes e estamos certos que essa união trará amplas sinergias para a Porsche no Brasil.”
Matthias Brück, ex-presidente e Diretor da Porsche Latin America, foi nomeado Diretor Executivo da Porsche Brasil. Dezenove anos de experiência no setor automotivo, sendo treze deles na Porsche, qualificam Matthias Brück para seu novo cargo.
“Tendo trabalhado com a estratégia de longo prazo da Porsche na América Latina e especialmente no Brasil nos últimos seis anos, eu estou particularmente feliz por ter sido encarregado de abrir o caminho de sucessos futuros da marca no país”, afirma Brück. “A médio prazo, o mercado conta com um ótimo potencial de crescimento. Com o estabelecimento de uma subsidiária, esperamos pela oportunidade de dar continuidade ao trabalho bem sucedido da Stuttgart Sportcar, continuar o desenvolvimento comercial positivo e contribuir com a estratégia mundial da Porsche”.
Atualmente, a rede de distribuição da Porsche no Brasil é formada por sete Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a marca é representada pela Eurobike. A Porsche está planejando ampliar gradativamente a rede de concessionárias.