sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

JAC Motors T6 entra na briga entre os SUVs por R$ 69.900

Bem amigos do Mecânica Online®, o grid está completo nesse momento: EcoSport, Duster, HR-V, 2008, Renegade e correndo por fora ix35, Tucson, Sportage, HR-V e agora chega o T6, o SUV da JAC Motors que quer tomar posições dos seus concorrentes. Mas qual a fórmula que a fabricante chinesa vai utilizar para conseguir tamanha façanha? Ela vai no preço dos SUVs compactos, na faixa de R$ 70 mil, mas com tamanho e atributos de segmentos superiores.

Talvez o tamanho, um dos diferenciais que pode fortalecer o consumidor na conquista pelo modelo, seja também um elemento a ser considerado na eficiência dinâmica que ele oferece com a motorização 2.0 litros que produz 160 cavalos de potência e precisa “empurrar” nada menos que 1.460 quilos de massa.

- Publicidade -

E o Mecânica Online® teve a oportunidade de realizar as primeiras impressões durante a apresentação para imprensa que aconteceu em São Paulo, em percursos com trechos de cidade, mas também de estrada. E quando consideramos a relação entre custo e benefícios oferecidos pelo T6, a nossa conclusão é que encontramos um veículo realmente interessante oferecido pela JAC Motors.

A primeira e claro, boa impressão, fica por conta do design, que teve seu desenvolvimento no Centro de Design da marca em Turim na Itália, com traços que  remetem ao estilo europeu. O SUV ganhou linhas modernas e imponentes, com apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. A impressão é que ele é maior do que realmente é.

Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

- Publicidade -

O JAC T6 possui 4,475 metros de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,67 metros de altura e 2,645 de distancia entre-eixos, o que torna o SUV comparável em tamanho aos SUVs de categorias superiores. Estas dimensões e o piso plano fazem, por exemplo, que ate três passageiros no banco traseiro se acomodem de forma confortável.

Uma característica da JAC Motors que persiste no T6 é a disponibilidade de um bom pacote de itens de comodidade. O T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia.

No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.

- Publicidade -

Apesar de agradável e confortável, o interior do T6 deixa a desejar em pequenos detalhes como parafusos aparentes na parte posterior do volante e nas sombreiras, que ficam aparentes, além de pontos de soldagem, facilmente visualizados nas portas, por exemplo. Essa citação é mais crítica para clientes mais exigentes, pois de uma forma geral eles não remetem a um problema em si.

O quadro de instrumentos é bastante completo, percepção moderna e de boa legibilidade. O Sistema multimídia (opcional) faz a diferença, pois permite o espelhamento e dependendo do modelo a operação completa do celular por meio da tela HD de 7 polegadas. Esse sistema multimídia da Foxconn é totalmente intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela. 

Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.

O JAC T6 é bastante completo com relação aos itens de conforto oferecendo volante com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, ar-condicionado digital, abertura interna da tampa do tanque de combustível, acionamento elétrico dos vidros e retrovisores, tomadas 12 V com USB, repetidores de setas nos espelhos retrovisores, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, sensor de estacionamento com câmera de ré (opcional) e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Muito versátil graças a sua boa altura do solo (21 cm), o JAC T6 tem boa estabilidade em curvas, e também garante ótimo conforto nos terrenos mais acidentados. Tudo isso é possível graças à moderna plataforma, desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente onde o modelo seria usado por seus clientes: no “on road”.

Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.

Primeiras impressões – Para qualquer um que ler motorização 2.0 litros que produz 160 cavalos de potência quando alimentado com etanol e 155 cavalos com gasolina e 206 Nm / 200 Nm de torque (4.000 rotações por minuto), pode imaginar que o desempenho sobra. Mas não é bem assim. A mecânica fica devendo para o T6 que sofre nas retomadas de velocidade e subidas, exigindo várias vezes a redução de marchas.

O motor acaba tendo seu desempenho limitado pelo peso do veículo 1460 quilos. Na China de onde se origina o modelo, o T6 pode vir equipado com a motorização 2.0 litros turbo, que com certeza rende melhor quando combinado com todo o conjunto.

Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.

Apesar dos bons engates da transmissão manual de cinco marchas, o acionamento da alavanca é ruidoso e áspero. Como um dos objetivos da JAC Motors é oferecer preço competitivo, não há perspectiva de T6 com transmissão automática, que cada vez mais faz parte da preferência dos consumidores e ainda mais nesse segmento.

A suspensão (MacPherson na dianteira e dual link na traseira) foi recalibrada para o nosso mercado. É macia e agrada com boa estabilidade em curvas e piso regular. Não espere uma suspensão esportiva, trata-se de um SUV “comportado”. Já em piso irregular (paralelepípedos e buracos) e passagem por obstáculos (lombadas), a suspensão é um pouco desconfortável e ruidosa.

Ainda assim, o T6 da JAC Motors faz um papel intermediário nessa corrida pelo consumidor. Com amplo espaço interno, pacotes de conteúdo que terminam deixando o preço do modelo convidativo quanto aos seus concorrentes, e mesmo com a falta do bom rendimento da motorização e principalmente por não ter a opção de transmissão automática, termina sendo uma opção para quem deseja entrar no segmento de SUVs.

Preços

JAC T6 – R$ 69.990

JAC T6 com PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico – R$ 71.990

JAC T6 com PACK 2 – Pacote 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link – R$ 75.670

Com colaboração de Henrique Pereira – Engenheiro mecânico, especializado em motores de combustão interna com 28 anos de experiência na indústria automobilística. Atualmente, é consultor independente, membro da Comissão Técnica de Motores da SAE , e da Comissão técnica de Eficiência Energética da AEA. É professor orientador do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva da Escola de Engenharia Mauá.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008