sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Tire suas dúvidas sobre leilão de veículos

Participar de um leilão de veículos pode ser uma ótima oportunidade, seja para investir em revenda ou mesmo para adquirir o próprio automóvel com preços abaixo da tabela. No entanto, existem muitas dúvidas em relação às realizações dos eventos e seus procedimentos.

Esclarecemos as dúvidas mais frequentes de quem pretende participar de um leilão e fazer um bom negócio.

- Publicidade -

Leilão só tem sucata? Não. Tudo vai depender da condição do lote ou item leiloado, mas é possível adquirir carros danificados por perda total ou parcial e revender somente suas peças, como também arrematar veículos em ótimo estado e até antiguidades colecionáveis.

De onde vêm os carros de leilão? Eles podem ser frutos de apreensões por furto, roubo, dívidas de IPVA, documentação irregular, excesso de multas ou mesmo pela falta de pagamento do antigo proprietário que o financiou (e que podem estar relativamente novos e em perfeitas condições de rodagem).

Quem são as entidades autorizadas a leiloar veículos? Os leilões são realizados pelos DETRANs, Receita Federal, seguradoras e empresas especializadas no ramo, como esta. Eles podem ocorrer presencialmente ou mesmo pela internet.

- Publicidade -

Carro de leilão pode voltar a rodar normalmente? Antes de 2005, os veículos apreendidos tinham o chassi recortado e eram repassados aos desmanches. Atualmente, os DETRANs realizam leilões de veículos que são autorizados a voltar a circular, mas não são todos os estados que praticam essa medida. Antes de ir a um leilão com essa finalidade, consulte o DETRAN de sua região e verifique se essa categoria de veículo pode rodar normalmente.

Vale a pena reformar um carro batido para revender? Isso vai depender diretamente do seu conhecimento sobre serviços de mecânica, elétrica, funilaria e sobre os preços praticados nessas atividades, além de estar atento às faixas de preço das peças e acessórios. Às vezes, os custos e os desgastes com os reparos são tantos que os lucros não compensam (ou na pior das hipóteses, o comprador terá prejuízos). Procure conversar com compradores mais experientes e tire suas dúvidas.

Além de pagar pelo lote, há outras despesas em um leilão? Sim. Além dos leilões trabalharem quase exclusivamente com pagamentos à vista, também existem as taxas com documentação, pátio e remoção do lote até o seu destino. Vale lembrar que conforme a constituição vigente (Artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97), as dívidas anteriores como multas, tributos e encargos legais são de responsabilidade do antigo proprietário do veículo leiloado, e esse montante deve ser abatido de seu preço.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn